Não está fácil olhar para o ranking do Mundial da IBA. Da mesma forma que se celebra a luta que envolve os lugares da frente, é duro ver as posições para que os nossos homens foram relegados.
Comecei o ano receoso, mas confiante que os nossos agentes iriam dar nas vistas. Afinal, via em Centeno os quilómetros e em Gastão a loucura necessárias para brilharem entre as estrelas e que melhor oportunidade alguma teriam para o fazer que estes GSS?
Mas a magia não tem aparecido. Aceito que os verdadeiros tops são predestinados, que alguns tenham condições com que os nossos nem sonham e que outros conheçam as ondas em causa como as palmas das mãos. Aceito tudo.
confesso que perdi as ilusões à primeira grelha de Pipeline que vi. O nível disparou, não há heats fáceis e, bem feitas as contas, sobram candidatos aos próximos ... dez títulos mundiais - agora, Hubb, Winchester ou GT, nos próximos quatro, o McCharty e o PLC, depois já estão a ser preparados os Rigbys e afins ...
E nós por lá? Tenho dúvidas. Tenho o Hugo Pinheiro como o nosso melhor bodyboarder e ainda não o vi entre os maiores. Vejo no Centeno o nosso bodyboarder mais profissional, mas não consigo esconder a desilusão com o surf apresentado nos heats. Pior que isto? Só a convicção que gente com o talento de Pinheiros e Centenos não aparece quando se quer.
Pegando este modelo de Mundial - nestas ondas, com estas condições e com um ou dois upgrades - o dinheiro em causa, globalmente, crescerá e com isso o nível da água irá disparar. Pior ficaremos nós, os que teimamos em não apostar na formação, nas competições internas e nas viagens de lazer para mais uma foto num tubo macio em vez de apostar em viagens de trabalho às ondas que magoam.
Não confundam as críticas com falta de apoio. Tanto como qualquer bodyboarder nacional, quero ver os nossos homens brilhar e continuo a achar que a qualquer momento um deles pode conseguir um brilharete.
Nós, os tugas, podemos não ser os mais ricos, os mais preparados ou os mais aplicados, até nos pode faltar alguma cultura, mas nunca fomos de desistir. Não acredito que o Centeno, o Gastão ou o Pinheiro o façam. Até chegar a sua hora, nós estaremos por cá para os apoiar.
Bons Tubos
Sem comentários:
Enviar um comentário