quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ups & Downs

... até sei que não vou fazer amigos com isto. Aqui vai a minha versão dos originais Power Rankings.

Ups

1 - Jeff Hubbard
No ano em que o desporto evoluiu, lidera, surpreende e não tem facilitado. No final, mesmo que não leve o caneco, terá a certeza de que a primeira metade do ano lhe pertenceu.

2 - Guilherme Tâmega

Está mais perto dos entas que dos vinte e tem o melhor currículo da história do nosso desporto. No ano passado ameaçou e este ano volta a estar na luta. O que raio faz correr a "máquina"?

3 - Dave Winchester
Começou o ano como só mais um dos aussies - outro dos que colam demasiados autocolantes e ganham poucos heats. Mas está a sair da casca. Além de ser um bicho 'cool', parece-me ter um toque da linha do Hardy e uma bela dose da elasticidade do Player. Garantido, é que já mostrou ao que vem. Prone ou DK, o Winny está no jogo. Eu, agradeço.

Two Days With Winny from Michael Jennings on Vimeo.




4 - Mark McCharty
A história do sul africano é simples. No início do ano era visto como promissor, agora é visto como ameaça e capaz de ganhar qualquer heat. Falta vencer uma etapa do GSS, mas a promoção já ninguém lhe tira.


5 - Ryan Hardy
Ganhou onde o estatuto o obrigava a fazê-lo, mas nem é esse o principal trunfo que o homem d'"A Linha" tem. Quando o mundo se junta para aplaudir um bottom turn, quando é unânime em apontar para o bodyboarder com o estilo mais bonito do circuito e quando o próprio começa (finalmente) a ganhar pontos o melhor é que os outros se preparem.


Downs

1 - Andre Botha
Não quero saber se é vinho, charros ou pior. Não quero saber se é loucura, mau feitio ou um sentimento de superioridade quanto aos competidores. Não quero saber. O que me interessa é que um dos mais talentosos bodyboarders que vi surfar, um dos raros que nem nunca chegou a ser promessa - antes que alguém desse por isso era bi-campeão do Mundo - anda a perder tempo. Para os mais novos, os que não o viram em acção, fica a certeza - andamos a perder a oportunidade de ver um monstro sagrado do boogie e isso irrita.

2 - Damian King
Dois títulos mundiais e zero brilharetes nas duas edições do Mundial a que assumiu regressar para vencer. Como é que o dono de um free surf único - ver os dois bellys para tubo num dos mais recentes podcasts - e de um conhecimento do desporto próprio da elite - ouvir os comentários nas provas IBA - se dá tão mal nos heats? Dois 4ª lugares em Sintra? Fica uma mensagem: ACORDA!!

3 - Sintra
Tenho fotos do Gonçalo Faria a dropar bombas e a conseguir resultados em Pipe com que hoje só podemos sonhar em ver um português atingir. Mas será que em 2011 não haveria um atleta melhor preparado e mais capaz a quem entregar um wildcard? Mas além dos critérios estranhos da distribuição do bilhetinho mágico, as ondas moles de toda a etapa tornaram a nossa etapa na mais desinteressante até ao momento. Um problema de, com disse o HM, "overdose das etapas anteriores" ou mau planeamento?


Bons Tubos

World Tour - PAUSA

Ando há dias a ganhar balanço para comentar a etapa de Sintra. Ando há dias a controlar a vontade de dizer que a tropa tuga voltou a desiludir (em 2011, não haveria melhor que o Gonçalo Faria para entregar um wildcard?), mas que para compensar o Centeno mostrou finalmente até onde pode chegar. Ando há dias a ganhar balanço.

Ontem, vi e revi os resumos das etapas do Tour. Ondas de luxo e heats tão inacreditáveis como o nível de bodyboard, e porque não de loucura, apresentado na água. Aconteça o que acontecer, o Hubb a desfazer o puto Rigby, o GT a matar o Amaury ou a tranquilidade do Hardy na Box, são momentos e imagens que ninguém esquecerá. Mas depois chegamos a Sintra e tudo entra em Pausa.

Os candidatos não compareceram e, posso estar mal habituado, as ondas não ajudaram e as constatações parecem-me óbvias: os australianos vieram desconcentrados, os brasileiros surfam muito - o Uri é extraterrestre e para o perceber basta arrumar preconceitos saloios - e o Hubbard está muito bem colocado para limpar o título número três. Peço-vos que descontem o facto de eu ser fã do havaiano, mas sigam-me: está a surfar a um nível absurdo, está moralizado, foi o último dos candidatos a cair na "moleza" de Sintra e ainda tem a derradeira vantagem: o campeonato acaba em El Frónton, uma esquerda tubular, grande, agressiva onde no ano passado limpou tudo e todos e que terá um cheiro a casa... A maior ameaça? Parece um regresso ao passado, mas basta olhar para a classificação para ver que este ano não vai ser fácil 'matar' GT.

Agora, que o nosso "Dream Tour" vai sair da PAUSA em que entrou em Sintra, deixo uma dúvida: teremos mais um ano em que a potência australiana terá de arranjar desculpas para não levar o caneco? Já sei ... as ondas do Tour não prestam.


Cocas

sábado, 27 de agosto de 2011

Sintra Pro, As grandes melhorias

Duas grandes melhorias no Sintra Pro.

A primeira é um site com conteúdos interessantes e com a divulgação dos resultados em directo. Um feito inédito. A segunda grande novidade? Este ano temos comentadores em vez do tradicional desafio que era suportar os lugares comuns, com a pronúncia e os tiques forçados dignos de um rastafari de Sacavém.

Na água? Três heats, três vitórias e já está a descansar para o dia da final. Tresanda a vitória havaiana. Carrega Hubbard!!!!


Bons Tubos

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Dedo na ferida




Quanto ao nível do Bodyboard nacional, hoje acabaram as ilusões. Nem em "casa", um português conseguiu passar os trials.


Bons ... treinos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Number 3

O Player estava a surfar tudo, mas não aguentou o Rawlins em monstros. O Ryan Hardy queria voltar a ganhar e derrotou o "monstro" GT para chegar à final. E o Pierre Louis Costes só cedeu nas meias. O que lhes faltou? Rigorosamente nada. Mostraram vontade, garra, talento, técnica e um valente par de, pardon my french, tomates. O problema é que no campeonato estava um ET, capaz das manobras mais altas e de enfrentar, como se nada fosse, os lips mais grossos.



Depois de Pipe, agora o melhor bodyboarder do Mundo venceu em Puerto e passou para a frente do ranking. Será que depois do Amaury, será em Sintra que o Jeff Hubbard garante o Lucky Number 3. Estarei na areia a fazer figas.

Bons Tubos

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

A Liga das Ondas Extraordinárias

Éramos os melhores do Mundo. Tínhamos as melhores ondas, os melhores riders e poucas eram as comunidades nacionais tão organizadas como nós. Agora, discute-se a saída dos poucos portugueses no Mundial da IBA e um dos argumentos é, para meu espanto, a falta de ondas.

Com alguma razão? Talvez.

Pipe, Box, Arica, Puerto, não são decididamente comparáveis às ondas do Barbas, mas vão mesmo tentar convencer-me que nos faltam ondas? Na costa mais ocidental da Europa e expostos às simpáticas ondulações atlânticas, nós não temos ondas. É certo que não teremos a regularidade de swell de australianos e havaianos, mas em dias bons Carcavelos e os Supertubos não podem ser belos ginásios para Pipe ou Puerto? E o Reef ou a Pedra Branca não servem de warm up para os picos de pedra? Então e a Peralta, também não serve? E a Praia do Norte? E as "meninas" dos Açores?

A mim, longe de ser um expert em ondas da Liga das ondas GSS, parece-me que temos de tudo: areia, pedra, pequenas, médias e anormalmente grandes. Temos ondas rápidas, regulares ou imprevisíveis.

Além de uma das etapas do Mundial e de estarmos mais próximos de El Frontón que qualquer australiano ou brasileiro, à disposição ainda temos ondas tão diferentes como as da Cova do Vapor e a Cave. Vão mesmo tentar convencer-me que temos falta de ondas?

O luxo até pode ser efémero, mas nesta altura já não há quem duvide do salto evolutivo que o bodyboard deu e basta olhar para a folha dos heats dos 16avos em Puerto para ver que agora só joga a verdadeira elite. E não há quem jogue a brincar. Diria que é na sabedoria popular que se encontra a resposta: "Quem pode, pode. Quem não pode, arreia."

Nota: Ao que sei, o Pierre Louis Costes está a viver no Barreiro. Enlouqueceu? Desistiu de ser campeão do Mundo? Estará a surfar pior por isso? Não me parece nada, e a verdade é que o wonderkid francês continua entre as bestas sagradas.



Bons Tubos

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Banhada de fair play.

E de repente, numa passagem pelo Palavras de Sal (desculpem mas continuo sem conseguir meter links nisto) vejo que o Gastão Entrudo acaba de dar uma banhada de fair play. O direito à crítica é próprio dos países livres, mas raramente os visados têm poder de encaixe suficiente para o aceitar. Nesse campeonato o Gastão acaba de conseguir um brilharete. Fossem todos os atletas assim ...

"Quero só deixar aqui um breve resumo sobre a minha prestação no Mexico, em primeiro sobre os meus dois heats, penso que no 1o heat não estive ao meu nível, não me encontrei com as ondas, as condições estavam muito difíceis, eram poucas as ondas que davam para pontuar, mas sinto que podia ter feito melhor, já no 2o heat a historia foi diferente, aos 4 minutos de heat apanhei uma boa direita onde deu para fazer um bom tubo e sair com 2 rolos, sendo uma onda de set, limpa e bem surfada pensei que iria ter um 7,5 no mínimo, estive até aos 17 minutos de heat para me darem a nota, quando soube que era um 5 pontos e tal fui a baixo, desmotivei…dei o meu melhor até ao final da bateria, mas assim é complicado.
Agora só quero deixar uma coisa em claro, para que não veja noticias nos sites de Bodyboard que me deixam altamente perturbado; é muito complicado ou mesmo impossível manter um nível de bodyboard alto vivendo em Portugal,ou seja, o ano é feito por "picos", consoante as viagens que faço, o meu nível vai aumentando, após o Chile, sinto uma quebra gigantesca no meu surf, não existe sitio nenhum em Portugal que de para evoluir, ou mesmo treinar (maio a agosto)! Ao contrario dos portugueses, todos os outros atletas tem altas ondas onde só não vão aperfeiçoando a sua técnica como também evoluindo cada vez mais. Com isto não me estou a desculpar pela minha prestação até porque já só penso no Campeonato em Sintra…
Por motivos pessoais tive que regressar com urgência para Portugal não podendo ir ao meu heat hoje!

Boas ondas!

Gastão Entrudo"

De resto, repito, não confundir as críticas com falta de apoio. E, confirmando-se o que me contaram, aqui deixo um abraço especial ao Gastão.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Tugaria

Não está fácil olhar para o ranking do Mundial da IBA. Da mesma forma que se celebra a luta que envolve os lugares da frente, é duro ver as posições para que os nossos homens foram relegados.

Comecei o ano receoso, mas confiante que os nossos agentes iriam dar nas vistas. Afinal, via em Centeno os quilómetros e em Gastão a loucura necessárias para brilharem entre as estrelas e que melhor oportunidade alguma teriam para o fazer que estes GSS?

Mas a magia não tem aparecido. Aceito que os verdadeiros tops são predestinados, que alguns tenham condições com que os nossos nem sonham e que outros conheçam as ondas em causa como as palmas das mãos. Aceito tudo.

confesso que perdi as ilusões à primeira grelha de Pipeline que vi. O nível disparou, não há heats fáceis e, bem feitas as contas, sobram candidatos aos próximos ... dez títulos mundiais - agora, Hubb, Winchester ou GT, nos próximos quatro, o McCharty e o PLC, depois já estão a ser preparados os Rigbys e afins ...

E nós por lá? Tenho dúvidas. Tenho o Hugo Pinheiro como o nosso melhor bodyboarder e ainda não o vi entre os maiores. Vejo no Centeno o nosso bodyboarder mais profissional, mas não consigo esconder a desilusão com o surf apresentado nos heats. Pior que isto? Só a convicção que gente com o talento de Pinheiros e Centenos não aparece quando se quer.

Pegando este modelo de Mundial - nestas ondas, com estas condições e com um ou dois upgrades - o dinheiro em causa, globalmente, crescerá e com isso o nível da água irá disparar. Pior ficaremos nós, os que teimamos em não apostar na formação, nas competições internas e nas viagens de lazer para mais uma foto num tubo macio em vez de apostar em viagens de trabalho às ondas que magoam.

Não confundam as críticas com falta de apoio. Tanto como qualquer bodyboarder nacional, quero ver os nossos homens brilhar e continuo a achar que a qualquer momento um deles pode conseguir um brilharete.

Nós, os tugas, podemos não ser os mais ricos, os mais preparados ou os mais aplicados, até nos pode faltar alguma cultura, mas nunca fomos de desistir. Não acredito que o Centeno, o Gastão ou o Pinheiro o façam. Até chegar a sua hora, nós estaremos por cá para os apoiar.

Bons Tubos

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O bicho Ben

No comments



Bons tubos

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

O resto interessa alguma coisa?

Tropecei num tal de Todd Mcroie. Sei que é reforço de verão da polémica Toys, mas nada mais. Depois de ver o video, arrisco um palpite. Este moço cresceu a ver o Rawlins a surfar. Manda inverts como se quisesse partir o tecto, as rasgadas são feitas com o vigor da facada de um talhante, os ars servem para cumprir calendário e é evidente o potencial para o backflip.

Meus amigos, no aquecimento para o Zicatela, deliciem-se...

Todd Mcrorie 2010/2011 from Toys Bodyboards on Vimeo.



... e então. O resto interessa alguma coisa?


Bons tubos

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Welcome to Puerto

É o beachbreak mais pesado do Mundo. O único que impõe respeito mesmo aos bravos que conhecem a nossa estimada Praia do Norte. E aquele em que não há quem diga: "Estive lá e nem era assim tão pesado ..."

Já por lá vimos os nossos, já por lá vimos os deles - façam o favor de procurar o podcast da Volcom com Bruce Irons a experimentar uns tubos - e todos voltaram com tantas mossas como momentos memoráveis. Desta vez vamos - assim os deuses do webcast ajudem - poder assistir. E quem ganha?

Parece-me certo que um dos aussies chegue à final. O Winchester quer oficializar o ataque ao título, o Player é ... o Player e o Hardy quer provar que também ganha fora de casa. E quem fica com a restante vaga? Excluir o GT é parvoíce, o Hubbard precisa dos pontos e tanto o Pierre como o Amaury não podem adiar mais a entrada em jogo. Depois, resta a minha aposta: Mark McCharty. Garantidamente, o senhor do surf mais surpreendente desta temporada.



Bons Tubos