domingo, 3 de fevereiro de 2013

A onda

As ondas deviam vir com um aviso: Cuidado, a sua vida nunca mais será a mesma. Seja porque se fica agarrado, porque se ganha um novo respeito à força da natureza, seja porque se ganha vontade de a defender, uma onda pode mesmo mudar uma vida.

Lembro-me da minha. Uma esquerda nos Super, a rosnar num tom que até então nunca tinha ouvido e a correr mais depressa do que alguma vez tinha feito. Lembro-me da prancha, Mach 7-X, do fato O'neill e dos pés de pato de marca branca que vinham nos pés - laranjas e pretos, comprados numa loja de desporto ... na Guarda. Lembro-me do olhar do meu amigo Pedro - a remar para o outside, espantado, com a proeza. Mas a verdade, a mais dura das verdades, é que o tamanho realmente importa. A minha teria metro, com sorte um pouco mais, e só mudou uma vida. Além do respeito que lhe ganhei, fiquei agarrado. Quantos dos que por aqui passam não se lembram da primeira "Grande" onda? E quantos não lhe devem o 'bichinho'?

Até hoje, não sabia que podia funcionar ao contrário.

Uma onda que não era suposto ser surfada. Ali, na boca do ponto mais fundo do mar europeu, onde desagua toda a força do mar, um americano, um basco e um português desceram o que ninguém deveria descer. Sobreviveram e mudaram a Praia. Não comento a onda do Garret McNamara ou a do louco basco, é escusado. Comento a onda do António Silva. Não sou dado a patriotismos, mas deixo-lhe um obrigado. Soube bem ver ali um português e ver que alguém teve coragem para ir ao pico lembrar que a Casa também tem equipa. Tão moribunda quem tem andado, soube bem ver a garra lusa.

Mas naquele dia, não mudou a vida do McNamara, nem a do António Silva. A 28 de Janeiro, foi a Nazaré que apanhou o 'bichinho' das ondas. E agora? Surfam-na ou vão borregar para o canal?

Se em terra a souberem aproveitar, está ali o set perfeito para a cidade. No mar, se não tiverem cuidado, morrem. Para já garantida, a certeza que na história a Praia do Norte ficará ao lado de Shipsterns, The Right ou El Fronton, na lista dos 'monstros' que os boogies descobriram. O veículo é mesmo o menos relevante.





Bons Tubos

Sem comentários:

Enviar um comentário