sábado, 7 de agosto de 2010

Campeonatos



Desde que vi as previsões para a primeira etapa do Nacional, nos Açores, que estou sem saber que dizer. Campeonatos no Verão, campeonatos sem período de espera, campeonatos em ondas que não dignificam a imagem da modalidade. Já critiquei tudo isto anteriormente e, em nome da coerência, podia repetir tudo. Mas não o faço.

Porque se isto está tudo mal, a alternativa seria pior. Mais uma vez, o que nasce torto... Mas também, mais uma vez, a existência de um campeonato de bodyboard é um milagre assente nos ombros de alguns carolas. A boa vontade e o esforço de uns poucos em prol de uma modalidade que é de todos justifica algumas aberrações como bodyboard em 20 cm.

Todavia, é impossível não constatar que a competição sai prejudicada, pois não acho que o melhor bodyboarder seja aquele que melhor surfa marrecas; a motivação de alguns jovens competidores também, pois gastar dinheiro para ir aos Açores tentar mostrar qualidades em 20 cm também não é apelativo. E finalmente, e sobretudo, a imagem da modalidade também não sai incólume.

Infelizmente, a excelente a cobertura televisiva da televisão regional acaba por ser um presente envenenado, pois mesmo as melhores imagens não são grande propaganda para o bodyboard. É uma pena, pois sei bem o esforço e empenho que a organização, nomeadamente, a União de Surfistas e Bodyboarders dos Açores, personificada no meu amigo Pedro Arruda, colocam neste evento. E, que diabo, custa que Neptuno não lhe tenha dado a mão desta vez.

Eu, por mim, darei a minha, até com esperança, não só neste campeonato, mas, sobretudo, no próximo. E que tenha mais de três etapas, que não me parece que seja o modelo mais justo.

7 comentários:

  1. Os campeonatos são em prol de todos? Que vantagens trás um campeonato a quem não compete ou a quem não se interessa por competir? É que quando se diz todos deve ser mesmo todos e não só alguns. Eu a pensar que eram apenas em prol de quem os organiza e de quem neles entra. Explica lá isso.

    ResponderEliminar
  2. A melhor maneira de consolidar uma modalidade dita desportiva e, como tal, angariar patrocínios e possibilitar que uma franja de praticantes se imponha como uma elite que a divulgue é a competição. Campeonatos.

    É a diferença entre teres uma modalidade forte, com uma indústria robusta que a alicerce, e um chinquilho ou uma pelota basca.

    É que não me parece que mesmo o "free surf" profissional que, no BB, apenas alguns aussies conseguem manter, seja suficiente.

    Mas se és dos que acha que isto é bom e queres guardar "o mel" só para ti, então é bom que vás treinando com pranchas de madeira. Diz que é mais "soul"...

    ResponderEliminar
  3. Que triste argumentação. Então quem não gosta ou não participa em campeonatos devia surfar de prancha de madeira!?! É triste a falta de argumentos...

    ResponderEliminar
  4. Os argumentos são para quem sabe ler. E saber ler não é juntar letras para formar palavras e com as palavras fazer frases. Se não percebeste o que quero dizer, então talvez não estejas em condições de para termos esta conversa. Mas boas ondas para ti na mesma.

    ResponderEliminar
  5. Tenho a impressão que ninguém sabe ler o charles, porque o que ele diz nunca é bem o que queria dizer. Este é o resultado de quem percebe pouco dentro de água querer falar muito fora dela. Já agora pela tua lógica as escolas de bb também são muito importantes porque se não existissem não havia quem começasse no bb. É estranho ver que 99% dos bbers começaram sem qualquer escola e isso não lhes fez diferença nenhuma. Fico na dúvida se as tuas perspectivas são derivadas da falta de visão ou se há qualquer outra coisa em jogo...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo. Não saber ler é uma coisa, ler o que não está lá escrito é outra. Parece-me que tens a cabeça formatada a uma escola retrógada, antiga e fechada. O que percebo dentro de água ou não, é um argumento ainda mais fraquinho. Porque aquilo que sei ou não sei está sempre a mudar, porque estou disposto a aprender e a evoluir. E, pelos vistos, tem sido mais fácil para mim evoluir dentro de água que tu fora dela.

    E sim, há muito em jogo: o futuro do bodyboard. Algo para que tu e os do teu "clube" se estão positivamente a cagar.

    ResponderEliminar
  7. E sim, vai mesmo aprender a ler. Faz-te falta abrir a cabeça. Farto de velhos do Restelo estou eu.

    ResponderEliminar