Cá pelo burgo, adoramos fazer nossos os males do Mundo. Dizemos mal do que é nosso, gabamos galinhas alheias e lamentamos o mau fado genético que condena ao fracasso tudo o que vai sendo feito. O Mundial de Surf em Peniche assim como o anúncio de um campeonato de ondas grandes na Nazaré, são dois belos exemplos.
De um lado, em vez de se celebrar o facto de, pela segunda vez consecutiva, o título mais relevante do Universo das ondas ter ficado decidido nas nossas ondas e por, também pelo segundo ano consecutivo, as nossas praias, o nosso público e a nossa capacidade de organização de grandes eventos - sim, o WT é um GRANDE evento - terem sido elogiados apostamos em dizer mal, em encontrar defeitos. Porque agora o surf é feito pelo ar - não percebo como é possível gostar de cut backs e achar aéreos entediantes - porque o Saca voltou a desiludir - ninguém lhe tira mérito de lá ter chegado, mas deixem-se de ilusões: tem um surf ultrapassado e não é do nível dos candidatos às vitórias - ou porque o investimento é demasiado grande para um único desporto - este é um disparate tão grande que nem comento ...
Na Nazaré o drama é diferente. Então agora os surfistas vão apropriar-se da "nossa" Praia do Norte? Ondas grandes e Nazaré são sinónimos de bodyboard e eles não nos podem roubar isso! Os cabrões!
Mais uma vez, toda a vossa - lamento, mas nada tenho a ver com isso - mesquinhez dispara. Comparar a realidade do surf com a do bodyboard é um exercício deprimente. Estão à frente em tudo, têm os euros, a cultura e as estrelas e nós ainda mal começámos a caminhar. Portugal, seja em Peniche, seja na Nazaré ou na Ericeira (que giro quererem ser 'bakcup' de Peniche), só tem a ganhar com as visitas regulares das estrelas das ondas e essas, meus amigos, surfam em pé. Felizmente, para a gente de vistas largas, é também evidente que nós, boogies, também só teremos a ganhar com isso. Porque é evidente que se há Fórmula 1, também pode haver Mundial de Ralis, porque a cultura deles também é a nossa e, no limite, porque é um espectáculo memorável ver alguns destes rapazes domar ondas.
Depois de uma semana e meia a ver os melhores do Mundo, nas melhores ondas do país, estou cada vez mais convencido que o nosso caminho terá de ser feito ao lado dos primos bípedes. Frente a frente seremos esmagados, contrariar é estúpido e só temos a aprender com eles, com a indústria e mesmo com a ASP. Na Nazaré, caso o campeonato aconteça, estarei na primeira fila porque em ondas daquelas o que menos me interessa é o veículo utilizado.
Aos senhores que inventaram o Mundial de Surf, aqui fica, de um boogie empedernido, um sentido obrigado. Aos senhores que tentam empurrar o BB para a frente, deixo um desejo: aprendam. Seja no Mundial, seja em campeonatos de ondas grandes, há muito para aprender com o surf.
Bons Tubos
este blog ja teve melhores dias, voces agora postam para responder aos comentarios de anónimos do palavras com sal? são melhor que isso creio eu! força
ResponderEliminarAnónimo dois.
ResponderEliminarPostei em resposta ao post no PdS e porque o problema me parece recorrente.
Já não se aguentar a conversa do "Ai que eles têm e nós não..." Enquanto não percebermos que eles andaram muitos anos a penar para chegar onde chegaram não vamos a lado nenhum,
Obrigado pela visita. ;)
Cocas
Cocas...mostras um desconhecidmento de causa quase ...gigante! De qualquer modo, não vou entrar em discussão por duas razões.
ResponderEliminar1º - Isto é um blog pessoal, e portanto podes dizer o que bem te apeteça.
2º - Tal como referido o teu conhecimento de como tudo se processa...é quase...nulo!
Tal como o anónimo anterior disse....isto tá de volta ao "palavras com sal" :)
Também devo ser um ignorante do fenómeno. Afinal, pese alguns desvarios próprios da personalidade do Cocas, que adora uma boa hipérbole, no essencial, assino por baixo: preocupamo-nos demasiado com o surf. Neste momento, pelo menos, é o ponta-de-lança dos desportos de ondas na cultura mainstream. E deixá-lo ser porque o BB só tem a ganhar com isso, pelo menos nesta fase.
ResponderEliminarOs grandes não fazem grandes distinções, se não perguntem ao Slater o que é que ele acha do Mike Stewart...
Anónimo 3. Explicava-te várias coisas que não sabes, não sonhas, nem serás (é um palpite) capaz de perceber. Mas tenho uma regra: só gasto tempo com que merece.
ResponderEliminarMr Charles, tu não me digas que também viste este campeonato como um exemplo do que deve ser feito!? Não percebes nada de desporto.
Cocas
Eu? Desporto? Nãããã.... nada ;)
ResponderEliminarPessoal. Deixem-mos o surf da mao. Todos nos sabemos que ele tao muitos anos ha frente de nos, quer gostamos quer nao. Apenas temos de nos focar no bodyboard, ajudar a evoluçao do nosso desporto e que, um dia, tenha o mesmo nivel do surf. Por enquanto, so temos de congratulizar o trabalho deles. Nao vale a pena deitarmo-os abaixo...
ResponderEliminarE um coisa: E que tal voces divulgarem as news recentes da IBA? Estamos a crescer pah ;)
http://www.ibaworldtour.com/news/468-breaking-news
Boas pessoal!
ResponderEliminarE se tomarmos o exemplo do skate..que cresceu sem perder a sua identidade?? Sinceramente, com todo o mérito que a ASP mereça...ficava triste se alguma vez o bodyboard viesse a ser como o surf é hoje...(não o surf dos anos 70) !
joão
uau pareces um miudo da casa pia vindo da disneylandia. mais deslumbramento é impossivel. cuidado nao vá o mickey mouse querer fazer-te umas festinhas...
ResponderEliminara minha avó ja m disse mais k uma vez nestes 4anos d bodyboard: "pk k n fazes surf em vez de bodyboard? o surf é tao bonito...." isto é o k ela diz quando vê na rtp1 o kelly slater nos super a partir aquilo tudo ou quando poe na rtp2 num progrma d surf.
ResponderEliminartalvez s tambem desse na tv o ben player a surfar, ou outro grande bodyboarder a surfar a mandar grandes aereos a minha avó percebia pk n faço surf, mas sim bodyboard.
o problema é k n passa bodyboard na tv e quase que nem s fala nisso.
esta é uma das razoes pk k o surf tem mais simpatizantes e pk k o bodyboard n cresce.
gostava d um dia que a minha avó visse o mundial d sintra na rtp2 em directo com comentadores portugueses como o rip curl em peniche.
O Surf está muitos anos à frente do bodyboard por uma simples razão, é um desporto muito mais antigo! O bodyboard é um desporto muito recente e acredito que muito em breve será alvo de um forte crescimento, sobretudo com esta revolução no iba world tour, o investimento que a Turbo Bodyboards vai fazer, vai ser algo brutal e penso que isso vai dar frutos. Temos tudo para crescer, fazemos parte de um desporto espectacular e tão ou mais radical que outro qualquer, com cabeça e paciência chegamos lá, não tenho a menor dúvida...
ResponderEliminarQuando ao WCT é sem dúvida um exemplo que devemos seguir (isto se quisermos tornar o bodyboard num desporto mainstream) e não deviamos menosprezar o patamar onde o surf chegou, quer a nível de reconhecimento quer a nível de Surf. O Surf tal como o bodyboard é um desporto espectacular onde todos os dias surgem novas manobras e se quebram límites em ondas de consequência.
Por último, não compreendo esta contiua atitude por parte de nós bodyboarders em deitar o único surfista que temos no WT a baixo. Sim...já sei que o saca gozou com os bodyboarders, mas só fica ofendido com as suas palavras que nem tem maturidade suficiente para compreender que aquilo não passou de uma brincadeira. Chegar ao WT de surf não é nada fácil e só devemos ficar orgulhosos por termos um português a representar (e bem) Portugal no circuito,o saca neste momento é top 16 mundial e tem nível para se bater com qualquer um do circuito, dizer que o surf dele é mediocre é falar da boca para fora. O Surf é um desporto gigante com muito mais pessoas a competir por um lugar no circuito mundial, o bodyboard a nível mundíal continua a ser um perfeito desconhecido, tirando Portugal e Canárias ninguêm sabe quem somos, vão viajar e perceber aquilo que quero dizer. Vamos aprender com quem fez bem e parar com esta atitude invejosa do deita a baixo, somo muito melhores que isso.
Estava a ler este comentário e até parece que fui eu que o escrevi durante um ataque de sonambulismo. Só isso explica que não me lembre. Sim, porque isto reflecte tão bem o que penso que podia mesmo ter sido eu. Nem mais.
ResponderEliminarSkate,Surf,Bodyboard pertence tudo á mesma federação.Se, como ja disseram o skate conseguiu manter a sua originalidade e cativar sempre novos praticantes,o BB também .
ResponderEliminar