segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A blast from the past

A juventude do nosso desporto custa-nos, repetidamente, a falta de registos de alguns momentos históricos. Pelo PdS, descobri o primeiro museu dedicado ao nosso desporto. Ainda a arrancar e, suspeito, sem grandes meios, alguém decidiu arrancar com a primeira montra da nossa memória.

Inevitavelmente, passei para o Youtube. Entre outras pérolas, descobri uma reportagem sobre um campeonato em Pipeline no início dos anos 90. Na final, Mike Stewart, Ben Severson e um rapazito, franzino e zuca. "Ainda hoje, estão para conseguir fazer um rollo como aquele, lá em Pipe". A frase é do Paulo Barcelos.

O Uri Valadão já por aqui disse que se o Guilherme Tâmega fosse australiano ou havaiano teria mais de dez títulos. Não sei se será verdade e não é este o video que o comprovará. Mas há evidências. Há vinte anos, foi o Tâmega a mostrar o caminho para um bodyboard de hoje. Enquanto uns pontuavam com 360º, o imberbe Tâmega respondia com rolos na boca. Mas garantidamente que o excesso de zelo, de pica se preferirem, lhe custou alguns heats. Hoje já nem os cépticos australianos o conseguem negar. "Foi ele que acabou com o domínio do Mike Stewart em Pipe, tanto na competição como no fressurf. A frase não é minha, é do http://bodyboardmuseum.com.au .






Bons Tubos

6 comentários:

  1. lol mas aquele rollo aereo é do tamega?
    nao deves ter visto bem..

    ResponderEliminar
  2. anónimo, tenho a ligeira impressão que as imagens são de 90 e não de 91, a primeira edição que ele ganhou em Pipe. Mas é coisas para não teres visto bem...

    Cocas

    ResponderEliminar
  3. pois o video é que não corresponde ao texto, elogias o tamega e ate poes a frase do paulo barcellos e depois metes um video em que o tamega fica em 4º e o unico rollo aereo é do mike?!?!
    realmente o video não comprova nada..

    ResponderEliminar
  4. O GT ganhou em 94 com aquele rollo animal. Quem conseguir arranjar veja o "On the Edge" da Morey (que naquela altura ainda era boogie) com resumos de Pipe de 86 a 92. Foi o primeiro filme de bb que vi (quase que tenho uma lágrima no canto do olho de nostalgia :)), quem me dera saber onde anda essa K7. Acho que era BETA, ainda não tinha VHS.
    O Tâmega começou a ir para o o havao bem cedo. Lembro-me de fotos dele na Fluir Bodyboard com 13 ou 14 anos a surfar em pipe.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.

    Penso; os campeonatos provam pouco; as imagens provam. Vou Pôr o On the Edge na Net. Interessa-me saber quais os melhores; os que em certa altura levaram o Desporto mais para a frente. Exemplo: O Back Flip do Pierre levou o desporto para a frente; assim como o Rollo do Tâmega naquele tempo; assim como o rollo do aéreo do mike que aparece nesse clip. Não me interessa provar nada. Eu recordo-me.

    Buga

    ResponderEliminar
  6. para uns existe o interesse obcessivo de provar algo, e estão constantemente a procura de argumentos..
    afinal quem é melhor, pelé, maradona, messi ou ronaldo?

    ResponderEliminar