quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Batatagate

Ao que sei o Special Edition nunca foi um campeonato normal. Os organizadores sempre assumiram que os atletas eram convidados e que o objectivo era ter os melhores em condições perfeitas.

Nunca estive totalmente de acordo com o lema. Perfeição vejo nos Supertubos ou na Ericeira e na Nazaré, sobretudo em Novembro, o que quero são mais edições como a de 2007 - bravos na água e ondas como nenhuma outra praia nacional oferece. Os organizadores nunca me deram ouvidos, mas nem por isso eu deixei de lhes agradecer a carolice de montarem o melhor campeonato de bodyboard alguma vez organizado em Portugal. Mas secretamente, continuo a fazer figas para que no dia escolhido o 'canhão' lhes estrague - entenda-se, supere - as expectativas...

Mas o campeonato tornou-se demasiado grande e se há uns anos o desafio era convencer os participantes a estarem disponíveis durante todo o período de espera, agora não há quem não queira mostrar os seus dotes nos canudos nazarenos. Mas e quem entra? Aqui aparece a primeira novidade do ano: a polémica.

Entre os escolhidos, estou certo que não faltarão representantes da raça d'"Os melhores do Mundo" e também não faltará a Elite nacional. Mas quem decide o que é a Elite?

Acho que o currículo devia justificar a reserva de um lugar. Campeão nacional em título? In. Tropa do Mundial? In. Tens provas dadas em ondas grandes? In. Reclamas para ti algumas das melhores sessões na praia? In. És puto e promissor? In.

E o Batata? Sou pouco mais novo que o homem da polémica do momento. Lembro-me de o ver no topo, de ver fotos perfeitas nas velhas revistas de Bodyboard e de o ver elevar o nível de uma arte de que sou fã: o DK. Ao contrário de alguns dos convocados, o homem de Carcavelos tem algo de que também sou apreciador: um estilo inacreditavelmente cool. Sou fã.

Se acho que merecia um lugar no Special Edition? Tenho sérias dúvidas. Nada disto lhe rouba o lugar na (curta) história do nosso desporto, mas da velha guarda, há currículos melhores e o Batata nem nunca foi conhecido por se bater em mar gigante. Além disso, vejo poucos dispensáveis entre os convocados. Quero ver se o Francisco Pinheiro, o Fifi ou o Jaime Jesus são capazes de se afirmar, o Magoito tem um curso em 'monstros', o Rui Ferreira e o Pitaça não têm parado, o Faustino e o Porkito são donos da casa e Dino Carmo e António Cardoso estão lá para roubar a escritura. Saía o Centeno, o Entrudo ou o campeão nacional? Aceito a discussão de dois nomes: confesso que não sei o que surfa o João Pinheiro ou o ritmo do Paulo Costa. Mas um é puto e o outro, além de lhe devermos muito, foi (pelo menos para mim) o melhor da sua geração. Se chamava alguém? Dos ET's, ainda não perdi a esperança de por lá ver um dos campeões do século XXI. E dos nossos, acho que independentemente do tamanho do mar o Silvano Lourenço seria sempre uma garantia de bom bodyboard. Merecia um lugar? Não sei.

Da mesma forma que no Mundial da Praia Grande não percebi a escolha do Gonçalo Faria para wild card, não me choca a ausência de Batata da lista de convocados. Estão errados os organizadores? Os trials são a dois de Outubro.

A minha dúvida é outra. Onde anda o Hugo Pinheiro?

Bodyboard Nazaré Special Edition 09 from BOA ONDA on Vimeo.




Bons Tubos

4 comentários:

  1. Pois aqui está uma reflexão cuidada e inteligente. Não sei quem és, as ganhaste o meu respeito, pois o que vi nos últimos dias deixa-me a pensar porque é que ainda há pessoas que se dedicam a organizar este tipo de eventos, quando são alguns dos próprios praticantes a, através da má lingua, acabar com eles.
    Meus senhores deixem-se disso e em vez de olharem para o umbigo ou de alimentarem egos enormes, remetam-se ao vosso lugar na história e ajudem de outra forma.

    O Pinheiro, segundo sei vai estar fora a viajar!!

    ResponderEliminar
  2. O João Pinheiro surfa muuuuuuuuuito mesmo.. Se não conheces estás sempre a tempo de aparecer na Nazaré ou em Sagres : )! Abraço

    ResponderEliminar
  3. Mas pelo que percebi o batata não esperava lugar nos escolhidos, queria sim entrar nos trials...

    ResponderEliminar
  4. A diferença da escrita feita neste blog comparado com o que tem assolado o Palavras de Sal nos últimos meses, é gritante!

    Não se aproveita 1 artigo, naquele blog.

    ResponderEliminar