segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

World Tour - Os Boss

Ainda ontem me aconteceu. A meio de uma tranquila sessão de Uncharted 2 e depois de matar uma multidão de soldados com falta de pontaria, apareceu-me um rapaz de caçadeira, capacete e look de bad boy que demorou mais de vinte minutos a matar. Ok. Aceito que não sou o melhor jogador do mundo com um comando de Ps3 nas mãos, mas meia hora? Os "Boss" são assim. Duros, mais fortes que a concorrência e praticamente impossíveis de matar.

No World Tour que, finalmente, amanhã começa, também há Bosses que ninguém quer enfrentar. Hubbard, Player e Tâmega têm, mais que qualquer outro, o dom de motivar nos adversários a mesma reacção que eu tive quando percebi que o Boss da caçadeira nem com tiros na cabeça morria. "Foda-se ... este gajo outra vez?" Não acredito que mesmo o PLC ou o Amaury - provavelmente os dois favoritos à conquista deste mundial - recebam com agrado uma folha de heats em que lhes saia um Boss em sorte. É que no GSS, não há granadas escondidas nem dá para fugir por fora do comboio.

A Ben Player falta a motivação e, parece-me, a humildade dos grandes campeões. Além da motivação incerta, a Hubbard falta a ginástica para se destacar nas marrecas que há muito infestam o mundial e a Tâmega falta, sobretudo, o apoio das massas. Sim, estou sóbrio, não fumei nada, não sou adepto do Vasco da Gama nem me naturalizei "zuka". Mas há muitos anos que sigo o Bodyboard, sei quanto pode pesar um bom autocolante na prancha - apostamos que os rapazes da Turbo brilham este ano? - e também sei a chatice que é ter um campeão do Mundo natural de um país pobre e sem 'fama' de nação de bodyboard. Não lhe faltam - nunca faltaram - as pernas cruzadas nos 360º, não falta a pose nos tubos e quem o acusar de não estar entre os mais atirados bodyboarders do Mundo está, pura e simplesmente, enganado. Por favor, descontem: eu acho que o Tâmega é o melhor bodyboarder da nossa história.

Vou poupar nos elogios, mas são as aptidões especiais que fazem os Bosses. Ninguém voa como o Hubbard, ninguém surfa como o Player, nem ninguém inventa em ondas cavernosas como o Tâmega. São bosses, e, para o bem e para o mal, tanto eles como os adversários o sabem. Será que um deles junta mais um título ao currículo? Não sei. É que afinal, eu mandei mesmo o gajo do capacete e da caçadeira para fora do comboio.

O video não é novo, mas é um belo exemplo do porquê de eu - dez anos depois de ter pago uma fortuna por uma prancha branca e roxa com a sua assinatura - continuar fã do senhor HEXA CAMPEÃO DO MUNDO E HEXA VICE-CAMPEÃO DO MUNDO.



P.S: Parabéns à malta que manteve duas animadas discussões nos posts ai em baixo e resistiu à tentação de partir para o insulto. Disclaimer: não estou a tomar posição na discussão TugaXZuca. Além de não lhe achar graça nenhuma, acho que o GT não entra nessa guerra. O BOSS É GLOBAL.

Bons Tubos

9 comentários:

  1. Se GT ou Mike ganharem o mundial mais uma vez (em especial Mike) o esporte tera uma midia ainda muito mais interessante, torço por GT pq ele é o cara!!!

    ResponderEliminar
  2. Pode-se discutir quais riders vao disputar o titulo, mas uma coisa é certa GT esta de novo entre eles.Surgem novos talentos, surgirao novos, surpresas, mas GT sempre se manteve entre os atuais.6X CAMPEAO MUNDIAL, 6X VICE E UM 4º lugar. Pergunto! Algo ainda a provar? Voces duvidariam da capacidade deste ser? voces tirariam este da corrida pelo título?

    ResponderEliminar
  3. No hay que olvidar que Tamega no solo es un Boss en Arica y Pipeline: El año pasado ganó Sopelana con ondas de un pie (o menos) También ha ganado pipeline (izquierda) y Shark Island (Derecha). Y a su edad sigue ejecutando todas las maniobras con la misma potencia. Tamega es el Boss!!

    ResponderEliminar
  4. vale lembrar o que disse Damian King para a revista Vert Mag: "GT é o bodyboard mais excitante de ver ao vivo"

    ResponderEliminar
  5. Anónimo, se me permites, o Damian King disse isso ao Palavras de Sal, numa entrevista feita por mim e que a Vert reproduziu. Infelizmente, esquecendo-se de uma regra básica do "metier": citar a fonte.

    E sim, o Kingy disse isso, o Rawlins diz o mesmo e aposto que há outros aussies de renome que concordam. Há poucos a surfar mar grande com a garra e espectacularidade do GT.

    ResponderEliminar
  6. Mr. Charles, peço desculpa, porém, eu li no site do GT (www.gtamega.com.br).

    ResponderEliminar
  7. Essas coisas voam pela net,mas neste caso específico a origem da coisa foi uma antevista à mesa de um restaurante em Sintra. E pões fazer uma busca no PDS, encontras o texto original com alguma facilidade.

    ResponderEliminar
  8. entao é por ixo que tu e o toze é so picardias..lol

    ResponderEliminar
  9. Não tenho picardias com ninguém. E vais perdoar-me, mas isso são questões que não discuto aqui. Já disse que respeito o esforço por detrás da Vert. Tenho opinião crítica e o resto, confesso, não percebi.

    ResponderEliminar