quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vénia

Tive o pazer de conhecer Mike Stewart há dois anos em Sintra. O objectivo era entrevistar um homem que já depois de dobrar o cabop dos quarenta anos liderava o Mundial IBA, à frente de atletas com idade para ser seus filhos, e que tinha a possibilidade de conquistar o 10.º título já naquele ano.

Fizemos uma pequena sessão fotográfica com ele e o Hugo Pinheiro na Praia Pequena. Vestimos Mike de rei e pedimos-lhe para usar uma coroa. O objectivo era retratá-lo como o rei do bodyboard. Ele resistiu como pôde: "Não, não me façam isso, não sou digno de usar coroa alguma. Há muitos 'watermen' que respeito e isto pode parecer arrogância da minha parte..."

Foi dificil convencer o melhor bodyboarder de todos os tempos, mas lá acedeu e o retrato ficou espectacular: o rei dos mares a emergir das águas. Um grande trabalho de Miguel Barreira.

Depois, fomos almoçar e conversar. O texto da entrevistaa pode ser visto na íntegra em www.palavrascomsal.blogspot.com e, de forma mais reduzida, num texto publicado no jornal Record do dia seguinte.

Na entrevista, Mike falou de tudo um pouco, mas o que mais me prendeu a atenção foi a sua filosofia de vida. Aqui, nesta entrevista que dá à NBC, resume tudo numa frase: "Nem sempre podes levar a tua carteira contigo, mas podes levar sempre as tuas experiências..."

Para mim, conhecer Mike Stewart foi uma experiência e tanto. Afinal, o gajo louro cujas fotos espectaculares adornavam as boas velhas Mach 7/7, era mais que um ídolo. É um pai, professor, um guru.

Sim, Mike que me desculpe mas ele é mesmo o Rei.

1 comentário: