quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

World Tour - O primeiro salto



Eu expliquei-lhe: faço Bodyboard há quinze anos e nunca tinha podido ver um campeonato assim. Webcast com gente sóbria, imagem sem pixeis do tamanho do ego do Ben Player, repetições e até scores ao vivo. Um luxo para quem, como eu, cresceu à espera da Bodyboard Portugal para saber o que se passava no Mundo do Bodyboard. E ontem, quase tudo valeu a pena.

Primeiro uma dura constatação: os riders portugueses vão ter de se aplicar para brincarem neste novo formato. Depois da razia nos primeiros rounds, ontem com os nossos melhores atletas na água a coisa não melhorou. Centeno foi eliminado num heat sem estrelas e o Hugo Pinheiro deitou tudo a perder com uma interferência. Nem a vou comentar, mas ao menos garantiu que um português celebrasse a passagem de um heat em Pipeline. Depois, a sorte foi (MUITO) madrasta para o jovem Gastão. PLC, Dave Hubbard e Mike foram os protagonistas no primeiro heat "estrelar" da prova e o resultado foi o esperado: PLC conseguiu a pontuação mais alta do campeonato (18.15) e Stewart a terceira (17.80) e o Gastão ficou pelo caminho.

Mas mesmo sem portugueses em prova, os últimos heats, já a uma hora em que se esperam os computadores desligados, prometiam bodyboard de luxo. PLC estava a mandar backflips por todo o lado, o Thomas Rigby e o Mark McCharty estavam a surfar como ninguém - na ronda 8, limparam o Hardy e o Amaury - e nem faltavam inspiração aos verdadeiros monstros do desporto: Player às cabeçadas na prancha, GT a provar que a idade ainda não atrapalha (15.65 contra 4.25 do Rawlins, num heat em que o Uri fez 17.65?), Skipper de volta aos bons velhos tempos e o senhor do costume, num estilo bem discreto, a prosseguir heat após heat.

Voltei a explicar. Estás a ver aquele brasileiro, o Tâmega? É o maior. Estás a ver aquele loiro? Estamos a torcer por ele. Estás a ver este puto francês? É o único que mete medo. Espera. Aquele Rigby está a surfar muito. E o Houston também ... Também podemos torcer pelo McCharty que nunca o tinha visto surfar assim... "Desculpa, mas vou ter de ver mais um bocado".

Meias-finais, e a primeira grande azia: McCharty vai à vida por 0.35 e para ceder o lugar a um pouco espectacular Dallas Singer. Pior. Para a segunda meia final, a única certeza que tinha era que o PLC ia passar e isso só queria dizer uma coisa: um dos meus "cavalos" favoritos ia ficar pelo caminho.

Mas o puto francês está obcecado com backflips. Em ondas grandes ou pequenas, bem ou mal feitos, foi preciso esperar pela reviravolta no marcador para que ele abrisse o livro das manobras. Os campeonatos não se ganham só com talento e o Hubbard explicou-lhe isso da forma mais dura. A poucos minutos do fim, fez duas ondas, virou o resultado e mandou o favorito para a areia. Estava dada a primeira lição da noite.

Sem nenhum dos top-aussies na final (os rapazes da NMD ficaram todos, salvo erro, no round 8), já era possível começar a fazer algumas contas ao arranque da temporada. Um - o Amaury apareceu estranhamente desinspirado. Dois - excluir o GT ou o Uri das contas do topo é parvoíce. Três - O Hubbard ia para a segunda prova na frente dos adversários directos, mas ... Quatro - Há putos a surfar tanto ou mais que os consagrados.

E com a namorada a dormir no sofá, chegamos à final. Um sobrevivente, Singer. Um candidato, Houston. Um bi-campeão do Mundo e de Pipe, Hubbard. E um puto, favorito de comentadores e da enorme trupe aussie sentada na areia. O arranque foi demolidor. O wonder kid de Mike Stewart arrancou com um 8.5 e minutos depois já tinha todos os adversários a precisarem de duas boas ondas. Os aussies começaram a juntar-se à beira de água, os comentadores começaram a ficar eufóricos e a história começava a ganhar contornos históricos. Do ranking regional australiano para o topo do pódio de Pipe, com apenas 20 anos, um novo Botha ...

O momento "oh oh". A poucos minutos do fim, sentado confortavelmente em último, e comigo convencido que o Rigby iria ganhar em Pipe, o Hubbard mostrou porque a experiência conta muito nesta coisa das competições profissionais. E o Manny Vargas nem conseguiu evitar o "oh oh" quando o havaiano fez a primeira onda - um sete e qualquer coisa, suficiente para passar de último para segundo. Mas os scores nem tiveram tempo de actualizar. Pouco depois, Hubb fez a segunda onda e com o melhor tubo da competição mandou o puto para segundo lugar e obrigou os amigos locais a levantarem-se para o irem esperar à beira de água. Tenho, sinceramente, pena pelo Rigby que teria sido um justo vencedor.

"Toma e vai buscar" e a namorada nem acordou com o grito. Ainda vi o havaiano partir o troféu, subir ao pódio e prometer "performances destas durante todo o ano". E nós, os 5 milhões que estiveram a acompanhar a prova, vamos poder assistir a tudo ao vivo e a cores. Um luxo! Agora, desculpem-me, mas tenho de ir explicar à namorada que gosto dela, que não a deixo pelo Hubbard e que não sou dependendente de Bodyboard. Um mentirinha nunca fez mal a ninguém, pois não?

Bons Tubos

6 comentários:

  1. Excelente review. Melhor que o da IBA !!!

    Pois... o Pierre tem de aprender a diferença entre Backflips e Flopflips...

    McCharthy, Rigby, Houston os melhores ars e backflips do evento mas...


    ... O Jeff é Jeff Hubbard e estar tudo aos pulos na areia a festejar BEM antes do tempo a vitória do Rigby, foi um grande erro, pois embora as manobras do Rigby tenham sido power, as ondas não o eram...
    - Faltavam as 3 bombas que o Hubbard fez em 6 minutos e que simplesmente abafaram... parabens ao Hubbard pela lição gratis que deu a "nós" todos :)


    na minha terra costuma-se dizer

    "no fim da maré é que se contam os polvos..."


    abraços Cocas,

    Francisco Pinheiro

    ResponderEliminar
  2. É impressionante como se pode escrever tão bem sobre um assunto que, convenhamos, deixa tanto a desejar.
    Abracinhos

    ResponderEliminar
  3. A análise mais lúcida que li até agora. Parabéns disses-te tudo. Realmente foi um sonho ter um campeonato assim. Ainda me lembro há uns vinte anos de estar a ver o final dos telejornais de janeiro a ver se vinha lá meio minuto de imagens do havai para saber quem tinha ganho. O BB parece que está mesmo a arrancar, o ano passado quando isto estava tudo a ser proposto ainda desconfiei, mas felizmente parece que tem pernas para andar.
    E sim, infelizmente parece que os portugueses estão a perder o comboio. Esperemos que não.

    Ricardo

    ResponderEliminar
  4. TAS FORTE, MUITO FORTE, ADOREI, A MINHA NAMORADA JA DORMIA!! JÁ LHE TINHA EXPLICADO QUE GOSTO MUITO DELA, PORRA NÃO VI AS ULTIMAS ONDAS DO HUBB.

    ResponderEliminar
  5. Cocas anáçise muito forte, e porque mereceste aqui vai:

    http://www.leboogie.com/templates/leb/page/page_html_standard.php?secID=147&BlogID=125

    repara bem no 1:06m

    ResponderEliminar
  6. Era um pouco mais cedo que hoje... Quando cheguei a casa cansado de um dia estunuante de cerca de 11h de trabalho. Ligo o portatil, e... Creio que ainda nem tinha aberto todos os programas qdo salta uma janela: "Liga o BB". Percebi... Pipe está do c*****! E não me enganei. Fiquei a ver, e a ver, e a ver... Não me arrependi NADA! Heat após heat, favoritos a serem enxovalhados, e mesmo ex-campeões mundiais a serem eliminados por putos novos, que ninguem sabe bem de onde vieram!
    Chegamos à final (sim, o "meu" PLC acabára de ser eliminado) e eu torcia pelo Huston. Mas dele, nada ou muito pouco. E o Rig bumba, e bumba. Quando o meu "mano" solta um "grito" no chat do FB: "Toma e vai buscar"... Sem dar por isso, e quase num pestanejar de olhos: Pam Pam. Já está!

    Eu até gosto do Hubb, mas... Sou do contra! Fazer o quê? Umas vezes ganha-se e outras perde-se. That's life! Há que admitir. O Hubb deu uma lição de BB a quem quis aprender, ponto final, parágrafo.

    Posto isto... Grande nível de bodyboard mostrado em Pipe nesta prova. Eu nem queria acreditar! Desde os putos como o "little" Rig, que me deixam com a certeza que o legado fica muito bem entregue. Até aos "cotas" como o Mike, que me dão alento, para mesmo com a minha idade, continuar a batalhar na melhoraria das manobras que faço dentro de água!

    "Mano", grande texto... Parabéns! Foi um prazer lê-lo e uma honra comenta-lo...
    Sábado BB? ;)

    ResponderEliminar