domingo, 4 de julho de 2010

Os homens da luta

O Joel Parkinsson a rasgar uma das direita de Jay Bay, ver o Hubbard a voar numa das esquerda de Pipeline, o Botha a tentar o impossível no El Fronton, o Fanning a fazer um dez nos Super ou o Pierre a sacar um backflip gigante? Há ondas onde o que menos interessa é o veículo utilizado.

Sempre achei absurda a guerra entre Surf e Bodyboard. Ainda assim, não é complicado encontrar a sua origem. Não é por falta de espaço ou de respeito entre os artistas. O dinheiro é mesmo a sua única motivação.

Na batalha pelo frame, o surf tem massacrado. Nos últimos vinte anos, a indústria disparou para dimensões assustadoras e pelo caminho atropelou o imberbe boogie. Na batalha pelos milhões, os tubos de Slater podem ter derrotado o Hexa de Tâmega. Mas a guerra está longe de acabar.

Hoje, e mesmo com o mundo financeiro a colapsar, o Bodyboard não continua a crescer. Pelo Mundo, a IBA parece estar a caminhar com tanta segurança como vontade de melhorar. E nas lojas até já são muitos os que só consomem emblemas dos "nossos". Agora, digo eu, a batalha pela imagem, pela foto que forra a parede das surfshops ou que serve de fundo às t-shirt, está a virar. O Bodyboard encontrou finalmente a imagem para vender e a concorrência começa a acusar o toque. Numa era em que só os extremos interessam, em que a rivalidade exige performances brilhantes, estamos pela primeira vez a ganhar. Na água, onde realmente interessa, o surf há muito que estagnou e as grandes revelações têm surgido do nosso lado. Desta vez, estou convencido que Rawlins, Hardys e Pierres podem mesmo derrotar os Jordys e os Reynolds desses line ups 'vips'.


The Rock

The Rock - www.youthtv.wordpress.com from youth tv on Vimeo.



Com alguma sorte, nesta altura ainda podemos vir a ter os media de que qualquer indústria precisa. RipTide e Movement até podem alimentar muita gente, mas há muito que se exigia uma verdadeira montra global. Será desta?

Le Boogie

le BOOGIE MAgazine issue 4 from Phil Gallagher on Vimeo.



Bons Tubos

Sem comentários:

Enviar um comentário