sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

World Tour - o Aussie

São todos candidatos, são todos os melhores do Mundo e, a julgar, pelos sites e publicações especializadas em Bodyboard a todos os atletas que não nasceram na Austrália pouco mais resta além de lutar pelas sobras da brigada aussie. A este fenómeno, chamo-lhe: a magia do podcast.

Ninguém como os australianos sabe como trabalhar a imagem dos atletas. Se é verdade que até temos o pardoxo de vermos a marca da moda sem site há três anos, por outro lado, não há grom que não tenha o seu próprio vídeo: editado como não se vê em mais lado nenhum, com ondas mais ‘bodyboard’ que em qualquer outro lado e com manobras que, indiscutivelmente, sacam como poucos. Estilo, assim como bom marketing, não lhes falta. Bem pior é quando são obrigados a surfar mais que os adversários ...

Desde 2007, que um australiano não vence um mundial. Ganharam brasileiros, havaianos e agora até o ‘underdog’ Amaury limpou um título que todos, mesmo os que não o assumiam, queriam. O argumento é sempre o mesmo: não lhes interessa um Mundial com fracas ondas. Pois no Fronton, onde ninguém foi capaz de dizer que não queria ganhar, voltou a ser o tal havaiano a ganhar o (maior da história?) simpático prize money.

Na tabela da IBA a verdade é indesmentível. No top ten, são tantos os sul africanos e brasileiros como os australianos, e nenhum chega aos três lugares de topo. Este ano, a minha previsão é que o cenário não será muito diferente. É certo que Ben Player será, provavelmente, o melhor bodyboarder do Mundo e que Ryan Hardy tem um estilo tão requintado que chega a irritar, mas será que isso chega? Duvido. A minha aposta aussie é no David Winchester.

Tem a linha apurada, brilha em qualquer mar e parece, pelo menos à distância, bem mais motivado que os compatriotas. Dizem que dá motivação ter duas filhas para alimentar e o Winny parece, mais que nunca, pronto para começar a amealhar vitórias. Na alta competição – e mesmo que raramente o pareça, é de alta competição que se fala no top tem da IBA – é entre as orelhas que se vencem provas e é, precisamente, nessa zona que os aussies mais falham. A mim, o Winchester parece-me diferente.

O título foi de Hubbard, passou com toda a justiça para Amaury, e agora já muitos o entregam ao “orgulhoso” PLC. Mas as etapas parecem feitas à medida dos pesos pesados. Alguém tem lata para riscar o GT da lista de favoritos?

Winny



Bons Tubos

20 comentários:

  1. Os meus candidatos já sabes quem são!
    TL

    ResponderEliminar
  2. Eu tenho, e assumo-o sem pudor. Pra mim GT está fora, pode eventualmente brilhar em Pipe e arrebatar uma etapa brazuca mas fica-se por aí.

    Tenho pena de um dos bodyboarders que mais admiro não entrar na luta este ano: Rawlins.
    Assim as minhas apostam vão para o Novy, que está (como sempre) a brilhar no free surf hawaiano, resta saber se têm o que é preciso quando a buzina se ouvir.

    ResponderEliminar
  3. Filipe A.
    Nunca excluas um gajo com 6 títulos mundiais e, salvo erro, 5 vice-campeonatos ainda para mais quando ainda no ano passado ficou no pódio. Mas eu sou suspeito: acho-o o melhor bodyboarder de sempre.

    Quanto ao Rawlins, é de facto uma pena que não participe, mas se queremos o BB profissional tem de ser assim: ou trepa na hierarquia ou não brinca com os graúdos. O Novy? Nem discuto que é um dos melhores bb's do mundo e um dos que eu mais gosto de ver, mas acho-o verdinho para ganhar um Mundial.

    Cocas

    ResponderEliminar
  4. Cara, respondendo a pergunta, GT não tem que provara mais nada, todos os anos que corre o tour está entre os 5 melhores, então será surpresa para mim se ele for campeão mundial esse ano

    ResponderEliminar
  5. não será surpresa* , corrigindo, o comentário acima.

    ResponderEliminar
  6. Off-Topic,

    Boas,

    mas era só para verem este video,...

    http://vimeo.com/19837081

    Não querendo puxar a brasa à sardinha da Figueira...

    Boas Ondas,

    Ricardo

    ResponderEliminar
  7. Filipe, tu es um louco! Colocar Novy como favorito e tirar o GT. Leia a vert mag desse mes e veja quem Damian King admira, veja quem Rawlins cita como o melhor bodyboarding do mundo , e pergunte ao PLC o mesmo. Tu esta sendo influenciado pela modinha australiana.
    Neste novo formato em que se as ondas forem verdadeiramente extermas, GT é favorito.

    ResponderEliminar
  8. até posso admirar o novy mas daí a dizer que ele passa de maior da aldeia a campeão do mundo... o gt é uma conjugação muito poderosa de talento, vontade, dedicação e experiência (porque a escola da vida é a melhor que temos na vida inteira)

    ResponderEliminar
  9. sim senhor cocas...alto texto....foi talvez o melhor texto que li aqui....concordo com todo o que dissete...sempre vi o winny como o aussie mais motivado para competir...

    qt ao gt..nao acredito....meto o quue quiserem que nao ganha nada...

    e ha uma coisa que eu odeio:

    pq e que a merda dos brasileiros so veem o gt a frente????fodasse, ja mete nojo....o gajo ja ta velho...foi um grande bb?foi!! mas o surf dele é tudo menos actual!!!!!

    acordem pa vida, nao vivam no passado....e aprendam a SURFAR!!!!!

    sim, o ultimo video do URI é no shock é uma merda..é merda, tem um estilo horrivel, nao tem linha....que mais? o vosso mal, e que nao são humildes,,,e acham-se os maiores....

    eu, acho que devia haver uma lei , que vos tirasse do mundial....ninguem devia ser obriago a ver o vosso surf!!!

    ps-se os aussies nao ganham este ano, la se vao os argumentos co caarago

    ResponderEliminar
  10. os brasileiros tem um problema muito parecido com alguns tugas..nao sabem ser isentos e ver as coisas como elas sao.
    o gt é dos melhores ou foi, mas ja la vai o seu tempo, alias se ele é favorito o mike tambem o é.
    é um pouco como o ronaldo e o messi, como portugues tenho orgulho de ter um ronaldo, mas o messi é um fora de serie, nasceu com um dom e comparem o que compararem o messi tá muito a frente do ronaldo, e tenho que ser humilde para o admitir.
    os brasileiros sempre se acharam os maiores e sao uns sabichoes do crlh, mas sao tao espertos e em 20 anos so tiveram 1 grande bodyboarder, que teve que sair do seu pais para ser o que é hj.
    vao maze trabalhar cambada de xulos..

    ResponderEliminar
  11. É a minha opinião Cocas e irmãos brasileiros. Não por ser um admirador de aussies (que sou verdadeiramente), também me agradam vários riders brasileiros como o Magno, Otávio, Peruzim, Pedra, etc.
    Simplesmente não vejo o GT como ameaça, com a garra de outras épocas onde era simplesmente implacável, já pra não falar na prancha que é pra mim o verdadeiro calcanhar de aquiles do Guilherme, é muito má pra ser verdade.

    ResponderEliminar
  12. o texto tá perfeito cocas, parabéns. lool po esquadrão anti-brasil.

    ResponderEliminar
  13. Vcs portugas sao invejososo nunca tiveram um campeao mundial, o resto se o campeonato respeitar as condiçoes ideais de onda GT responde voces.

    ResponderEliminar
  14. o tamega ganhava no tempo em q a quantidade era melhor q a qualidade, hj em dia vale + um bom rollo q 5 bellys na mesma onda.

    ResponderEliminar
  15. E vens logo falar de rolos? quando o GT é quem melhor os saca de todos os bodyboarders do World Tour?

    Se o GT usasse Churchill e NMD, e aparecesse nos filmes da moda, todos o adoravam.

    Voçes adoram comer o prato do dia não é?

    ResponderEliminar
  16. voçes brasileiros criticam o mike pq so foi campeao quando se fazia o mundial em pipe, e o gt? so ganhava na epoca em q valia a quantidade e nao a qualidade.
    hj em dia da-se valor a qualidade, tecnica, estilo e ai o gt esta em desvantagem com muitos outros.
    o gt é uma referencia do bodyboard, mas para voçes é o unico, os outros nao existem e nem merecem sequer distinçao.
    em relaçao ao prato do dia é simples, quando vamos ao restaurante comemos o prato do dia, sai mais barato e ficamos de barriga cheia, voçes vao armados em ricos comer lagosta pagam um balurdio e ainda saem de lá com fome, os burros usam umas palas nos olhos para so poderem olhar em frente e nao olharem para os lados e voçes pelos vistos sao iguais..

    alias basta ver quem foi o campeao mundial este ano..é australiano? e o campeao do wild wave no fronton é australiano? usa nmd?
    a mim o que me parece é que voçes tem muita inveja dos australianos mas eles tem feito muito pelo bodyboard e voçes ai no brasil o que tem feito?
    façam por evoluir e nao se peguem ao passado e aprendam com os havaianos, australianos..

    ResponderEliminar
  17. Calma nem todos somos brasileiros!!! Para dar crédito ao Tamega não é preciso ser Zuca é preciso sim ver para além do que nos põem no prato.

    E olha que adoro ver o Pierre, o Mitch, e todos os bons bodyboarders do momento.

    Mas parece há muita gente sempre pronta a colocar qualquer puto Australiano que aparece num filme da moda num pedestal.

    ResponderEliminar
  18. Por que tantos comentarios agressivos aos brasileiros? Em especial a GT? O cara é 6x campeao e 6x vice mundial... E temos Paulo Barcellos e Uri Valadao como campeoes tambem, sem contar as meninas q sao praticamente imbativeis... Merecemos todo respeito... E nao vejo brasileiro falando mal de portugueses, porque tanta raiva? Sera que quando desembarcam pra competir ai nao sao bem vindos?????

    ResponderEliminar
  19. E o mike nao merece respeito da vossa parte? penso q sim, mas será q o respeitam?
    estão sempre a rebaixa-lo em relação ao gt, estão sempre a desvalorizar os seus feitos e estão sempre a fazer comparações de q o gt é melhor q ele, quando merecem os dois respeito.
    alem disso nunca vi um elogio seja a quem for q nao seja brasileiro, tambem ficava bem elogiarem os q nao sao brasileiros, e deixarem-se de comparaçoes.

    ResponderEliminar