Além de vos deixar um Obrigado por passarem por cá, deixo-vos com o desejo de um 2011 cheio de ...
Bons Tubos
quinta-feira, 30 de dezembro de 2010
domingo, 26 de dezembro de 2010
Any given sunday
Filipe Cardoso, algures pelo Oeste.
(Foto gamada à Refresh.)
Nunca falha. Véspera de natal, de madrugada (ou quase) e a família reúne-se para a surfada. As ondas são, devo confessar, o que menos interessa. Ao tempo que a tradição dura e ainda está para vir o ano em que as ondas se destaquem. Desta vez não foi diferente e lá fomos para o melhor cantinho da margem sul. Uma ou outra onda - as suficientes para o Mr Charles ser derrotado em casa ... - e muita corrente.
Depois de uma noite com excesso de comida e vinho tinto, hoje a cama ganhou. O mar, provam os relatos, esteve de gala. Parece que foi o Domingo em que quem teve "unhas" deu o concerto de final de ano. Irritado por ter ficado em casa? Não muito. Por um lado, garante o windguru que eu não teria unhas para a sinfonia de hoje. Pelo outro, não acredito que a nossa costa não tivesse um lugar para me receber ...
Any given sunday, o mar mostra o que vale. E hoje, cheira-me, foi um desses Domingos. Estou curioso por ver as provas que, certamente, irão aparecer. A primeira já encontrei. O herói é o Filipe Cardoso, a espingarda é Refresh e a perfeição e o tamanho da onda não deixam dúvidas quanto à localização.
Pela motivação, à dupla daqui vai um sincero obrigado. Amanhã, de madrugada (ou quase) lá estaremos.
sexta-feira, 24 de dezembro de 2010
Feliz Natal
Dos amigos da Riraw TV e da Controversial Videos
MERRY CHRISTMAS from RIRAW.TV on Vimeo.
MERRY X-MAS///FELIZ NAVIDAD//CONTROVERSIAL VIDEOS from Controversial Videos on Vimeo.
O herói desconhecido
Imagens captadas no inside do Fronton e quem mostram um pouco do que foi a vida do herói anónimo do Fronton Challenge, o cameraman Seamus Makin.
EL FRONTON IBA INVITATIONAL - FRONTON LOVE ON THE INSIDE from phluidphilms on Vimeo.
E um pouco do trabalho do homem.
A SeamusMakim Showreel from phluidphilms on Vimeo.
quinta-feira, 23 de dezembro de 2010
Um boogie dos grandes
A isto chamo bodyboard com Power, Poder, Coice, Tesão, Garra, Excesso de Velocidade, Sem regras (contem as dropinadelas), Fora de Controlo (o que é aquilo aos 0.22?!?). A isto chamo um Boggie dos GRANDES!
Mr Jacob Romero
Bons Tubos
Mr Jacob Romero
Jacob Romero 2010 Profile from Chout Films on Vimeo.
Bons Tubos
terça-feira, 21 de dezembro de 2010
Hubb Talks
E chega, finalmente, a primeira entrevista de O Bom, o Mau e o Bodyboarder. Por sorte - e uma simpática disponibilidade do próprio - aqui fica uma pequena conversa com o Jeff Hubbard, bi-campeão do Mundo e 'dono' do Frónton.
Enjoy
Esta foi a tua vitória mais importante?
As minhas vitórias no tour da IBA em Pipe, no Chile e em Sintra foram tão importantes como esta. Mas o Fronton tem tanto ou mais prestígio que qualquer uma dessas.
Antes da competição começar quem vias como a principal ameaça à vitória final?
Qualquer um neste torneio era uma ameaça ou não tivessem sido escolhidos por serem os melhores do Mundo. Além disso, numa onda como o Frónton todos podiam conseguir pontuações alucinantes e isso tornava o cenário assustador.
Estiveste em risco até à última hora, como fizeste para conseguir recuperar a tempo da competição?
Lesionei-me há seis semanas quando treinava no meu pico “caseiro”. Tive muito cuidado com a alimentação e antecipei o começo do plano de treinos que tinha delineado para poder estar na competição. Depois de ter abdicado da prova em Confital, a minha atenção estava totalmente centrada no Frónton.
Como celebraste a vitória?
Fomos jantar com a maioria dos participantes. Bebemos uns copos e foi uma bela noite. Tempos divertidos.
São muitas as promessas para o próximo ano. Estamos a entrar numa nova era do Bodyboard?
Acho que para o ano o Bodyboard dará o maior salto qualitativo da sua história.
Será o ano do terceiro título? Quem vês como a principal ameaça?
Estou muito entusiasmado com o próximo Mundial da IBA. Tenho de me começar a preparar, mas agora é tempo de gozar o Natal. Depois regresso ao trabalho. Ameaça? É como disse, há muito talento e hoje em dia são muitos os que estão famintos por um título Mundial. Acho que no final, a coroa será entregue a quem a quiser mais.
Novidades quanto à nova colecção dos teus pró model?
Tenho andado a trabalhar nele e espero que brevemente já esteja nas lojas norte-americanas. À Europa, espero, chegará no verão.
És conhecido por usar um shape não só com bat tail, mas ainda com um desenho agressivo. O que te leva a fazer essa escolha?
É uma preferência. Ganho velocidade e controlo para as manobras que mais gosto de fazer – aéreos e saídas rapídas de longos tubos.
Peço-te um conselho para os leitores que queiram voar mais alto …
Acelerem, mandem-se e acreditem em vocês próprios. Assim, verão que conseguem fazer qualquer coisa.
Bons Tubos
segunda-feira, 20 de dezembro de 2010
Carcavelos Pro: o arranque do novo bodyboard português
Se todas as provas do Nacional fossem como o Carcavelos Pro, o bodyboard português estaria muito melhor. Boas ondas, boa organização, uma pequena mas abnegada e competente equipa de comunicação e um presidente que, eu sou testemunha, até chão lavou.
Infelizmente, o circuito não foi bom. Não se pode ter apenas um circuito com três etapas e com ondas como as que vimos nos Açores, ironicamente, a etapa mais pontuada.
É mau para o campeão, que não tem o crédito suficiente, e o Tiago Silva merece-o. Não que seja o melhor bodyboarder português. Não o é. Mas mostrou mais uma vez que sabe competir, que tem o que é preciso para aguentar a pressão (o heat com o João Barciela e o Hugo Pinheiro no Guincho provou-o) e que não envergonha o bodyboard nacional como seu campeão.
No feminino, venceu a Rita Pires com toda a justiça. A Catarina Sousa é uma campeã mas perdeu o título em Sagres. Sim, o facto de o circuito ter três etapas não ajuda, mas tal como no caso do Tiago, vence quem é mais regular e a Rita foi-o. E não me parece que os outros 11 títulos nacionais que possui tenham sido obra do acaso...
Tenho pena pela Joana Schenker, que é uma jovem talentosa mas a quem ainda falta uma ponta de "killer instinct" das outras duas senhoras que, por alguma razão, dominam o bodyboard feminino há mais de uma década. Mas o tempo dela virá.
Posto isto, há boas notícias: o Carcavelos Pro foi apenas uma amostra do que vem aí.
Em 2011 vamos ter mais etapas, melhor organização, melhor comunicação. O bodyboard português vai acompanhar a tendência mundial e dar um passo em frente no sentido de conquistar o seu espaço no Desporto através dos mass media.
Acabou-se a dependência de uma revista ou dos sites especializados. Foram e continuarão importantes para a identidade do bodyboard português, mas o desporto terá de sair da sua sombra. Está na hora de assumir a maturidade que há muito se reclama em fóruns como este ou como o Palavras de Sal, que eu e o Cocas ajudámos a criar. E precisamente com esse espírito: há que fazer mais e há que fazer melhor.
Em 2011, com a APB e com todos nós (que todos podemos e devemos ajudar) o bodyboard português pode ser, efectivamente, melhor.
Boas ondas
PS: para cobardia não está mal, não?
HUBBARD
E nesta altura, o Pierre Louis Costes está no quarto do hotel a ver vídeos do Hubbard. O Damien King está a escrever um post para o blog a queixar-se do vento. O Ryan Hardy está sentado, num calhau, com os olhos fixos na linha do horizonte. O Amaury está a fazer flexões. O GT e o Botha estão a mandar-se contra pedras. O Ben Player já partiu duas cadeiras no aeroporto porque não lhe vendem um bilhete directo para a Austrália. O Mike? Está a abrir as garrafas de champanhe para o melhor bodyboarder do Mundo, o que há dois meses tinha uma lesão na coluna, o que não vende pranchas, o vencedor do melhor campeonato de bodyboard dos últimos anos o JEFF HUBBARD!!!
Já agora, aqui deixo um GRANDE OBRIGADO À RED BULL
Bons Tubos
domingo, 19 de dezembro de 2010
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
domingo, 12 de dezembro de 2010
sábado, 11 de dezembro de 2010
Booooom
Está a chegar o primeiro circuito mundial PROFISSIONAL da história do Bodyboard. BOOM!
(Atenção ao Hubbard aos 3.57)
Bons Tubos
(Atenção ao Hubbard aos 3.57)
IBA 2011 WORLD TOUR - Promotional Clip from IBA on Vimeo.
Bons Tubos
sexta-feira, 10 de dezembro de 2010
Confital e conclusão de 2010
El Confital 2010 - Day 6 from IBA on Vimeo.
Contas feitas, Centeno e Gastão no top 24; Pinheiro, com uma época condicionada por uma lesão, fica de fora (27º lugar). Não foi falta de vontade, afinal, o homem lesionou-se na primeira prova da época, em Pipe, e arriscou ir ao segundo Grand Slam, em Arica, metro por metro, a onda mais perigosa do circuito deste ano, e ainda com a clavícula pouco solidificada. Faltou qualquer coisa, mas não o talento nem a garra.
Pessoalmente, tenho pena, mas ainda existe a possibilidade, (pouco honrosa, mas que se lixe), de estar no top 24 por desistência de alguém. Se a coisa não se proporcionar, tenho a certeza que estará lá em 2012. E, entretanto, temos dois portugueses de valor para levar a nossa bandeira. Gostaria que fossem mais, mas é o reflexo de um país com muitos praticantes mas poucos competidores.
PS: Não é só lá fora que as coisas estão a mudar. Por cá, está a haver um investimento sério por parte da APB no próximo circuito nacional e já em Carcavelos vamos ver algumas novidades. Não é só por aí que a coisa passa mas é um bom sinal. A ver vamos...
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Gandalf
Desabafo. Eu sei que se lesionou e que perdeu etapas importantes. Eu sei que o resto do ano também não foi fácil. Eu sei que teve algum azar. Não sei se deu tudo o que tinha, se teve condições para o fazer ou se foi vítima de outro qualquer imponderável. E nesta altura, sinceramente, nem quero saber.
A fazer fé nos rankings provisórios da IBA - é espreitar o PdS - no ano em que teremos finalmente um mundial de BB a sério, serão apenas dois os nossos representantes. Já de si, o número é miserável. Basta ir à Cova ou aos Super num dia de offshore e swell para ver que podiam ser mais. Muitos mais ...
Este ano vão o Centeno e o Entrudo. Dois bons representantes. O Centeno tem os quilómetros e o talento para fazer mossa e aplicando-se fica - arrisco já - na metade de cima da tabela. E o Entrudo, mais verde, tem tudo para ser uma das surpresas. Mas foda-se! Que chateia não ter lá o Hugo Pinheiro, lá isso chateia!
Mas pesando todos os factores e, naturalmente, uma boa dose da minha preferência, parece-me que o homem da Caparica seria a nossa melhor aposta para o combate com o pessoal do "calhau". Na água, tem velocidade e power mais que suficientes para os assustar e quando engata, já o provou, é capaz de mandar os melhores para a toalha. Tem quilómetros e, arrisco, o bem mais raro no desporto (e não só no Bodyboard) nacional: gosta de competir.
Pode ser que o ranking ainda seja afinado ou que, desculpem lá, um dos 24 não tenha € para ir a jogo, pode ser que ainda se safe. Esperemos que sim. Vou jogar ao Gandalf mais um bocadinho e deixar um palpite: o Centeno vai partir a loiça toda.
Manuel Centeno Ep.1 | Fun Sessions from DEEPLY TV on Vimeo.
Bons tubos
segunda-feira, 6 de dezembro de 2010
domingo, 5 de dezembro de 2010
sábado, 4 de dezembro de 2010
Uma nova era
Períodos de espera decentes, algumas das melhores ondas do planeta, um formato que privilegia os melhores bodyboarders, protegendo-os contra marcações caninas ou, pura e simples azar (cada um surfa três vezes antes da ronda de 16), com menos atletas mas nível mais elevado. E tendo em conta que há lugar para "wildcards", não se fecha a porta a talentos emergentos e alguma surpresas merecidas.
Isto é o que nos espera em 2011.
Ah... e depois de muitas queixas, algumas birras e gritos em frente ao ecrã do computador por causa dos webcasts, a coisa promete. Assim:
PS: Agora é esperar que os portugueses tragam para cima da mesa o seu melhor jogo. Queremos ser uma potência mundial do bodyboard? Então agora é a sério.
Isto é o que nos espera em 2011.
Ah... e depois de muitas queixas, algumas birras e gritos em frente ao ecrã do computador por causa dos webcasts, a coisa promete. Assim:
PS: Agora é esperar que os portugueses tragam para cima da mesa o seu melhor jogo. Queremos ser uma potência mundial do bodyboard? Então agora é a sério.
quinta-feira, 2 de dezembro de 2010
A blast from the past III
Mais uma pérola descoberta. Desta vez, o obrigado vai para a Movement.
Bons Tubos
Bons Tubos
Choradinho?
Digam-me por favor que estou enganado, mas é impressão minha ou no ano em que o Mundial de Bodyboard promete ser, finalmente, a "doer" não temos qualquer português no Top 24? O Pinheiro esteve lesionado, mas e os outros?
Além de isto me desgraçar as piadas sobre a grande carreira desportiva do Saca - alguém celebra um segundo lugar na primeira ronda como o ex-sapinho da Ericeira? - ainda tem o dom de me irritar. Quero acreditar que, pelo menos, um representante teremos na elite do Bodyboard Mundial, mas espero que o aperto porque estão a passar lhes sirva de lição. Confirmando-se o "novo" Mundial, acabaram-se as brincadeiras, as surf trips às Maldivas antes dos campeonatos em The Box ou as desculpas com a falta de apoios. Agora (espero eu) será preciso manter uma boa posição no ranking da IBA e - chamem-lhe palpite - trabalhar pelos resultados. Isso, cheira-me, será uma novidade para a maioria das vedetas do Bodyboard nacional.
Bons Tubos
Além de isto me desgraçar as piadas sobre a grande carreira desportiva do Saca - alguém celebra um segundo lugar na primeira ronda como o ex-sapinho da Ericeira? - ainda tem o dom de me irritar. Quero acreditar que, pelo menos, um representante teremos na elite do Bodyboard Mundial, mas espero que o aperto porque estão a passar lhes sirva de lição. Confirmando-se o "novo" Mundial, acabaram-se as brincadeiras, as surf trips às Maldivas antes dos campeonatos em The Box ou as desculpas com a falta de apoios. Agora (espero eu) será preciso manter uma boa posição no ranking da IBA e - chamem-lhe palpite - trabalhar pelos resultados. Isso, cheira-me, será uma novidade para a maioria das vedetas do Bodyboard nacional.
Bons Tubos
Subscrever:
Mensagens (Atom)