Com os tios Mike e Ben, o nosso desporto ganhou classe. Com o Eppo ganhou ar. E com o miúdo Guilherme ganhou força. Foi o primeiro que vi a brilhar em "buracos" e o primeiro a fazer gala da agressividade no ataque à onda. Todos fizeram escola. Mas um, só agora começa a ser reconhecido.
A resposta é recorrente, mas só me apercebi disso com a grande entrevista do Rawlins aqui à casinha. E a conclusão é, no mínimo, complicada de descrever geograficamente. É possível um brasileiro ser o pai de todos os australianos?
Cada vez que alguém apanha uma estrela aussie para dois dedos de conversa, a primeira referência a saltar é o boogie com nome de automóvel. Quem não gostas de apanhar num heat? Quem foi a tua influência? Quem gostas mais de ver? E todos - sim, eu sei que todas as generalizações são abusivas - incluem o guerreiro Guilherme Tâmega.
No total, são seis títulos de campeão do Mundo o que, para ser simpático, dá para juntar o Hubb, o Player e o King num saco, amarrar e entregar aos senhores da Al Merrick. Além disso, há muito que provou ter outra característica própria das lendas do Desporto: uma longevidade absurda. Bateu-se com Mike nos gloriosos anos de Pipe, andou no topo durante quase uma década e, depois de sobreviver durante os anos da guerra King/Player, ainda no ano passado esteve na luta até ao fim. Este ano, disputou ao, ainda campeão do Mundo, Jeff Hubbard a final do campeonato dos Estados Unidos. O mais assustador? É que se o deixarem, não está com vontade de abrandar.
Vendo os moços surfar, não é difícil identificar as semelhanças. Ora digam lá que outro bodyboarder poderia mandar O backflip do Pierre no Iba Tour? E quem terá ensinado o Hardy a fixar a ideia de que "os tubos duram sempre mais um bocadinho ..." E as pauladas do Rawlins? É como disse. Geograficamente complicado de explicar, mas inegável. O Tâmega é mesmo o pai de todos os aussies.
Sem vergonha, deixo a dúvida. Não será, assim por mero acaso, que o Guilherme Tâmega ainda vai acabar por roubar mais um título ao tio Mike? Os títulos e a descendência justificam a pergunta: será o melhor de sempre?
Bons Tubos
Se o GT é o pai, o Mike é a mãe.
ResponderEliminarCharles, o Mike é pai de todos. Agora, estou cada vez mais convencido que o o estilo australiano nasceu no ... brasil. O que, convenhamos, é uma ironia brilhante.
ResponderEliminarCocas
Tomates são tomates. Australianos, brasileiros, havaianos ou portugueses. Isso do estilo é que já não sei. Eu gosto é de BB. E o que o Tâmega tem em comum com os outros nomes que o Rawlins citou (e com o próprio) é isso: BB. De altíssima qualidade.
ResponderEliminarO brasil teria varios guilhermes no topo do ranking iba se tivesse as ondas e os patrocinios q os aussies temm....
ResponderEliminar"pocador"
ResponderEliminarNão acredito. Nem duvido que mts bons boogies zucas pudessem andar no top IBA, mas meu amigo GT só há UM!
Cocas
GT é o bodyboarder mais completos de todos os tempos...sem a menor dúvida! Sua agressividade, alinhada a seu estilo influênciou toda esta geração que disputa o tour mundial!
ResponderEliminarO MAIOR ÍCONE DO BODYBOARDING EXTREME DE TODOS OS TEMPOS, NÃO TEM PARA NINGUÉM... Alguém ai já viu algum outro boogie a surfar Pipeline completamente STORM, MEXIDO E GIGANTE batendo nos lips como se estivesse fazendo em ondas de 1 metro?
ResponderEliminarObrigado G.T por tudo que já me ensinastes
J.Urdan
www.urdanlife.com/blog
Eskeci de citar, EXCELENTE TEXTO Cocas, muito bom... Obrigado pelo reconhecimento deste ZUCA extreme total...
ResponderEliminarJ.Urdan
Estao-se a esquecer duma pessoa: Mr. Jonu Bruce, certamente que também vai ficar para a história do body
ResponderEliminarAlém dos títulos conquistados, vc esqueceu de citar os vices campeonatos (6X no total) coisa que muitos nem chegaram perto. Admiro o Mike mais ele foi e sempre sera o mestre em Pipeline onde o mundial era disputado em unica etapa. G.T venceu o campeonato mundial em outro formato (World Tour, em diferentes ondas o k lhe da mais crédito.
ResponderEliminarE ha admiração não fica restrita ao aussies Pierre,tbm é fã do G.T.
Joaquim
O engraçado é que a maioria das pessoas que falam de ondas pequenas no brasil, não o conhecem, quem ja veio para Santa Catarina principalmente a ilha de Florianópolis sabe do que estou falando, isso sem contar os beach breaks do Rio de Janeiro, os Reefs de Espirito Santo, o beach break catarinense Estaleirinho, os fundos de pedra da Bahia, ai poderiam falar que no brasil não temos ondas boas!!! o nosso problema, é que a porra dos organizadores teiman em fazer campeonatos onde há publico, e acabam por estragar tudo!!!greengo estaleirinho brasil!!!
ResponderEliminarAcho que se o Brasil tivesse ao menos um salário regular a cada bodyboarder teria mais de 20 nas primeiras posições, por que são poucos os que tem um salário, Brasil é Brasil e temos altas ondas, infelizmente não são divulgadas através de campeonatos, acaba sendo mal vista pola comunidade mundial do BB.
ResponderEliminarAloha!
(boa discussão que aqui vai, obrigado aos participantes)
ResponderEliminarO Uri, disse numa entrevista aqui que se n fosse brasileiro o GT teria 10 ou 15 titulos mundiais. Não duvido.
Mas meus amigos, não o acho comparável aos restantes zukas. O estilo é diferente, é dele e mais ninguém lhe chega perto. Próximo, só mesmo os aussies - que são loucos - e mesmo assim, só aceito comparações de Hardy para cima.
Cocas
(mais uma vez, gracias, pela BOA discussão)
gt com certeza é o melhor de todos os tempos..
ResponderEliminarmuito facil descobri.. ele foi 6 vezes campeao e 6 vezes vice.. quando foi vice a primeira posicao sempre era alternada.. nunca um mesmo competidor.. veja quantos titulos ele disputou e assim vai saber quem é o melhor e mais regular desde os tempos antigo...
comparar mike com gt? minha opniao é q isso jamais deveria ser feito.. pra mim o mike nunca surfou como gt.. nem antes nem hoje.. é visivel nos videos antigos q gt sempre foi mais power.. mike so é oq é pq o bb se resumia em pipeline.. e a experiencia do mike que contava nesse caso..
mas enfim.. é uma lenda e o esporte deve muito a ele.. porem nao podemos fechar a cabeca pra sempre e ficar falando do mike como se ele fosse um exelente competidor como gt.. nunca foi e nunca sera.
gt fez o esporte evoluir.. e hoje ele evolui junto ao esporte.. com essa nova geracao ( jeff, hardy,rawlins, pierre entre outros) ele continua junto e disputando com todos..
é isso ai..
minha opniao..
texto muito bom amigo.. ta de parabens
tamega é o rei do body board,nunca vai ser abatido
ResponderEliminarprimeiro quero apresentar me : me chamo marcio macedo, ( conhecido como macedo) 38 anos..pai..hj sou funcionario federal. no começo dos anos 90, abri a primeira bodyboard shop no rio de janeiro, precisamente na galeria river junto com meu socio marco que nutre a marca até hoje. era uma epoca boa do esporte, patrocinamos o circuito estadual, atletas como pablo rodrigues( grande abraço p vc pablo) paulo " sakinho" barcellos ( dispensa apresentaçoes), marcello "beleza" pedro ( ultra big rider), se não me falha a memoria o hermano castro ( abraços p ti tb irmão) entre outros...respirava BB nessa epoca, mas vou bem mais atras...comecei a pegar onda com 13 anos..1985...até hj dou minhas caidas sem compromissos é claro mas SEMPRE amarei nosso esporte. nessa epoca, existiam grandes circuitos, ABBERJ, BLISS COMPETITION, o castelinho da cashemir bouquet e até participei de alguns... ali, eu vi nascer um lenda : GT ..duelos incoparaveis com marcelo siqueira ( quem não se lembra?), 'criador " de um estilo de shape com o bico mais largo que todos seguiram (comprei até uma OMBAK com ele...), caidas épicas no posto cinco para o crowd que sentava na areia para ve lo...um "garoto" que já despontava mesmo amador..depois encarou pipe com mr mike e não demorou para destrona lo em sua propria casa...GT era um exemplo..lembro me de ter voltado de los angeles com uma mach 77 na bagagem...que prancha!!! um dia, cai no 5 e ele pegou minha prancha..se amarrou e disse que seria legal cair com ela no mundial ( aquela época so se podia competir no mundial com pranchas da morey)..fiquei amarradaço..."porra, o cara se amarrou na minha prancha !!!" o tempo passou, trabalhei com o esporte representando a TOOBS aqui no brasil junto com o marco e ele ainda no auge. me afastei, veio a GOB, IBA..etc...e GT sempre colecionando vitorias e titulos. hj, faço esse comentário sem ter o menor receio de estar errado : GT é SEM duvida o maior bodyboarder que já existiu...se fizermos um paralelo, algo como o romario na grande area : inigualavel, kelly slater no surfe : praticamente um "deus" para eles surfistas...essas "lendas" surgem de tempos em tempos e vai demorar muito até que apareça outro. hj temos os aussies, claro, super talentosos, porém com "respaldo" para treinar e evoluir..em mil novecentos e oitenta e poucos,a historia do esporte era outra nesse sentido..para os mais novos deixo essa mensagem, mesmo pq não tenho e nem preciso estar aqui para elogiar o cara, apenas VIVI essa epoca e acompanho o esporte até hj..parabens guilherme pelo o que vc representou e representa no esporte, além de levar o nosso pais mundo afora..
ResponderEliminarforte abraço a todos e boas ondas
Macedo
duas coisas: se existe alguma influencia no estilo dos aussies é do mike, ou nao se lembram dos filmes na decada de 90, a fluidez a linha de onda dos aussies é tudo influencia do mike, ou será que não?
ResponderEliminara agressividade, o go for it, os tomates pra ir bater no lip é sem duvida influencia do gt..
mas é preciso diferenciar que o gt é dos melhores competidor do mundo, mas o mike é como um pai para o bodyboard, muitas das manobras foram inventadas por ele, sempre esteve um passo a frente, como dropar jaws gigantesco no celebre endless summer..a competir o gt é melhor, mas faz disso dele melhor que o mike? o mike é uma lenda e sempre estara no topo, o gt também é uma lenda que estara no topo ao lado do mike.
agora fazer sequer comparações de quem é o melhor, é de quem nao tem o minimo respeito pela pessoa que mais fez pelo bodyboard..
mas nada melhor que perguntar ao gt o que ele acha!
Anónimo, podia ter escrito isso mesmo: GT é fenomenal, mas como disse ao Cocas, se GT é o pai, Mike é a mãe. O que se chama "estilo aussie" é sem dúvida, o estilo de Mike. Quanto a GT, é pá: sem palavras. Só um cego ou louco desvalorizaria o que esse homem fez e faz pelo BB. GT e Mike são duas faces da mesma moeda: radicalmente diferentes mas fundadores do nosso desporto.
ResponderEliminarO mundo do Bodboard se divide em antes e depois de GT, até hj so existem dois estilos imitados por todos no mundo, o estilo do Mike, imitado por todos os australianos e o estilo do GT imitado pelo resto do mundo. Alem disso, toda a agressividade que fazem hoje em dia vem da linha GT antes dele ninguem batia tando no lip, e nem ficava realmente fundo nos tubos.
ResponderEliminar