domingo, 13 de fevereiro de 2011

World Tour - A Armada Nacional

Sou só eu que começo a desesperar pelo arranque da etapa em Pipeline? Há meses que ouvimos promessas de novidades, de uma revolução, para a principal competição do nosso amado desporto. Além do webcast profissional, teremos dois circuitos em paralelo e agora só os melhores terão acesso à Liga Milionária. Como se portará a armada nacional?

Manuel Centeno e Gastão Entrudo serão os nossos representantes enquanto todos os outros terão de penar para chegar ao quadro principal do GSS. Centeno tem no currículo os quilómetros mais que necessários para conseguir brilhar, mas estou curioso por ver como se portará nas etapas mais exigentes - Pipeline, Box, Fronton. A missão de Entrudo será ainda mais espinhosa - além da concorrência que se antevê feroz, terá de compensar a menor experiência na competição entre a elite. Talento não lhes falta, mas estou convencido que será preciso muito pulmão para se destacarem entre as estrelas.

Sou contra patriotismos bacocos, daqueles que inquinam todas as análises, e assumo a minha previsão: Centeno fica entre o 10º e o 16º lugar do ranking e Entrudo entre o 16º e 20º. Mas arrisco outra previsão. Sem acidentes cósmicos - como o que lhe estragou a temporada passada - o Pinheiro garantirá facilmente a presença na próxima edição do GSS.

Basta ler o último texto do, sempre bem fundamentado, Nuno Trovão no Palavras de Sal para perceber que os representantes nacionais no GSS podiam ser mais. Eu deixo um desabafo: da mesma maneira que adorava ter de aqui escrever que Centeno e Entrudo conseguiram classificações bem superiores às que eu previ, gostava de ver o António Cardoso garantir um lugar entre os graúdos já na próxima época, mas sobretudo dar-me-ia um grande gozo ver o Porkito baralhar as contas todas do topo do ranking mundial. Tem tudo para ser estrela: a inconsciência dos mais atirados, um leque de manobras ao nível dos mais técnicos e uma característica que me parece rara nos line ups nacionais: garra a sobrar.

Repito. Sou contra nacionalismos bacocos e tento, mesmo num blog amador, tentar ver a competição no BB com a maior imparcialidade possível, mas nada disso me impede de deixar a seguinte mensagem aos bravos da Armada Nacional: Boa sorte, por aqui estamos todos com vocês, mas eu QUERO VER UMA BANDEIRA VERMELHA E VERDE ENTRE AS QUATRO QUE ESTARÃO NA FINAL EM PIPELINE!!!

Fica um video do nosso capitão de equipa!

Manuel Centeno Ep.2 | Indonesia 2010 from DEEPLY TV on Vimeo.




P.S: Deixo um pedido aos leitores e visitantes do nosso estaminé: deixem-se de comentários xenófobos quanto aos atletas brasileiros, assim como agradeço que os "zukas" não venham para aqui arrogantemente lembrar que ainda nenhum português conseguiu ser campeão do Mundo. Relaxem. Quanto mais não seja porque, já dizia o Gabriel o Pensador, "Racismo é burrice".



Bons Tubos

4 comentários:

  1. se leres bem os comentarios acho que xenofobos sao os brasileiros, ou quantos comentarios feitos por brasileiros a elogiarem tugas, cangurus ou havaianos ja viste por aqui? pois é..é engraçado que eles só vem os seus compatriotas a frente e nao tem um pingo de humildade, o gt merece todos os elogios e louvores por aquilo que fez pelo bodyboard mas se eles fossem humildes ficava-lhes bem reconhecerem que o bodyboard nao é so gt..

    ResponderEliminar
  2. E atenção que o Centeno tem evoluído muito. Pode dar-nos umas boas surpresas este ano.

    ResponderEliminar
  3. E dó discordo numa coisa: garra temos de sobra. Falta é saber competir como, infelizmente, nos homens, apenas o Centeno e o Hugo Piinheiro conseguem.

    Boa sorte a todos. E sou patriota que chegue.

    ResponderEliminar
  4. Muy buen análisis! Ahora solo falta un análisis internacional! Pinheiro es un gran candidato a dominar las GQS, cierto, más problemas va a tener Porkito: Porkito sería un rider a destacar en los GSS pero.. para acceder ahí hay que pasar por los GQS primero, que son campeonatos en olas malas. Es el gran fallo del nuevo formato. Los 8 que pasen a las GSS todos los años van a ser los especialistas en olas pequeñas y esto no sirve para los Grand Slam. Creo que Centeno hará buen papel este año. (entre los 10 primeros)

    ResponderEliminar