segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Antevisões e tal...

Anos a mais a fazer antevisões de jogos ensinaram-me uma coisa: a coisa nunca corre exactamente como pensamos.Mas, como o Cocas me desafiou a fazer um desses exercícios, cá vai o que penso acerca do Mundial deste ano, a começar por Pipe:

A primeira e inevitável questão destas coisas é a identidade do campeão. Felizmente, no actual panorama do bodyboard, não temos um campeão anunciado, um "Slater" um "Scumacher" ou um "Armstrong". E, no entanto, apetece-me meter dinheiro no Pierre Louis Costes. Porque sim. O segundo lugar do ano passado soube-me a pouco e só o melhor Amaury Laverhne de sempre conseguiu estragar a consagração há muito anunciada do "puto maravilha" que é cada vez menos puto e, arrisco (pouco), será cada vez mais maravilha.

Posto isto, é evidente que Amaury é sempre forte candidato a renovar o título. Pipe dirá muito acerca disto, sobretudo se estiver clássico, com mais Pipe que Backdoor, ou não fossem as direitas o (único?) handicap de relevo do actual campeão.

Depois não podemos esquecer a dupla mais completa do bodyboard mundial: Ben Player e Jeff Hubbard. Dois atletas que são capazes de sacar notas 10 a qualquer momento, em praticamente todas as condições. Vamos ver se o australiano reencontra a motivação e agressividade competitiva que já lhe deram dois títulos. Quanto a Hubb é candidato a vencer tudo e mais qualquer coisa e há muito que não é "apenas" um fenómeno voador. Ganhou dois campeonatos e aposto o que quiserem como não se retira com dois.

Como sublinhou o Cocas num post anterior, Dave Winchester é uma aposta forte para um primeiro título. O "ginger menace" da NMD está muito concentrado e focado na sua carreira nos últimos anos e é uma ameaça a ter em conta, sobretudo nas ondas programadas para este ano. Há dois anos que anda ali a cheirar o título, pelo que não me surpreenderia minimamente que o arrecadasse em 2011.

Para o senhor que se segue, esqueçam o foco, a concentração, a solidez mental mas acrescentem-lhe talento. Toneladas de talento e uma linha que apaixona. Como eu adorava ver Ryan Hardy ganhar o título mundial... Não metia dinheiro nisso, mas é impossível gostar de bodyboard e não torcer por "Hardballs".

Tenho ainda uma aposta pessoal: Damian King.

Imparável a surfar no "pocket", é o único bodyboarder que ja vi fazer dois 360º dentro do tubo. E diz que tem esse trunfo já bem automatizado. Passou um ano fora, outro a recuperar "ranking" e o ano passado já mostrou que é uma ameaça a ter em conta se a cabeça deixar. É que há duas coisas que abanam a confiança e a calma do homem de Port Macquire: batalhas de remada em heats com vários atletas e ondas fracas.

Ora, num ano em que o formato de competição protege os melhores bodyboarders através de repescagens e que tem o melhor calendário de "spots" desde há anos, arrisco dizer que o circuito parece desenhado à imagem do homem forte da Turbo.

Finalmente, no plano internacional, duas notas: Mike Stewart e Guilherme Tâmega. O romântico em mim adorava ver um destes dois a lutar pelo título. Porque são dois ícones do bodyboard e porque, como não caminho para mais novo, davam-me mais argumentos para continuar a tentar aprender a surfar qualquer coisa de jeito durante mais uns anos. Se as ondas forem o que todos esperamos...porque não?

Relativamente aos portugueses...um grande ponto de interrogação. Sei que o Manuel Centeno tem surf e garra suficientes para ficar no top 16 com tranquilidade, e tenho fé no Gastão Entrudo. O rapaz de Sesimbra tem talento, garra e uma saudável dose de estupidez natural quando o mar sobe na escala do susto. Mas terá consistência?...

Lamento muito não ter o Hugo Pinheiro a correr a liga principal, sobretudo quando sei que tem todas as condições para o fazer com qualidade. Mas também sei que para o ano não estará nesta posição. Isto se não voltar a fazer carreirinhas em Sandy Beach em vésperas de competição. Enfim, azares acontecem.

Uma última palavra para o Porkito. O homem que não trabalha e que passa a vida em férias no Brasil como já li por aí... Quem é que não gosta do Porkito? O mais adorável louco do bodyboard português tem talento, tomates e, sim, garra competitiva. Mas detesta ondas más. Um tuga com alma de australiano e um grande gajo. Tenha ele oportunidade para fazer umas provas entre os grandes e é coisa para nos ar umas alegrias este ano. A ver vamos.

Quanto a previsões de classificações...é pá, como dizia o outro: "Prognósticos? Só no final."

HAWAIAN CONTROVERSIAL PODCAST EP 3.THE FIRST WEEK from Controversial Videos on Vimeo.

18 comentários:

  1. Não metas o Mike o GT no mesmo saco. O Mike já não tem surf para este mundial enquanto o GT continua a ser melhor que a esmagadora maioria dos rapazes de que tu tanto gostas.

    De resto, tou contigo: é um pena não ter o Porkito a fazer ESTE mundial.

    Cocas

    ResponderEliminar
  2. Estão num saco de respeito e gratidão. O resto logo se vê.

    ResponderEliminar
  3. Certo. Mas o GT tens de o meter no saco do medo. Medo que limpe os teus meninos todos! AH AH AH AH AH. ;)

    Cocas

    ResponderEliminar
  4. nem sempre concordo com o que o charles diz mas parece sensato no que diz..
    o mike nao tem surf para este mundial? LOL
    muito pelo contrario, em ondas pequenas o gt tem mais surf que o mike, em ondas grandes o mike esta em pé de igualdade com todos os outros, basta ver o que ele fez a dois anos em que por pouco ia sendo campeao.

    ResponderEliminar
  5. OK, OK, vá ... o mike não ter ser surf para isto é capaz de ser um exagerozito. ;)

    Cocas

    ResponderEliminar
  6. Para mi, el campeón va a salir de entre estos 6:

    Amaury Lavherne
    Pierre Louis Costes
    Jeff Hubbard
    Dave Winchester
    Diego Cabrera
    Jake Stone

    Y los que van a quedar entre los 8 ultimos y se caen del top 24: Los que no tengan dinero para ir a todas las pruebas (Yeray, Cobo, Gastao, Lucas, Eder) Mike también es candidato a irse fuera

    ResponderEliminar
  7. Discordo anónimo. Estive presente em várias etapas do mundial de á dois anos e vi outras tantas através de webcast, e se o tio mike surpreendeu bastante na perna sul americana o mesmo não posso dizer na perna europeia.
    Recordo-me que no mundial de Viana por exemplo, fiquei perplexo como a forma com que o "Espanta" perdeu com o Mike, em que o júri se baseou em critérios no mínimo ridiculos, e este foi um exemplo de muitos outros, achei sinceramente que o grande Mike Stewart infelizmente estava a ser levado ao colo. Infelizmente porque é um rider com provas dadas, cresceu e fez crescer o nosso desporto, ganhou vários títulos e será por muitos apelidado de melhor bodyboarder mundial, mas temo que a sua hora à muito tenha passado.

    Relativamente aos aussies Ben Player e Hardy penso que são efectivamente capazes de ainda atingir o ceptro mundial, as performances continuam abusadas, mas é inevitável notar que se encontram em fase descendente de carreira, ao contrário do King que parece reinventar-se a cada ano embora não conseguindo traduzir a sua boa forma e aplicação em vitória (na etapa do frontón penso que foi claramente injustiçado e poderia mesmo ter levado o titúlo para os cangurus).

    Hubbard continua também como sério candidato, se tiver um ano limpo de lesões e continuar a puxar todos os limites como nos habituou será dificil não ficar pelo menos no top 5. PLC igual, como cresceu o miudo a nível competitivo. Está uma autêntica máquina.

    Como já disse anteriormente a minha aposta vai para o Novy (embora com menos certezas do que no último post). As festas do North Shore continuam a ser estrondosas e a "raptar" muitos futuros campeões. Espero não ser este o caso, mas quando a cabeça não têm juizo...

    ResponderEliminar
  8. Erik, talento não falta ao Jake e ao Cabrera, mas há aí outros com condições semelhantes. Novy, por exemplo...

    Não subestimem o tio Mike...

    ResponderEliminar
  9. Diego y Jake son mi apuesta como revelación, son jovenes y vienen apretando fuerte, fisicamente muy bien y tecnicamente a otro nivel, surfean bien en olas grandes y pequeñas y tienen ganas. Novy es un bodyboarder increible en free surfing pero en competición se desinfla. Muy malo!! Un año en Pipe hizo una nota de 9,20 y no pasó la manga porque solo hizo una onda! Ben Player está en declive, el año pasado no hizo nada y creo que va a ir a peor. Winchester es el australiano a tener en cuenta porque hardy no tiene mentalidad de campeón!

    ResponderEliminar
  10. Erik, concordo plenamente no que dizes do Novy: em competição ainda tem muita coisa a afinar, mas também ainda é jovem e tem muito surf.

    O Hardy, infelizmente, também concordo, mas com o talento do gajo, tudo é possível.

    Agora, que o Player está a em decadência? Não vi sinais disso. Continua a surfar brutalidades, apenas não se tem encontrado competitivamentre quando é preciso.

    Anónimo: sim, o Mike até pode contar com a simpatia dos juízes, mas daí a ser levado ao colo...não compro essa. Se fosse esse o caso, teria sido campeão há dois anos e não aconteceu.

    ResponderEliminar
  11. Não foi porque tudo têm limites, e felizmente houve quem percebesse que era uma situação inadmissível, vontade da parte de membros da IBA não terá faltado.

    Quanto ao Player não digo decadência, digo sim que está em fase descendente, não só pela idade, mas também pelo cansaço competitivo que no caso do Ben julgo ser evidente claro que continua explosivo mas nota-se que o seu surf já não está tão plástico.
    Talvez ele prove que estou enganado (e gostava que isso acontecesse) mas não me parece.

    ResponderEliminar
  12. Continuo na minha. Para ganhar, o Mike precisa de ondas à sua medida e mesmo assim há muitos atletas que lhe são indiscutivelmente superiores. Em causa não está o talento, nem o mérito, nem tão pouco o 'estilo' com surfa, seria idiota questionar qualquer uma dessas armas do 'tio'.

    Agora, para ser campeão do Mundo é preciso mandar backflips em ondinhas em Sintra ou em bolachas de três metros no Perú e isso, meus caros, o Mike já não faz. Dai, ser um disparate meter o GT no mesmo saco ...

    Cocas

    ResponderEliminar
  13. tou a reparar que está tudo a meter o GT de fora apesar dele ter estado a lutar pelo título o ano passado. Deve ter partido duas pernas e ninguém nos avisou...

    ResponderEliminar
  14. no chile o mike mostrou que tava lá pras curvas, e tanto se tem um 10 a mandar um backflip, como num tubo profundo, e na arte de dominar os tubos o mike tá lá como ninguem, penso que é uma questao de sorte com as ondas que estiverem nas etapas, alias o mike nesse ano estava bem lançado mas nao foi campeao pq apanhou ondas como viana e lagide, que em nada favorecem seja quem for..mesmo acreditando que fosse um pouco levado ao colo, mas isso sempre foi assim, outros casos se passaram com outros.
    agora que vai ser dificil tanto para o mike e para o tamega isso vai, ja que hoje em dia existem bodyboarders com mais capacidades ou argumentos, mas nunca se sabe.

    penso que vai ser interessante observar quem realmente vai estar mais motivado e neste tipo de formato podem surgir surpresas inesperadas.. :)

    ResponderEliminar
  15. Acho que o formato deste ano é o que mais favorece o bodyboard e os seus melhores intérpretes. Essa é que é essa.

    ResponderEliminar
  16. Eu amo o bodyboard!

    o resto é treta..... :)

    ResponderEliminar
  17. eu sei que são apostas, mas fica dificil achar quem vai ser o campeao se ainda nem começou o tour. Ninguem apostava em Amaury ano passado e ele levou o tour igual aos velhos tempos de GT.

    ResponderEliminar