quarta-feira, 31 de agosto de 2011

World Tour - PAUSA

Ando há dias a ganhar balanço para comentar a etapa de Sintra. Ando há dias a controlar a vontade de dizer que a tropa tuga voltou a desiludir (em 2011, não haveria melhor que o Gonçalo Faria para entregar um wildcard?), mas que para compensar o Centeno mostrou finalmente até onde pode chegar. Ando há dias a ganhar balanço.

Ontem, vi e revi os resumos das etapas do Tour. Ondas de luxo e heats tão inacreditáveis como o nível de bodyboard, e porque não de loucura, apresentado na água. Aconteça o que acontecer, o Hubb a desfazer o puto Rigby, o GT a matar o Amaury ou a tranquilidade do Hardy na Box, são momentos e imagens que ninguém esquecerá. Mas depois chegamos a Sintra e tudo entra em Pausa.

Os candidatos não compareceram e, posso estar mal habituado, as ondas não ajudaram e as constatações parecem-me óbvias: os australianos vieram desconcentrados, os brasileiros surfam muito - o Uri é extraterrestre e para o perceber basta arrumar preconceitos saloios - e o Hubbard está muito bem colocado para limpar o título número três. Peço-vos que descontem o facto de eu ser fã do havaiano, mas sigam-me: está a surfar a um nível absurdo, está moralizado, foi o último dos candidatos a cair na "moleza" de Sintra e ainda tem a derradeira vantagem: o campeonato acaba em El Frónton, uma esquerda tubular, grande, agressiva onde no ano passado limpou tudo e todos e que terá um cheiro a casa... A maior ameaça? Parece um regresso ao passado, mas basta olhar para a classificação para ver que este ano não vai ser fácil 'matar' GT.

Agora, que o nosso "Dream Tour" vai sair da PAUSA em que entrou em Sintra, deixo uma dúvida: teremos mais um ano em que a potência australiana terá de arranjar desculpas para não levar o caneco? Já sei ... as ondas do Tour não prestam.


Cocas

2 comentários:

  1. não foi bem pausa sintrense, foi mais a overdose anterior que deixou a audiencia mal habituada. a falta de profile do uri (culpa da iba) tambem não ajudou. pode-se até dizer que o uri teve o seu momento épico em sintra, afinal estava claramente no seu elemento..

    ResponderEliminar
  2. HM,
    É um bom argumento: a overdose anterior. Mas acho que o Uri surfa tanto - a beleza da coisa é outra conversa - como os aussies em mar grande. Acho é que alguém tem de fazer ver a CM de Sintra que a etapa tem de ser feita no inverno. Nunca será Arica, mas (com o mesmo dinheiro) pode ser uma etapa tão mediática e com (BOAS) ondas.

    Cocas

    ResponderEliminar