quinta-feira, 22 de julho de 2010

Os nossos XXL



João André "Magoito" é o vencedor do prémio extreme wave da FPS, na modalidade de BB (José Gregório venceu em surf). Uma iniciativa de valor da Federação que fez mexer a comunidade do bodyboard como nunca se viu por cá. Mas não podia faltar alguma polémica. E tudo porque os regulamentos não estavam ao dispor dos votantes.

Rapidamente, os campos foram delimitados e os votos comquistados através de todos os meios disponíveis, com o Facebook na linha da frente. Porkito aparecia na Praia do Norte numa sessão que desafia classificação. Houve quem falasse de loucura, outros de valentia e ainda outros, de estupidez. Uma mistura de todas, sem dúvida, mas mais que bodyboard, uma mítica demonstração de tomates. Dele e de Ricardo Faustino. E por se tratar destes dois, acaba por nem surpreender assim tanto.

Mas, inesperadamente, numa competição de ondas grandes com Magoito e Porkito, quem se chegava à frente era Hugo Pinheiro. Mais conhecido pelos dotes de competidor e surf "técnico" (como se não houvesse técnica em dropar ondas grandes), o homem da Caparica liderava a votação com um vídeo na Peralta, a mesma onda com que João André participava, aliás.

Então, numa volta rocambolesca digna de Hitchcock, a candidatura de Pinheiro foi eliminada e João André levou o prémio. As críticas ao vídeo de HP, filmado num formato diferente do exibido, e que dava a ideia de a onda ser "maior" do que era na realidade foram apontadas como a base da decisão. Curiosamente, o vídeo foi proposto aos atletas como forma de suportar a veracidade da foto. De tal maneira, que Porkito não apresentou a surfada em vídeo, apenas em foto. E depois, inexplicavelmente, os vídeos foram exibidos como base para a votação.

A polémica estava ao rubro. Mas só porque o caso foi pessimamente gerido ao nível da comunicação (parece ser sempre um dos problemas endémicos do BB). Segundo apurei, o que ditoub a eliminação de Hugo Pinheiro foi a data da dita surfada, anterior ao prazo estipulado pela FPS. Mas esta foi uma decisão tomada apenas após uma queixa recebida na Federação.

Ou seja, não só se aceitou a inscrição de Hugo Pinheiro, apesar de esta não cumprir os critérios, como não se explicou, em lado nenhum, o que se tinha passado. Ou seja, manchou-se a imagem do atleta com a ideia que este tinha tentado ludibriar a competição com um "truque de espelhos" videográfico. E o João André também sai lesado porque tem os fãs do Pinheiro a pensar que só ganhou porque eliminaram o gajo da Caparica. Uma confusão.

E, já agora, colocar uma janela de meses quando não temos assim tantos dias de mar grande surfável parece-me discutível. Mas isso são outros 31...

Se tudo isto chega para destruir a iniciativa? Quase, mas não tanto. Eu, por mim, estou ansioso pelos prémios de 2011. Mas e que tal afixarem os regulamentos? Saimos todos a ganhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário