domingo, 27 de maio de 2012

Iba World Tour - Winny Wins

Ponto prévio: é indiscutível a justiça da vitória do Winchester. A última onda do heat, valeria facilmente sete pontos (precisava, salvo erro, de 6.54) e foi seguramente a melhor da final. Discreto mas regular, em Arica o Winchester selou finalmente a sua entrada na corrida ao título de 2012.

Três provas com três vencedores diferentes - Hubbard, Rawlins e Winchester - seriam pronúncio de um grande campeonato, mas há nuvens no ar. Os critérios dos juízes da IBA são, simplesmente, incompreensíveis e tiveram neste campeonato dois erros que, sem influência directa no resultado, me assustaram. O Dez que ficou por dar ao Hubbard no penúltimo dia - ver video no post que ficará para a história deste blog como o seu "maior tiro ao lado" - tinha sido até agora o ponto alto das risadas. Hoje, o Mike Stewart ficou com esse destaque - 360º a abrir, tubo e no final um invert que o fez, literalmente, sair da imagem. Os júris? Não deram dez.

Sabemos que há atletas mais rentáveis que outros, que os há mais populares e menos queridos, que os há capazes de vender mais, menos ou nenhuma prancha. Sabemos tudo isso, mas a dualidade de critérios precisa MESMO de ser um pouco mais disfarçada. Já basta que desenhem heats à mão sem explicar os critérios.

Notinha: Pareceu-me que o GT surfou a final com um Gato carimbado no slick da prancha. Refresh em grande forma!

Bons Tubos

3 comentários:

  1. Estava torcendo pro GT, mas o Winny mereceu. Com 2 terceiros lugar e uma vitória passa a ser o favorito para o título. GT voltando em grande estilo depois de faltar The Box, mais uma vez provou ser o melhor competidor que existe. Teve o azar de pegar um Winny inspirado e com sorte pra achar aquela onda no último minuto. Se tem uma coisa que eu quero estar vivo pra ver, é o sétimo título do GT. Hoje bateu Amaury, Jeff e PLC. Se continuar assim nas demais etapas, o sonho está mais do que vivo, apesar de ser um trabalho bem difícil. Também achei o julgamento inconstante, certos riders são claramente agraciados com notas mais generosas que outros. Em relação a prancha do GT, acho que era o adesivo da Tomate Surf Shop (vi perto do tail) que deve estar patrocinando ele. Não vi o gato, acho difícil ele largar a WR. Será? Fiquei curioso.

    ResponderEliminar
  2. Arthur,

    A vitória do Winchester é limpinha - é uma grande onda e muito bem aproveitada - e ele mereceu-a. Só não percebi onde andava o GT, porque entraram duas ondas muito boas. O Winny até se deu ao luxo de escolher ...

    No Heat com o Jeff a sorte esteve com o GT. Se vai ao sétimo título? Se queres que te diga, nem me interessa muito. Gostava era que tivesse condições e pica para andar no tour por muitos e bons anos ... se isso acontecer ...

    Cocas

    ResponderEliminar
  3. Exatamente, Cocas. Logo depois que o Winny falhou um tubo ele pegou uma onda e falhou também, enquanto o Winny voltou e ficou na prioridade sozinho. De qualquer forma, também achei a vitória muito justa! Eu queria muito ver o GT ganhar outro mundial e, independentemente disso, quero vê-lo no tour por muitos anos. Infelizmente, pelas declarações dele, não parece que é sua intenção. Veremos.

    ResponderEliminar