domingo, 30 de janeiro de 2011

Welcome to the Revolution

É inevitável. Em todos os bodyboarders há uma costela de evangelizador. Com maior ou menor frequência, já todos tivemos de explicar porque vamos deitados, porque não fazemos surf, porque aguentamos as piadinhas todas ou porque o bodyboard não é um desporto de miúdos. Ora eu que vou deitado porque gosto, que não faço surf por opção, que até tenho umas boas dezenas de cabelos brancos, há muito que deixei de me preocupar com as piadinhas, mas nunca deixei o meu papel de evangelizador. Para o bem ou para mal, já são vários os bodyboarders que me devem a apresentação às ondas - um dos últimos é o vosso bem conhecido Mr Charles. Por isso peço desculpa ... - e mais que nunca acho que este será o ano em que as piadas acabam.

Em recentes sessões de evangelização ouvi dois comentários que me deixaram (ainda mais) optimista. Um amigo, a quem contei o investimento que a Red Bull ia fazer no BB, resumiu a coisa. "É o desporto ideal para uma marca que paga a gente para saltar de rochedos e de pontes". E não é que acertou na mouche? Há muito que a Red Bull adoptou uma imagem agressiva e que decidiu sustentar os mais loucos atletas do Mundo. Então e haverá competição mais agressiva que um bando de inconscientes a surfar em cima de calhaus? Não há.

Mas as piadas estão a acabar e o feito não se deve apenas ao mundial. Filmes como os de Porkito, Faustino e companhia, como os dos aussies ou aqueles pérolas do GT, ajudam a mostrar que o BB não só não é para miúdos como ninguém se destaca sem ter uma boa dose de loucura e um generoso par de ... bom. Coragem. A uma amiga - que ainda não sabe, mas que vai brevemente apanhar umas ondas - mostrei uns vídeos. O Hubbard em Pipe, o Hardy no Roam II, o filme do Player ... e o comentário foi inesperado. "Porque raio vos chamam rastejantes se passam a vida a voar". Não preciso de comentar, certo?

A verdade, é que nos últimos anos o nosso desporto mudou e esta época - assim o espero - vamos finalmente ter a ferramenta - uma IBA com algum dinheiro e um webcast digno - para mostrar ao Mundo que há um desporto verdadeiramente radical a ser praticado em ondas.

Diria eu - talvez inspirado pelos nossos irmãos egípcios - que está a chegar a Revolução.






Bons Tubos

7 comentários:

  1. E não é so a Red bull, a MONSTER também vai investir no body...

    ResponderEliminar
  2. Não sabia. Em quê? A sério?

    Cocas

    ResponderEliminar
  3. 1) quando eu perceber se com essa entrada nas águas entre o Lagide e o pico da Mota me salvaste a vida ou acabaste com ela, eu reajo em conformidade.

    2) já te explico ;)

    ResponderEliminar
  4. ya é a serio, nas estruturas

    ResponderEliminar
  5. http://rodrigo-rijo.blogspot.com/2011/01/campeonato-mundial-e-nacional-de.html

    mundial nos Açores confirmado!

    ResponderEliminar
  6. Excelente texto..

    Todos os "mais velhinhos" já passámos por tudo isto que o Cocas descreveu. Desde a evangelização (o sorriso de alguém que desce uma onda pela 1º vez é "priceless"), ao sermos alvo de gozo e escárnio.

    E é com alguma ansiedade que espero o desenrolar deste ano e a confirmação/afirmação do nosso desporto.

    E que deixemos de ser olhados como "aqueles maluquinhos" que se andam a arrastar nas ondas....

    Boas ondas

    Ricardo

    ResponderEliminar