quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2011

Além de vos deixar um Obrigado por passarem por cá, deixo-vos com o desejo de um 2011 cheio de ...



Bons Tubos

domingo, 26 de dezembro de 2010

Any given sunday



Filipe Cardoso, algures pelo Oeste.
(Foto gamada à Refresh.)


Nunca falha. Véspera de natal, de madrugada (ou quase) e a família reúne-se para a surfada. As ondas são, devo confessar, o que menos interessa. Ao tempo que a tradição dura e ainda está para vir o ano em que as ondas se destaquem. Desta vez não foi diferente e lá fomos para o melhor cantinho da margem sul. Uma ou outra onda - as suficientes para o Mr Charles ser derrotado em casa ... - e muita corrente.

Depois de uma noite com excesso de comida e vinho tinto, hoje a cama ganhou. O mar, provam os relatos, esteve de gala. Parece que foi o Domingo em que quem teve "unhas" deu o concerto de final de ano. Irritado por ter ficado em casa? Não muito. Por um lado, garante o windguru que eu não teria unhas para a sinfonia de hoje. Pelo outro, não acredito que a nossa costa não tivesse um lugar para me receber ...

Any given sunday, o mar mostra o que vale. E hoje, cheira-me, foi um desses Domingos. Estou curioso por ver as provas que, certamente, irão aparecer. A primeira já encontrei. O herói é o Filipe Cardoso, a espingarda é Refresh e a perfeição e o tamanho da onda não deixam dúvidas quanto à localização.

Pela motivação, à dupla daqui vai um sincero obrigado. Amanhã, de madrugada (ou quase) lá estaremos.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Dos amigos da Riraw TV e da Controversial Videos

MERRY CHRISTMAS from RIRAW.TV on Vimeo.



MERRY X-MAS///FELIZ NAVIDAD//CONTROVERSIAL VIDEOS from Controversial Videos on Vimeo.

O herói desconhecido


Imagens captadas no inside do Fronton e quem mostram um pouco do que foi a vida do herói anónimo do Fronton Challenge, o cameraman Seamus Makin.

EL FRONTON IBA INVITATIONAL - FRONTON LOVE ON THE INSIDE from phluidphilms on Vimeo.



E um pouco do trabalho do homem.

A SeamusMakim Showreel from phluidphilms on Vimeo.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Charlize, o que tu fazes para me agradar...

Feliz Natal



3,5 m de ondulação Oeste, período 17, vento Leste.

Vai haver por aí muito perú abandonado...

Um boogie dos grandes

A isto chamo bodyboard com Power, Poder, Coice, Tesão, Garra, Excesso de Velocidade, Sem regras (contem as dropinadelas), Fora de Controlo (o que é aquilo aos 0.22?!?). A isto chamo um Boggie dos GRANDES!

Mr Jacob Romero

Jacob Romero 2010 Profile from Chout Films on Vimeo.



Bons Tubos

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Hubb Talks



E chega, finalmente, a primeira entrevista de O Bom, o Mau e o Bodyboarder. Por sorte - e uma simpática disponibilidade do próprio - aqui fica uma pequena conversa com o Jeff Hubbard, bi-campeão do Mundo e 'dono' do Frónton.

Enjoy


Esta foi a tua vitória mais importante?
As minhas vitórias no tour da IBA em Pipe, no Chile e em Sintra foram tão importantes como esta. Mas o Fronton tem tanto ou mais prestígio que qualquer uma dessas.

Antes da competição começar quem vias como a principal ameaça à vitória final?
Qualquer um neste torneio era uma ameaça ou não tivessem sido escolhidos por serem os melhores do Mundo. Além disso, numa onda como o Frónton todos podiam conseguir pontuações alucinantes e isso tornava o cenário assustador.

Estiveste em risco até à última hora, como fizeste para conseguir recuperar a tempo da competição?
Lesionei-me há seis semanas quando treinava no meu pico “caseiro”. Tive muito cuidado com a alimentação e antecipei o começo do plano de treinos que tinha delineado para poder estar na competição. Depois de ter abdicado da prova em Confital, a minha atenção estava totalmente centrada no Frónton.

Como celebraste a vitória?
Fomos jantar com a maioria dos participantes. Bebemos uns copos e foi uma bela noite. Tempos divertidos.

São muitas as promessas para o próximo ano. Estamos a entrar numa nova era do Bodyboard?
Acho que para o ano o Bodyboard dará o maior salto qualitativo da sua história.

Será o ano do terceiro título? Quem vês como a principal ameaça?
Estou muito entusiasmado com o próximo Mundial da IBA. Tenho de me começar a preparar, mas agora é tempo de gozar o Natal. Depois regresso ao trabalho. Ameaça? É como disse, há muito talento e hoje em dia são muitos os que estão famintos por um título Mundial. Acho que no final, a coroa será entregue a quem a quiser mais.

Novidades quanto à nova colecção dos teus pró model?
Tenho andado a trabalhar nele e espero que brevemente já esteja nas lojas norte-americanas. À Europa, espero, chegará no verão.

És conhecido por usar um shape não só com bat tail, mas ainda com um desenho agressivo. O que te leva a fazer essa escolha?
É uma preferência. Ganho velocidade e controlo para as manobras que mais gosto de fazer – aéreos e saídas rapídas de longos tubos.

Peço-te um conselho para os leitores que queiram voar mais alto …
Acelerem, mandem-se e acreditem em vocês próprios. Assim, verão que conseguem fazer qualquer coisa.






Bons Tubos

DK. Ponto.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Carcavelos Pro: o arranque do novo bodyboard português




Se todas as provas do Nacional fossem como o Carcavelos Pro, o bodyboard português estaria muito melhor. Boas ondas, boa organização, uma pequena mas abnegada e competente equipa de comunicação e um presidente que, eu sou testemunha, até chão lavou.

Infelizmente, o circuito não foi bom. Não se pode ter apenas um circuito com três etapas e com ondas como as que vimos nos Açores, ironicamente, a etapa mais pontuada.

É mau para o campeão, que não tem o crédito suficiente, e o Tiago Silva merece-o. Não que seja o melhor bodyboarder português. Não o é. Mas mostrou mais uma vez que sabe competir, que tem o que é preciso para aguentar a pressão (o heat com o João Barciela e o Hugo Pinheiro no Guincho provou-o) e que não envergonha o bodyboard nacional como seu campeão.

No feminino, venceu a Rita Pires com toda a justiça. A Catarina Sousa é uma campeã mas perdeu o título em Sagres. Sim, o facto de o circuito ter três etapas não ajuda, mas tal como no caso do Tiago, vence quem é mais regular e a Rita foi-o. E não me parece que os outros 11 títulos nacionais que possui tenham sido obra do acaso...

Tenho pena pela Joana Schenker, que é uma jovem talentosa mas a quem ainda falta uma ponta de "killer instinct" das outras duas senhoras que, por alguma razão, dominam o bodyboard feminino há mais de uma década. Mas o tempo dela virá.

Posto isto, há boas notícias: o Carcavelos Pro foi apenas uma amostra do que vem aí.

Em 2011 vamos ter mais etapas, melhor organização, melhor comunicação. O bodyboard português vai acompanhar a tendência mundial e dar um passo em frente no sentido de conquistar o seu espaço no Desporto através dos mass media.

Acabou-se a dependência de uma revista ou dos sites especializados. Foram e continuarão importantes para a identidade do bodyboard português, mas o desporto terá de sair da sua sombra. Está na hora de assumir a maturidade que há muito se reclama em fóruns como este ou como o Palavras de Sal, que eu e o Cocas ajudámos a criar. E precisamente com esse espírito: há que fazer mais e há que fazer melhor.

Em 2011, com a APB e com todos nós (que todos podemos e devemos ajudar) o bodyboard português pode ser, efectivamente, melhor.

Boas ondas

PS: para cobardia não está mal, não?

HUBBARD



E nesta altura, o Pierre Louis Costes está no quarto do hotel a ver vídeos do Hubbard. O Damien King está a escrever um post para o blog a queixar-se do vento. O Ryan Hardy está sentado, num calhau, com os olhos fixos na linha do horizonte. O Amaury está a fazer flexões. O GT e o Botha estão a mandar-se contra pedras. O Ben Player já partiu duas cadeiras no aeroporto porque não lhe vendem um bilhete directo para a Austrália. O Mike? Está a abrir as garrafas de champanhe para o melhor bodyboarder do Mundo, o que há dois meses tinha uma lesão na coluna, o que não vende pranchas, o vencedor do melhor campeonato de bodyboard dos últimos anos o JEFF HUBBARD!!!



Já agora, aqui deixo um GRANDE OBRIGADO À RED BULL



Bons Tubos

It's ONNNNNN!!!



Para ver aqui!!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

News Flash

Tiago "Moita" Silva é o novo campeão nacional de Bodyboard Open.




Bons Tubos

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Update

domingo, 12 de dezembro de 2010

O título

Este é o título que todos querem conquistar.



Bons Tubos

Os heats (da melhor competição de BB de todos os tempos?)

The Draw El Fronton 2010 from Manny Vargas on Vimeo.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Booooom

Está a chegar o primeiro circuito mundial PROFISSIONAL da história do Bodyboard. BOOM!

(Atenção ao Hubbard aos 3.57)

IBA 2011 WORLD TOUR - Promotional Clip from IBA on Vimeo.



Bons Tubos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Confital e conclusão de 2010

El Confital 2010 - Day 6 from IBA on Vimeo.



Contas feitas, Centeno e Gastão no top 24; Pinheiro, com uma época condicionada por uma lesão, fica de fora (27º lugar). Não foi falta de vontade, afinal, o homem lesionou-se na primeira prova da época, em Pipe, e arriscou ir ao segundo Grand Slam, em Arica, metro por metro, a onda mais perigosa do circuito deste ano, e ainda com a clavícula pouco solidificada. Faltou qualquer coisa, mas não o talento nem a garra.

Pessoalmente, tenho pena, mas ainda existe a possibilidade, (pouco honrosa, mas que se lixe), de estar no top 24 por desistência de alguém. Se a coisa não se proporcionar, tenho a certeza que estará lá em 2012. E, entretanto, temos dois portugueses de valor para levar a nossa bandeira. Gostaria que fossem mais, mas é o reflexo de um país com muitos praticantes mas poucos competidores.

PS: Não é só lá fora que as coisas estão a mudar. Por cá, está a haver um investimento sério por parte da APB no próximo circuito nacional e já em Carcavelos vamos ver algumas novidades. Não é só por aí que a coisa passa mas é um bom sinal. A ver vamos...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Gandalf




Desabafo. Eu sei que se lesionou e que perdeu etapas importantes. Eu sei que o resto do ano também não foi fácil. Eu sei que teve algum azar. Não sei se deu tudo o que tinha, se teve condições para o fazer ou se foi vítima de outro qualquer imponderável. E nesta altura, sinceramente, nem quero saber.

A fazer fé nos rankings provisórios da IBA - é espreitar o PdS - no ano em que teremos finalmente um mundial de BB a sério, serão apenas dois os nossos representantes. Já de si, o número é miserável. Basta ir à Cova ou aos Super num dia de offshore e swell para ver que podiam ser mais. Muitos mais ...

Este ano vão o Centeno e o Entrudo. Dois bons representantes. O Centeno tem os quilómetros e o talento para fazer mossa e aplicando-se fica - arrisco já - na metade de cima da tabela. E o Entrudo, mais verde, tem tudo para ser uma das surpresas. Mas foda-se! Que chateia não ter lá o Hugo Pinheiro, lá isso chateia!

Mas pesando todos os factores e, naturalmente, uma boa dose da minha preferência, parece-me que o homem da Caparica seria a nossa melhor aposta para o combate com o pessoal do "calhau". Na água, tem velocidade e power mais que suficientes para os assustar e quando engata, já o provou, é capaz de mandar os melhores para a toalha. Tem quilómetros e, arrisco, o bem mais raro no desporto (e não só no Bodyboard) nacional: gosta de competir.

Pode ser que o ranking ainda seja afinado ou que, desculpem lá, um dos 24 não tenha € para ir a jogo, pode ser que ainda se safe. Esperemos que sim. Vou jogar ao Gandalf mais um bocadinho e deixar um palpite: o Centeno vai partir a loiça toda.

Manuel Centeno Ep.1 | Fun Sessions from DEEPLY TV on Vimeo.



Bons tubos

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

domingo, 5 de dezembro de 2010

Launch

Preciso de ir ao mar

Launch BP Ep.4 - South Coast 2010 from AK Productions on Vimeo.



Bons Tubos

sábado, 4 de dezembro de 2010

Uma nova era

Períodos de espera decentes, algumas das melhores ondas do planeta, um formato que privilegia os melhores bodyboarders, protegendo-os contra marcações caninas ou, pura e simples azar (cada um surfa três vezes antes da ronda de 16), com menos atletas mas nível mais elevado. E tendo em conta que há lugar para "wildcards", não se fecha a porta a talentos emergentos e alguma surpresas merecidas.

Isto é o que nos espera em 2011.

Ah... e depois de muitas queixas, algumas birras e gritos em frente ao ecrã do computador por causa dos webcasts, a coisa promete. Assim:



PS: Agora é esperar que os portugueses tragam para cima da mesa o seu melhor jogo. Queremos ser uma potência mundial do bodyboard? Então agora é a sério.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A blast from the past III

Mais uma pérola descoberta. Desta vez, o obrigado vai para a Movement.



Bons Tubos

Choradinho?

Digam-me por favor que estou enganado, mas é impressão minha ou no ano em que o Mundial de Bodyboard promete ser, finalmente, a "doer" não temos qualquer português no Top 24? O Pinheiro esteve lesionado, mas e os outros?

Além de isto me desgraçar as piadas sobre a grande carreira desportiva do Saca - alguém celebra um segundo lugar na primeira ronda como o ex-sapinho da Ericeira? - ainda tem o dom de me irritar. Quero acreditar que, pelo menos, um representante teremos na elite do Bodyboard Mundial, mas espero que o aperto porque estão a passar lhes sirva de lição. Confirmando-se o "novo" Mundial, acabaram-se as brincadeiras, as surf trips às Maldivas antes dos campeonatos em The Box ou as desculpas com a falta de apoios. Agora (espero eu) será preciso manter uma boa posição no ranking da IBA e - chamem-lhe palpite - trabalhar pelos resultados. Isso, cheira-me, será uma novidade para a maioria das vedetas do Bodyboard nacional.

Bons Tubos

domingo, 28 de novembro de 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

Soldado desconhecido

Ontem, na gélida Cova do Vapor, voltei a sentir-me orgulhoso de pertencer à tribo das ondas. No pico onde os locais não são conhecidos por serem bons anfitriões e onde o crowd ultrapassa, frequentemente, todos os limites razoáveis, juntou-se um grupinho simpático. Entre eles, um dos nossos roubou o espectáculo.

Já todos tinham notado que o pico era - não por qualquer atitude violenta - de um moço de prancha amarela. Não só acertava nas melhores ondas do set, como a cada onda mostrava conhecer todos os cantos da casa. Não falhava, como eu, a junção no final. Não atrasava, como eu, para ondas que não abriam tubo. Não deixava, como eu, manobras primárias a meio. E ontem, o Soldado Desconhecido levou palmas. Bem encostado ao pontão, arrancou para um tubo gigantesco que o deixou a meio da pequena praia e no final foi recebido de volta ao pico com palmas de um ... surfista. Também ele desconhecido.

Lamentavelmente, o meu nível está longe de motivar celebrações, mas gosto de ver os craques serem aplaudidos. Quanto mais não seja, porque quanto melhor estiver o nível na água, melhor eu surfo e se os melhores também estiverem motivados melhor ainda. Ontem, não ganhei nada em ter dado os parabéns ao desconhecido da prancha amarela.

No set seguinte, escolhi a minha, dropei atrás do pico, travei, encaixei-me e vi o lip estalar ao meu lado. Juro que ainda vi a luz no fundo do túnel e que ainda deu para ouvir aquela banda sonora que nos faz abrandar em situações onde a única ideia deveria ser fugir. Juro que ainda pensei que seria aplaudido (pelo menos pelos meus amigos) ... juro que não gostei nada de sentir os pés de pato a passarem-me por cima da cabeça. Juro que a areia não é o mais simpático dos atributos da Cova do Vapor.

Daqui, fica um obrigado ao Soldado Desconhecido, ao surfista que o aplaudiu e a todos os que mantiveram a boa onda na melhor das ondas da margem sul. Mas também deixo um pedido para a eventualidade do Man of the Match passar por aqui: deixa ai o número do telemóvel que o meu quiroprata tem uma conta para ti.




Bons Tubos

Dre...Andre

Dre Day from nick ormerod on Vimeo.

Eye Candy

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vénia

Tive o pazer de conhecer Mike Stewart há dois anos em Sintra. O objectivo era entrevistar um homem que já depois de dobrar o cabop dos quarenta anos liderava o Mundial IBA, à frente de atletas com idade para ser seus filhos, e que tinha a possibilidade de conquistar o 10.º título já naquele ano.

Fizemos uma pequena sessão fotográfica com ele e o Hugo Pinheiro na Praia Pequena. Vestimos Mike de rei e pedimos-lhe para usar uma coroa. O objectivo era retratá-lo como o rei do bodyboard. Ele resistiu como pôde: "Não, não me façam isso, não sou digno de usar coroa alguma. Há muitos 'watermen' que respeito e isto pode parecer arrogância da minha parte..."

Foi dificil convencer o melhor bodyboarder de todos os tempos, mas lá acedeu e o retrato ficou espectacular: o rei dos mares a emergir das águas. Um grande trabalho de Miguel Barreira.

Depois, fomos almoçar e conversar. O texto da entrevistaa pode ser visto na íntegra em www.palavrascomsal.blogspot.com e, de forma mais reduzida, num texto publicado no jornal Record do dia seguinte.

Na entrevista, Mike falou de tudo um pouco, mas o que mais me prendeu a atenção foi a sua filosofia de vida. Aqui, nesta entrevista que dá à NBC, resume tudo numa frase: "Nem sempre podes levar a tua carteira contigo, mas podes levar sempre as tuas experiências..."

Para mim, conhecer Mike Stewart foi uma experiência e tanto. Afinal, o gajo louro cujas fotos espectaculares adornavam as boas velhas Mach 7/7, era mais que um ídolo. É um pai, professor, um guru.

Sim, Mike que me desculpe mas ele é mesmo o Rei.

Marketing...mas bem feito

Movement TV PRESENTS: Grand Flavour from Movement TV on Vimeo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A blast from the past II

Um tesourinho do You Tube. O grande Keith Sazaki numa entrevista de 1988. Diz ele que se fez profissional cedo, tinha 19 anos em 1980, porque queria trocar os dois campeonatos amadores que existiam no Havai pelas provas profissionais na Califórnia. Em 1988, ano da entrevista, competia em "25 campeonatos profissionais por ano". Saudades?



Bons Tubos

Real Surfers

Entre os verdadeiros surfistas, a prancha é o que menos interessa.



Só agora começo a perceber porque muitos diziam que o Andy não era o melhor surfista da família. Talvez tenham razão, mas descabida como eu julgava ser, a afirmação não é.

Bons Tubos

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fronton Challenge: o que dizem os australianos

Player, Kingy, Winchester e Hardy. A Austrália ataca o Fronton Red Bull Challenge com um dream team. Denominadores comuns no discurso desta Invencível Armada? três: A onda é incrível, vai ser um campeonato para a história e Tâmega é o concorrente mais temido.

Pro's in europe from Javier Fleitas on Vimeo.

A dimensão da nação

Almoço numa tasca. Televisão ligada. Imagem da Berlenga. Imagem do Porto de Peniche. Anúncio a um supermercado. A cara do Silvano na televisão. Silvano a correr para a água com uma prancha de ... Surf debaixo do braço. Foda-se.

Bons Tubos

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bodyboard

É clássica a discussão sobre quem é o melhor do Mundo. Player, Hubbard, Tâmega, Rawlins ou Pierre? Então e Hardy? E o Amaury? Não é fácil escolher e invariavelmente as discussões são tudo menos conclusivas.

Hoje, a dúvida é diferente. E se um dia te pedissem para apresentar o Bodyboard a alguém que nunca tivesse visto, sequer, um 360º?

Quanto ao clássico dilema as escolhas - que não são fáceis - são: All time: Guilherme Tâmega. Today: Amaury Lavernhe. Um cartão de visita?

"Bodyboard? É isto ..."



A fluidez com que o Hardy surfa nesse clip continua - mesmo ao fim da 15 678 vistorias - a parecer-me o melhor cartão de visita que o Bodyboard poderia ter. Não há uma secção perdida, não há um lip que não seja abusado no momento certo, não há um roundhouse que não faça lembra o Moisés. É fluído, é rápido e nunca deixa de ser agressivo. Simplesmente, perfeito.


Estou convencido que o nosso estimado desporto pode estar à beira de um momento histórico. Com o modelo de campeonato do mundo que está prometido para o ano, todos sabiam que para ter sucesso seriam precisos investidores de peso. E eles, felizmente, estão a chegar.

Sim, a bebida energética que, além de ter ganho o Mundial de Fórmula 1, inventou um campeonato de corridas de aviões, outro de saltos de penhascos e que paga carros a todos os que os queiram destruir vai mesmo apoiar e DIFUNDIR a nossa melhor etapa. Com a possibilidade do Amaury acabar o ano a limpar as estrelas todas num Frontón perfeito, arriscaria dizer que estaremos bem representados, mas convém que ninguém - onda incluída - se apresente em baixo de forma. Se a Red Bull decidir apostar, é garantido que o nosso desporto cresce.


Bons Tubos

Quando chegar a hora, é assim que quero ir



Aloha

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A dois tempos ...

Primeiro tempo.

Ninguém vai perceber bem porquê, mas dentro de pouco tempo estas serão as melhores pranchas do Mundo. Eu, sempre de pé atrás com estas coisas, estou à espera de um test drive, mas até lá fica a primeira conclusão: além de surfar barbaridades, o Rawlins também sabe como vender os seus pães quentes. Uma lição para as marcas que ainda nem sites (decentes) têm.

Look What We Have Found from mitchrawlins.com on Vimeo.



Segundo tempo.

Sou insuspeito para defender os bodyboarders 'vips' nacionais. A maioria surfa menos do que julga, poucos têm um estilo aprumado e eu, com algum orgulho confesso, não me coíbo de o dizer ou, neste caso, escrever. No entanto, há mesmo alguns que acho que merecem todo o "hype" que os rodeia. O Faustino é um deles.

2 anos com Ricardo Faustino - Costa Nova from meiasdeleite on Vimeo.




Bons Tubos

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Traumas

A presença de Garrett McNamara na Praia do Norte destapou todos os traumas da nossa comunidade e o absurdo medo que o recorde para a maior onda alguma vez surfada naquele acidente geológico a que os nazarenos chamam praia deixe de pertencer a um bodyboarder.

O medo é tão absurdo como os traumas. Porquê? Porque se já tenho dúvidas que alguma vez por lá alguém tenha apanhado uma onda tão grande como esta, não tenho dúvidas que até ao final do mês o havaiano vai - assim as gigantes apareçam - dissipar qualquer dúvida.



Preocupado? Nada. Para ficarem com o título tiveram de "importar" um havaiano e eu só lá quero estar, na areia, para ver a PRIMEIRA verdadeira sessão de tow in em Portugal. Daquelas em que ninguém se consegue surfar a "braço", daquelas que não são golpes de marketing para enganar papalvos.

Destas ...



Bons tubos

domingo, 7 de novembro de 2010

Hoje quem se ri é este



Manuel Centeno: campeão nacional de bodyboard, arquitecto, team manager da Deeply e...adepto do FC Porto.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

De luto

Este blog é de "devoção ao mar, às ondas e a quem as aproveita melhor", normalmente bodyboarders. Hoje, desenganem-se, perdemos um dos melhores wave riders de sempre. Assim sendo, este blog está fechado nas próximas 48 horas. De luto.




Bons Tubos Mr Irons

Irmãos




Kelly Slater reage à morte de Andy Irons

"Andy was an absolutely gifted individual. I'm lucky to have known him and had the times we had together. I feel blessed that we worked through the differences we had and I was able to learn what I'm made of because of Andy. We enjoyed many quiet times together with our girls in the last year and I got to know a happy, funny, innocent kid who was happy to live every second with the people he loved. I'm so sad. My thoughts are with Bruce and Lyndie and their parents and all of his many friends around the world. It's a huge and far too premature loss for all of us. He was the most intense competitor I've ever known and one of the most sensitive people. He had so much life left in him and it hurts to think about. We look forward to his memory living on with our memories of him and his child on the way. There are a lot of uncles awaiting his arrival. I really miss Andy. He had a really good heart. With love, Kelly"

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Andy Irons



Foi-se um dos grandes na arte de domar as ondas. Respeito, muito respeito.



Update

Este era provavelmente o meu surfista favorito.

"Momento Foda-se": 1m 53s




Bons Tubos

Classe

One surf with Ben Player from spencerfrost2107 on Vimeo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Rita Pires campeã europeia



Rita Pires sagrou-se campeã do circuito europeu de bodyboard, hoje, em
Casablanca, vencendo a prova marroquina e ultrapassando as também
portuguesas Neuza Mochacho e Mariana Machado, além da marroquina Fatim
Zahara. A bodyboarder da Costa de Caparica, que detem 11 títulos
nacionais soma assim o seu 6º título europeu.

Nos homens o título acabou por ficar nas mãos do francês, Jeremy
Arnoux, deixando o portuense Manuel Centeno que estava também na luta
pelo título em 2º lugar no ranking final 2010.

Resultados:

BODYBOARD OPEN

1st Adnane Belismane / MAR
2nd Jeremy Arnoux /FRA
3td Silvano Lourenço / POR
4th Beñat Elosua /ESP

BODYBOARD LADIES

1st Rita Pires /POR
2nd Neuza Muchacho / POR
3td Mariana Machado / POR
4th Fatim Zahara /MAR

sábado, 30 de outubro de 2010

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Juro que não estou a dar ideias

Depois de ver as notícias de hoje, juro que não estou a dar ideias.



Bons Tubos

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Evidente

Na última temporada havaiana chegaram, como nunca, relatos de espancamentos a boogies. Para variar, o cenário foi quase sempre Pipe e os aussies ocuparam a linha da frente do pelotão de fuzilamento.

Só hoje me apercebi porquê. E a justificação é evidente.

Alguém a surfar como o Michael Novy ocupa espaço. Dropinando ou não, calado ou barulhento, com tiques de estrela ou discreto, numa onda como Pipe um rapaz daquele patamar nota-se. Eles e as suas três quilhas não gostam de ver a sua menina, a onda, a ser literalmente violentada por um australiano. As cabecinhas pequenas, no Havai como no resto do mundo, fazem o resto.

Numa coisa estaremos todos de acordo. Não se faz a uma senhora o Michael Novy fez à "donzela" Pipe.

Michael Novy Hawaii 2010 from Waldron Bros Production on Vimeo.



... preciso de ir surfar.


Bons Tubos

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A blast from the past

A juventude do nosso desporto custa-nos, repetidamente, a falta de registos de alguns momentos históricos. Pelo PdS, descobri o primeiro museu dedicado ao nosso desporto. Ainda a arrancar e, suspeito, sem grandes meios, alguém decidiu arrancar com a primeira montra da nossa memória.

Inevitavelmente, passei para o Youtube. Entre outras pérolas, descobri uma reportagem sobre um campeonato em Pipeline no início dos anos 90. Na final, Mike Stewart, Ben Severson e um rapazito, franzino e zuca. "Ainda hoje, estão para conseguir fazer um rollo como aquele, lá em Pipe". A frase é do Paulo Barcelos.

O Uri Valadão já por aqui disse que se o Guilherme Tâmega fosse australiano ou havaiano teria mais de dez títulos. Não sei se será verdade e não é este o video que o comprovará. Mas há evidências. Há vinte anos, foi o Tâmega a mostrar o caminho para um bodyboard de hoje. Enquanto uns pontuavam com 360º, o imberbe Tâmega respondia com rolos na boca. Mas garantidamente que o excesso de zelo, de pica se preferirem, lhe custou alguns heats. Hoje já nem os cépticos australianos o conseguem negar. "Foi ele que acabou com o domínio do Mike Stewart em Pipe, tanto na competição como no fressurf. A frase não é minha, é do http://bodyboardmuseum.com.au .






Bons Tubos

domingo, 24 de outubro de 2010

The Drums

Com um cheirinho a verão, num Lux perto de si (11 de Novembro).



Bons Tubos

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PLC in Havai

"Se cheguei ao nível em que estou hoje, é devido Às minhas longas estadias no Havai", PLC

Pierre s episodes : Hawaii from RIRAW.TV on Vimeo.



Bons Tubos

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Parabéns

Uma entrevista ao novo campeão Mundial de Bodyboard, um artigo sobre a revolução que a IBA promete e os Sub-21 que a poderão vir a dominar. Pelo meio, ainda há uma conversa em torno da turminha dos Açores e uma surftrip à West Coast australiana. Acompanhada de um DVD - que ainda não vi - esta é, garantidamente, uma das melhores edições da VERT de que me lembro.

Os defeitos continuam por lá - as fotos das meninas em biquini atingiram o all time low - mas as melhorias são evidentes. Daqui, vão os meus sinceros parabéns!

... posto isso

Mesmo sem perguntas particularmente inspiradas, o Amaury dá uma bela entrevista. Com discurso adulto, o homem das Ilhas Reunião fala da infância, do Estado da Nação [a desorganização reinante é perceptível pelo estatuto do mundial IBA para o Governo francês], do futuro [ AL é mais um dos esperançados no próximo Mundial] e ainda reconhece que não é o melhor bodyboarder do Mundo. Aponta para a Austrália como a "terra das oportunidades" do Bodyboard, mas elege o francês radicado na nossa Margem Sul como o bodyboarder que está "tecnicamente a outro nível". O Amaury é mesmo dos campeões que veio para deixar marca.















Bons Tubos

Só para limpar

In The Nest - Alex Bunting & Jose Marquina - Ep3 from Cameron Danzey on Vimeo.

sábado, 16 de outubro de 2010

Por favor, assinem

Eu até sou dos anti-saca, mas obrigado ao anónimo. Agora, esta casa deve ser participada, mas por favor assinem.


Anónimo disse...
O Surf está muitos anos à frente do bodyboard por uma simples razão, é um desporto muito mais antigo! O bodyboard é um desporto muito recente e acredito que muito em breve será alvo de um forte crescimento, sobretudo com esta revolução no iba world tour, o investimento que a Turbo Bodyboards vai fazer, vai ser algo brutal e penso que isso vai dar frutos. Temos tudo para crescer, fazemos parte de um desporto espectacular e tão ou mais radical que outro qualquer, com cabeça e paciência chegamos lá, não tenho a menor dúvida...

Quando ao WCT é sem dúvida um exemplo que devemos seguir (isto se quisermos tornar o bodyboard num desporto mainstream) e não deviamos menosprezar o patamar onde o surf chegou, quer a nível de reconhecimento quer a nível de Surf. O Surf tal como o bodyboard é um desporto espectacular onde todos os dias surgem novas manobras e se quebram límites em ondas de consequência.

Por último, não compreendo esta contiua atitude por parte de nós bodyboarders em deitar o único surfista que temos no WT a baixo. Sim...já sei que o saca gozou com os bodyboarders, mas só fica ofendido com as suas palavras que nem tem maturidade suficiente para compreender que aquilo não passou de uma brincadeira. Chegar ao WT de surf não é nada fácil e só devemos ficar orgulhosos por termos um português a representar (e bem) Portugal no circuito,o saca neste momento é top 16 mundial e tem nível para se bater com qualquer um do circuito, dizer que o surf dele é mediocre é falar da boca para fora. O Surf é um desporto gigante com muito mais pessoas a competir por um lugar no circuito mundial, o bodyboard a nível mundíal continua a ser um perfeito desconhecido, tirando Portugal e Canárias ninguêm sabe quem somos, vão viajar e perceber aquilo que quero dizer. Vamos aprender com quem fez bem e parar com esta atitude invejosa do deita a baixo, somo muito melhores que isso.
16 de Outubro de 2010 04:28

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Viva la revólucion

Um site renovado e com novos conteúdos, uma transmissão online para cada evento e duas ligas em competição: a Grand Slam Series e a Global Qualifying Series. Além disso, ainda são anunciadas as novas etapas. Nada mais, nada menos que Taiti, Box, México e El Frónton. As promessas são de Terry McKenna, General Manager da IBA, que ainda anuncia a entrada em cena de uma nova empresa: a IBA Pty, de um tal de Greg Taylor. "A actual equipa levou o desporto até onde pôde com os limitados recursos que tínhamos, mas esta empresa vai levar-nos a outro nível. Estamos a entrar numa nova era de profissionalismo", escreveu McKenna.

Perante tal cenário - melhor é impossível, arrisco - é inevitável procurar falhas ou sinais de que tudo não passa de mais uma dose de "banha da cobra". E desta vez nem foi preciso procurar muito. O aviso está no próprio comunicado. Os rapazes estão a caminho da Europa para procurar patrocinadores. Posto isto, só vejo duas hipóteses. Ou ainda estão a reunir apoios para passar da teoria à prática, ou apenas procuram quem ultime os pormenores. Convenhamos, é radicalmente diferente estar, nesta fase do "jogo", à procura de quem pague os prize moneys ou de quem forneça o catering aos atletas.

Seja um real plano para elevar o desporto ao nível seguinte, seja apenas um plano de boas intenções ou seja já uma garantia para o próximo ano, parece-me que todos temos de cruzar os nossos dedos. Figas para que a IBA consiga mesmo passar da teoria à prática, figas para que os senhores dos euros no nosso desporto (porque os há por ai) não se escusem de ir a jogo.

Para já, deixo os meus dois cêntimos. Se vamos ter etapas em algumas das melhores ondas do Mundo, melhor informação sobre as provas e até um circuite de qualificação, deixo um apelo para que não façam disparates na hora de definir o calendário. Seja no Taiti, seja nas Canárias, seja em Sintra, um mau timming pode destruir toda a credibilidade de uma competição que se quer, definitivamente, estabelecida.

Enquanto não chega o teaser com os detalhes das GSS e GQS, aqui fica o registo de uma das mais recentes boas iniciativas do bodyboard nacional.

Stars of the Waves | Espinho from Black.Ink on Vimeo.





Viva la revólucion



P.S: Obrigado ao anónimo pela sugestão de tema. Agora da próxima, por favor, assina.

Obrigado ASP

Cá pelo burgo, adoramos fazer nossos os males do Mundo. Dizemos mal do que é nosso, gabamos galinhas alheias e lamentamos o mau fado genético que condena ao fracasso tudo o que vai sendo feito. O Mundial de Surf em Peniche assim como o anúncio de um campeonato de ondas grandes na Nazaré, são dois belos exemplos.

De um lado, em vez de se celebrar o facto de, pela segunda vez consecutiva, o título mais relevante do Universo das ondas ter ficado decidido nas nossas ondas e por, também pelo segundo ano consecutivo, as nossas praias, o nosso público e a nossa capacidade de organização de grandes eventos - sim, o WT é um GRANDE evento - terem sido elogiados apostamos em dizer mal, em encontrar defeitos. Porque agora o surf é feito pelo ar - não percebo como é possível gostar de cut backs e achar aéreos entediantes - porque o Saca voltou a desiludir - ninguém lhe tira mérito de lá ter chegado, mas deixem-se de ilusões: tem um surf ultrapassado e não é do nível dos candidatos às vitórias - ou porque o investimento é demasiado grande para um único desporto - este é um disparate tão grande que nem comento ...

Na Nazaré o drama é diferente. Então agora os surfistas vão apropriar-se da "nossa" Praia do Norte? Ondas grandes e Nazaré são sinónimos de bodyboard e eles não nos podem roubar isso! Os cabrões!

Mais uma vez, toda a vossa - lamento, mas nada tenho a ver com isso - mesquinhez dispara. Comparar a realidade do surf com a do bodyboard é um exercício deprimente. Estão à frente em tudo, têm os euros, a cultura e as estrelas e nós ainda mal começámos a caminhar. Portugal, seja em Peniche, seja na Nazaré ou na Ericeira (que giro quererem ser 'bakcup' de Peniche), só tem a ganhar com as visitas regulares das estrelas das ondas e essas, meus amigos, surfam em pé. Felizmente, para a gente de vistas largas, é também evidente que nós, boogies, também só teremos a ganhar com isso. Porque é evidente que se há Fórmula 1, também pode haver Mundial de Ralis, porque a cultura deles também é a nossa e, no limite, porque é um espectáculo memorável ver alguns destes rapazes domar ondas.

Depois de uma semana e meia a ver os melhores do Mundo, nas melhores ondas do país, estou cada vez mais convencido que o nosso caminho terá de ser feito ao lado dos primos bípedes. Frente a frente seremos esmagados, contrariar é estúpido e só temos a aprender com eles, com a indústria e mesmo com a ASP. Na Nazaré, caso o campeonato aconteça, estarei na primeira fila porque em ondas daquelas o que menos me interessa é o veículo utilizado.

Aos senhores que inventaram o Mundial de Surf, aqui fica, de um boogie empedernido, um sentido obrigado. Aos senhores que tentam empurrar o BB para a frente, deixo um desejo: aprendam. Seja no Mundial, seja em campeonatos de ondas grandes, há muito para aprender com o surf.




Bons Tubos

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Deus dá com uma mão ...

O Rip Curl Pro em Peniche impressiona. Com chuva ou sol, a praia está cheia, os parques de estacionamento encolhem e mesmo para comer é preciso usar todo o conhecimento local para evitar filas, empregados mal dispostos e fins de stock. A organização é de nível internacional - não confundir com as barraquinhas na Praia Grande - com zona de imprensa, marketing, sponsors a sério, informação ao alcance de todos e atletas profissionais. Enfim, é inevitável que qualquer bodyboarder se sinta, pelo menos um bocadinho, invejoso.

Ainda assim, a provar o velho ditado segundo o qual "Deus dá com uma mão e tira com a outra", bastaram dois heats para que o português em prova voltasse a ter de recorrer ao stock das desculpas para justificar o miserável resultado: repescado no primeiro heat e eliminado no segundo por um voador Simpson.

Depois de ver pela praia a Rita Pires, o Faustino e os residentes Silvano Lourenço e "Laranja", é inevitável pensar: fosse o desporto outro, e até ao final não faltariam atletas da casa para apoiar. Mas enfim, "Deus dá com uma mão e ..."



Bons Tubos

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Quilhas e vinho tinto

Cenário: Supertubos, véspera do Mundial de surf.

Protagonistas: Mr Charles e Cocas, Cocas e Mr Charles

Fio condutor: mulheres, ondas, letras, jornais, negócios, futuro, vida...e vinho tinto. Rasco. Saboroso.

Mr Charles:

O dia foi intenso em Peniche. Pranchas partidas, teclas batidas, areia nos sapatos, sal no focinho, dor no coração de ver tão boas ondas e nós a seco. Até agora. Com vantagem, afinal, eles tiveram água salgada e nós temos vinho. Pois. Tinto.

Cocas:
Não foi fácil. É certo que foi um dia passado na praia a ver os melhores surfistas do Mundo. Mas também foi um dia em que a irritação se instalou. Sets com dois metros, esquerdas e direitas à disposição e tubos para todos os gostos. Dos perfeitos, dos assustadores e dos homicidas. Na água, estavam os melhores do Mundo, mas com uma absurda escolha de prancha.
São burros os rapazes do WT! Trocando de prancha e de posição, teriam aproveitado melhor os melhores tubos da Europa. Valeu-nos a representação dos nossos agentes na água. Tubos gigantes da turminha da Refresh e um relato para os registos: "Viste o gajo que saíu de tubo para air reverse?!" Sim, o Mr Charles, passadas seis horas e já bem 'tinto' ainda guincha.

Regra para o Kelly Slater Pro Surfer: mais vale um 180º perfect que um 360º para o recife. Mesmo assim, o primeiro lugar no Pipe Masters já cá mora. Vamos a G-Land ...

É lamentável ninguém ainda não se ter lembrado de uma coisa destas em bodyboard. Sim, que isto à noite e com os copos é um delírio.

E, agora, vamos lá acabar com a garrafa, que amanhã diz que há ondas...para os outros e, já agora, para dois sapinhos ressacados.

PS: G-Land não está a correr nada bem

A experiência Refresh(cante) de JG




Any of the top Euro guys riding your custom crafts now?

I shaped customs for team guys from a few different International brands. It's always exciting to work with Elite riders from around the World and the Europeans were no different. I shaped for guys from France,Spain and of course Portugal. I did a lot of work with Rita Pires who is 11x womens national champion and 5x European champion. Rita surfs exceptionally well and her knowledge for waves and materials was quite refreshing. Working with Manuel Centeno was also a great experience as he is one of the most highly recognised riders to emerge from Europe. There are other riders who I have spent some time with working on some new ideas for their 2011 season but I will keep the names off record for the time being.

Ler o resto aqui

Paraísos

Tahiti Bodyboarding from robert isambert on Vimeo.

domingo, 3 de outubro de 2010

Silvano e Schenker

Os vencedores do Sagres Pro 2010.

Resultado Final
Open
1 Silvano Lourenço
2 Tiago Silva
3 Manuel Centeno
4 Paulo Valente

Feminno
1 Joana Schenker
2 Anita Lino
3 Rita Pires
4 Lara Schenker


Desabafo: porque raio em Peniche não há dinheiro para o Silvano Lourenço deixar a escola de Surf e dedicar-se à competição?

Bons Tubos

Campeão do Mundo...um dia destes

Pierre s episodes : South America from RIRAW.TV on Vimeo.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

sábado, 25 de setembro de 2010

Eddie Solomon e a luta da sua vida



O bodyboarder Eddie Solomon, figura proeminente em spots como Teahupoo, por exemplo, está a debater-se com o maior desafio da sua vida: cancro.

Não vamos ter medo da palavra porque, cada vez mais, a comida que ingerimos, o ar que respiramos, a água que bebemos estão contaminados e o nosso estilo de vida cada vez menos saudável, com stress e prioridades invertidas. Resultado: cada vez mais casos. É apenas uma doença, não uma sentença de morte, e combate-se também com optimismo.

Pelo menos Eddie enfrenta-a assim: sem medo. Como um grande bodyboarder e, a forma como está a encarar isto o prova, um grande homem.

Arte

É isto que ainda nos vai faltando. Arte.

WAVE CLOUD SAND from CIRCULATE on Vimeo.



Bons Tubos

O francês que é local da Cova e seus amigos

South France from RIRAW.TV on Vimeo.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Para quem só se lembra das marrecas deste ano...

...em 2009 foi assim:

Ribeira Grande Open´09 from Luis on Vimeo.

Crescimento

Sou daqueles que acredita que o problema do bodyboard não é bem um problema, mas um estágio de desenvolvimento. O desporto é jovem e procura gente madura, competente e, acima de tudo, procura uma identidade.

O panorama editorial que envolve o BB sempre foi, para mim, um sintoma inequívoco disto mesmo. Publicações com embalagem bonita mas conteúdo adolescente eram mais que uma metáfora do bodyboard, a sua cara. Nem as referências australianas Movement e Riptide escapavam a esta sina como rapidamente me apercebi. Mais, eram o paradigma disto mesmo.

Uma imaturidade dolorosamente óbvia quando comparada com as publicações de surf. Não gosto de fazer comparações, mas estas são inevitáveis enquanto o nosso desporto não atingir a tal maioridade. Mais que isto, creio que, nesta fase, o BB tem muito a aprender com a indústria das quilhas. Também imatura, mas que já está na sua adolescência enquanto o BB ainda mal caminha pelo próprio pé.

Mas há sinais de crescimento. E um deles é a Le Boogie. Já tive alguna exemplares nas mãos e verifiquei que a juntar às boas fotos e grafismo, há ideias, há reportagem, há trabalho pensado e há uma irreverência inteligente e criativa que tão bem se liga à ainda embrionária cultura do bodyboard.

Uma pena que ainda não esteja disponível em banca no nosso país, mas o mercado, como o futebol, é isto mesmo. Mas que há luz ao fundo do túnel isso há.

le BOOGIE Issue 5 from le BOOGIE on Vimeo.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Porque este espaço é também de cultura

Sagres Style

Nunca mais me esqueci de uma interessante discussão sobre estilo a que assisti e em que participei quando tinha assento no Palavras de Sal. Na altura, coloquei um clip do Francisco Pinheiro. Como nem o conhecia pessoalmente, fi-lo perfeitamente à vontade. Menos à vontade participei na discussão que depois se gerou sobre o estilo do rider de Sagres que, diziam na altura os habituais evangelistas, era "horrível".

E digo que participei pouco à vontade porque acho que percebo pouco de bodyboard. Curiosamente, alguns dos melhores riders mundiais com quem tenho falado têm discursos semelhantes. O que no meu caso é uma constatação às vezes dolorosamente óbvia, no caso deles é, além de constatação, humildade refrescante bem-vinda.

Mas voltemos ao Francisco Pinheiro e ao "estilo". Para muita gente, "estilo" passa por cruzar as pernas nos 360s. Para mim, embora seja um assumido adepto de riders como Mike Stewart, Damian King, Ryan Hardy, PLC, Ben Player, Dave Winchester, Rawlins e outros cultores daquilo que hoje em dia é conhecido como o arquétipo do "bom" estilo, tenho ainda outra leitura.

O bodyboard pode ser encarado como um desporto mas passa também por uma forma e expressão corporal, arte. Um rider pode transmitir uma atitude, uma energia, uma forma própria de abordar a onda e se exprimir nela. É por isso que há um estilo australiano e um brasileiro. Mas é por isso também que certos atletas têm estilos próprios. Acho bonito que se consiga identificar um rider pela forma como surfa, ou seja, que haja uma marca pessoal um cunho individual. E acho que o Francisco PInheiro é isso mesmo. Ao tropeçar num vídeo do homem de Sagres alguma coisa transparece ali. Há energia, há "radicalidade", há..vá lá "rock n' roll" e porra, se eu adoro bodyboard, também não passo sem umas guitarras.

Enjoy este solo

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Portuguese Style

Buga, sabes bem falar-me ao coração ;)

Marcelino from Buga on Vimeo.



Tow out from Buga on Vimeo.

Aussie style

Nick Ormerod Early '10 from nick ormerod on Vimeo.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

O nosso Hollywood

Discuta-se a primazia da Austrália no pamorams do bodyboard mundial à vontade, numa coisa os "aussies" são imbatíveis: a quantidade e qualidade de filmografia de BB produzida. E amen a isso.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A origem do campeão

Amaury Laverhne colocou as Ilhas Reunião no mapa do bodyboard? Talvez, mas o homem não surgiu por acaso. Parece que há lá ondas. Ora vejam:

Parabéns Amaury!

A música é horrenda, mas não deixa de ser bonita a festa.

congrats Amaury from pedro patricio on Vimeo.

Just for fun

SPIN CITY from louis silberberg on Vimeo.

"GT é o pai do bodyboard extreme"...será?



É como digo: tudo é discutível.

O melhor de sempre



Depois da animada discussão uns posts abaixo, decidi. O Guilherme Tâmega é mesmo o melhor bodyboarder de sempre. Porquê? No limite, porque são mesmo 6 títulos mundiais - já na era de mais de uma etapa - e 6 vice-campeonatos. O resto é discutível. Os números não.




Bons Tubos

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Pesadinho....

HEATWORKS KNIGHTS PRO 2010 from Luke Bickley on Vimeo.

2010 Heatworks Knight's Beach Pro
South Australia
Filmed&Edited by Luke Bickley

"É feio o meu desporto..."

south coast times from tom cockburn on Vimeo.