segunda-feira, 30 de abril de 2012

Iba World Tour - Respeito

Tenho mais anos de Bodyboard do que gosto de somar. Porque me dizem que podia andar a mandar inverts na Cova com dois metros, a sacar tubos intermináveis nos Super ou a partilhar as sessões em que o Porkito se dedica ao drop knee na Praia do Norte. É escusado mentir - não faço nada disso. Estarei pouco acima da média de um dia normal num pico bom, mas há coisas que os anos, ou as milhas em remada, me ensinaram - respeita e serás respeitado.

É com essa regra que há anos surfo nos Super sem ter stress com os locais, é com essa regra que não me deixo dropinar (além do razoável) e é essa a regra que vejo como de Ouro. Na vida, nos picos mais concorridos ou nos campeonatos da elite, é a regra que faz a diferença.

Não é segredo que estou longe de ser o maior fã da trupe aussie e, sobretudo, que vejo no Guilherme Tâmega o melhor bodyboarder da história. São seis títulos mundiais, seis vice e dezenas de momentos que ninguém esquece. Para compensar, já assisti a quase tantas as provas de desrespeito - a mais recente, não  riam, foi a de um rapazito australiano que decidiu começar a "assinar" GT - ao brasileiro que nunca recebeu o crédito devido e que este ano não teve condiço€s para voltar a ser candidato ao título Mundial.

Tal como sobrevivo sem conseguir competir com o reportório dos locais, também o Tâmega há muito que ganhou o respeito dos "cool", dos que têm as pranchas forradas de autocolantes dos que são os "melhores do mundo" mesmo que nunca tenham ganho um dos canecos de que o Tâmega tem ... seis. Mais que isso, mesmo que os media insistam nos lugares comuns, há muito que todos os que apontam às vitórias o sabem: se estiver na folha dos heats, o GT é sempre candidato.

A preparar as espingardas para Arica, o Winny não deixa de fazer o aviso: na água estará um bicho muito perigoso. O GT falhou a Box, mas estará em Arica e para ganhar, reconhece o aussie, será "preciso ser ainda mais louco" ou ser capaz "sobreviver" a manobrar onde o GT aterrou O momento da temporada passada.

Mais do que bom senso, só prova que além de ser o melhor aussie da actualidade o Wnny sabe quem merece Respeito.





Bons Tubos

Sem comentários:

Enviar um comentário