terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Então e o Pierre?

Dias antes do arranque do campeonato, deixaram-me uma provocação no mural do facebook - uma foto do Pierre Louis Costes a meio de um backflip e um aviso: Cuidado que este pode baralhar as contas. O provocador, fã sem critério de qualquer bodyboarder nascido no "calhau", cansado de saber que eu há anos reclamo o terceiro título Mundial para o Hubbard, sabia como me assustar.

Respondi. "É verdade. Basta que apanhe o Winchester e o mande para casa com um backflip". Ainda apareceu quem perguntasse se matematicamente o Pierre podia chegar ao Santo Graal e foi esse meu amigo, o provocador, quem sentenciou a prova no Fronton: "Basta que apanhe um dos candidatos e... baralhanço". Teve azar o meu amigo e foi ao Winchester quem calhou o PLC em sorte.

Mea culpa. Comecei o ano a resmungar com o PLC. Convenci-me que se tinha deixado apanhar pela maldição dos campeões do Mundo que ganham e depois ... zero. Mas o Pierre, fez-me engolir a resmungice. Não só acabou a época muito longe do zero, como o fez da mesma forma como no ano em que assegurou o estatuto de campeão do Mundo - a decidir o título mundial. Mas estou convencido que o Pierre acaba 2012 melhor do que acabou 2013.

Quem estava na areia no Special Edition de 2007 saberá do que falo. Naquele dia, vimos um miúdo de 17 anos surfar onde, dizia a organização, nunca ninguém tinha surfado. Surfou entre graúdos e surfou mais que todos os outros. Não ganhou, mas todos percebemos que ali estava uma raça diferente e eu convenci-me que tinha visto surfar um futuro campeão do Mundo. Dessa vez não me enganei e no ano passado a profecia cumpriu-se. O que se viu este ano no Fronton foi diferente. Reparem nas ondas em que se lançou, na limpeza dos air reverse e, sobretudo, no 360 com que entra para o tubo em plena final. Aquilo, meus amigos, é de quem se está a preparar para voltar a mudar de galáxia e o melhor é que Hubbard's, Winchester's e demais candidatos às vitórias se mentalizem. Para o ano, o meu palpite fica feito - no Fronton de 2014, será do Pierre o maior dos canecos.




Sofri. Desliguei o webcast. Chamei nomes ao "provocador" e à respectiva mãe. Tive vontade de chamar nomes ao urso do havaiano que se deixou morrer às mãos de um tresloucado sul-africano que teve o que merecia pelo susto que me pregou - foi de cabeça ao calhau. Fosse católico ou dado a outras rezas e tinha rogado pragas ao Winchester. Fosse júri e teria pedido dispensa moral do campeonato. O Hubbard só merecia notas dez enquanto todos os outros se deviam ficar pela nota que eu receberia naqueles heats - molhar os pés de pato vale pontos?

É o melhor bodyboarder do Mundo, o que manobra mais alto, mais rápido e com mais força. O único a quem eu via a idade e o reduzido número de títulos como obstáculos ao estatuto há muito merecido. Se Mike Stewart nos inventou a todos e se o Guilherme Tâmega é o melhor bodyboader da história, o Hubbard é, seguramente, o melhor atleta que este desporto alguma vez viu. André Botha, Damian King e o Ben Player todos conseguiram dois títulos, mas este ano, finalmente, o Hubbard deixou-os. Oficializou a sua entrada na Santíssima Trindade e eu celebrei como se o Benfica tivesse acabado de ganhar a Champions. 

Para o ano, cá estarei a torcer pelo tetra, mas sei que o Assassino Voador é dado ao relaxamento. Para o ano, estarei dividido. Se dois títulos mundiais eram pouco para o Hubbard, depois do que vi no Fronton apenas um no currículo do Pierre começa a tornar-se ofensivo.


Bons Tubos

2 comentários:

  1. Concordo com a análise.
    O título do Jeff é muito mais do que merecido. Já começa 2013 como favorito.
    Pierre surfou bastante, não se prendeu apenas aos backflips e mostrou todo o seu repertório de manobras. Se continuar assim, tem grandes chances ano que vem.
    Para o ano, minha torcida é (e sempre será) para o mestre GT. Nada mal para um jovem de 40 anos terminar o ano em quarto lugar, sem falar que não competiu em The Box e nem em El Fronton.

    ResponderEliminar
  2. Arthur, o que eu acho do GT ... um post acima.

    Abraço

    Cocas

    ResponderEliminar