domingo, 25 de novembro de 2012

E o Porkito?

Eu sei, há muitos que defendem que é inútil imaginar cenários que a própria realidade torna impossíveis. Também sei que alguns, onde me incluo, resistem a aceitar o discurso das inevitabilidades, dos caminhos únicos e da certeza que nada, nunca, de forma alguma conseguirá mudar o Mundo.

Eu, inconsciente, estou capaz de apostar que 2013 será um ano trágico para o país e duro, muito duro, para o desporto de que nós tanto gostamos. Sem dinheiro, aparecerão muitos a ralhar, as cenas de ciúmes vão-se repetir, os venenos nos mais diversos meios serão espalhados e, no final, serão os mesmos de sempre a carregar o desporto às costas.

O Paulo Costa continuará a tentar fazer da APB uma estrutura sólida, o MTN continuará de objectiva bem apontada, a Vert irá provar que é possível resistir ao furacão online e na água não quero querer que as nossas "referências" desapareçam. O Pinheiro e o Centeno são crescidos o suficiente para saber que às vezes é preciso levar com o set na cabeça para chegar às ondas perfeitas, o Tó Cardoso saberá perceber que a (mais que previsível) falta de dinheiro em 2013 em nada lhe corta as perspectivas futuras e, com alguma sorte, até os organizadores do Special Edition - esse sim O título do Bodyboard nacional - voltam a aparecer.

Mas se na competição a luta será por não desaparecer, na água, arrisco, vamos continuar a crescer. E assim chego à tal dúvida que, pelo menos para já, os fatalistas classificarão como absurda. O que aconteceria se ao Porkito fossem dadas condições para fazer o Mundial da IBA - assim não acabe ... - na íntegra durante dois anos? Tem linha, tem um à vontade verdadeiramente 'australiano' em ondas grandes e nem por isso deixa de limpar os seus heats quando o mar está em modo ... merda. Surfa bonito, surfa com toda a etiqueta que os juízes exigem e nunca lhe faltou a inconsciência de que nós tanto gostamos e que tanto deve desesperar a sua verdadeira família ...



FAMILIA PODCASTS EP.04 - Porkito Armstrong from Timelapse-Media on Vimeo.


É verdade que no actual cenário o Porkito se arrisca a entrar na lista dos bens preciosos que nós por cá desperdiçámos e que impedimos de chegar ao patamar merecido. Mas não é menos verdade que além dos atributos aquáticos que lhe são conhecidos, o Porkito me parece suficientemente persistente para insistir no desporto a que já deu mais do que recebeu. Por mim, deixo duas garantias: aqui ou noutro endereço, estarei por cá para mostrar os feitos de quem merece e quanto ao Porkito e a IBA até deixo uma sugestão ... em 2014 pode ser que dê para contribuir.


Bons Tubos

1 comentário:

  1. Excelente post, mas duas correcções: infelizmente, a continuidade do Paulinho não se verifica e não, o Porkito não limpa heats quando o mar está uma merda. Porquê? Porque se desmotiva. Não fosse tão mau a competir e andaria no top 24 da IBA.

    ResponderEliminar