sexta-feira, 30 de julho de 2010

Puerto (bem) Escondido

Arranca mais uma etapa do Mundial IBA, o Zicatela Pro. O palco, um dos melhores beachbreaks do Mundo, Puerto Escondido, ou praia de Zicatela; os protagonistas são os do costume; o espectáculo, garantido. Pois, mas não para nós. A prova que continua até 6 de Agosto até tem um site medíocre mas janelinha a dizer "Live" é que tá quieto.

Não entendo, não consigo e não quero entender, como é que raio um circuito que se diz Mundial continua a ter etapas sem transmissão em directo. Queremos rivalizar comercialmente com o surf como? Quando? Se quiser ver o Billbong Pro em Jeffrey's Bay posso dar-me ao trabalho de escolher entre a net ou a Fuel TV (gratuita para quem tem Meo), agora para ver uma prova do "Mundial" IBA (começa a parecer-me pomposo este termo), é esperar que coloquem uns vídeos 24 horas depois Mas esperar sentado.

E o problema é que este não é caso isolado. Ainda há dias li críticas ao Nacional, que só tem três etapas e que a desorganização e tal... Subscrevo muitas dessas críticasm, ou todas, mesmo. Mas depois, quando vejo estes exemplos da IBA, penso que não fazemos mais do que seguir a tendência. Eu acredito no potencial mediático do bodyboard, mas se continuam a desperdiçá-lo desta maneira, então mais vale agarrar na minha pranchinha e ir para a praia esperar, tranquilamente, que só o nosso entusiasmo e carolice sejam suficientes para que isto não morra. Mas, às vezes, já nem sei se merece a pena chatear-me.

Zicatela Pro 2010 from Abisai Morales on Vimeo.

2 comentários:

  1. Amigo, é sempre uma questão de contas...
    O Zicatela não é Grand Slam, nem sequer prova oficial, é um Specialty Event ( mm categoria que o Nazaré)no seu primeiro ano de organização.
    A razão de ser de eles não terem webcast é simples, não há dinheiro.
    Eu tambem acredito no potencial mediático do BB, mas a questão é que os patrocinadores não acreditam, e ficamos no que é que vem primeiro, "o ovo ou a galinha".
    Se quisres passo-te algum info do financiamento dos eventos, e dou-te a dica quando se tiver a fazer algum pitch a um patrocinador para tu teres um contacto directo com a conversa.
    A questão no BB é a dificuldade no chamado "start up capital" para a IBA. Não havendo por ai mecenas dispostos a dar $$ só porque sim anda a procura-se soluções no mercado finaceiro, mas n é fácil...

    ResponderEliminar
  2. Bernardo, obrigado pelo esclarecimento, mas isto vai parar sempre ao mesmo: sem dinheiro não geras dinheiro e organizar uma prova de algo a que pomposamente continuamos a chamar Mundial, sem retorno correspondente a esse título para os patrocinadores, é algo que não me entra na cabeça.

    E sim, agradecia mesmo saber qual é o "pitch" que se faz a um patrocinador. Mas pelas conversas que tenho ouvido aqui e ali, até eu patrocino uma prova de BB. O nosso desporto continua a vender-se muito barato. Mas se continua a oferecer tão pouco, até faz sentido.

    ResponderEliminar