domingo, 28 de novembro de 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

Soldado desconhecido

Ontem, na gélida Cova do Vapor, voltei a sentir-me orgulhoso de pertencer à tribo das ondas. No pico onde os locais não são conhecidos por serem bons anfitriões e onde o crowd ultrapassa, frequentemente, todos os limites razoáveis, juntou-se um grupinho simpático. Entre eles, um dos nossos roubou o espectáculo.

Já todos tinham notado que o pico era - não por qualquer atitude violenta - de um moço de prancha amarela. Não só acertava nas melhores ondas do set, como a cada onda mostrava conhecer todos os cantos da casa. Não falhava, como eu, a junção no final. Não atrasava, como eu, para ondas que não abriam tubo. Não deixava, como eu, manobras primárias a meio. E ontem, o Soldado Desconhecido levou palmas. Bem encostado ao pontão, arrancou para um tubo gigantesco que o deixou a meio da pequena praia e no final foi recebido de volta ao pico com palmas de um ... surfista. Também ele desconhecido.

Lamentavelmente, o meu nível está longe de motivar celebrações, mas gosto de ver os craques serem aplaudidos. Quanto mais não seja, porque quanto melhor estiver o nível na água, melhor eu surfo e se os melhores também estiverem motivados melhor ainda. Ontem, não ganhei nada em ter dado os parabéns ao desconhecido da prancha amarela.

No set seguinte, escolhi a minha, dropei atrás do pico, travei, encaixei-me e vi o lip estalar ao meu lado. Juro que ainda vi a luz no fundo do túnel e que ainda deu para ouvir aquela banda sonora que nos faz abrandar em situações onde a única ideia deveria ser fugir. Juro que ainda pensei que seria aplaudido (pelo menos pelos meus amigos) ... juro que não gostei nada de sentir os pés de pato a passarem-me por cima da cabeça. Juro que a areia não é o mais simpático dos atributos da Cova do Vapor.

Daqui, fica um obrigado ao Soldado Desconhecido, ao surfista que o aplaudiu e a todos os que mantiveram a boa onda na melhor das ondas da margem sul. Mas também deixo um pedido para a eventualidade do Man of the Match passar por aqui: deixa ai o número do telemóvel que o meu quiroprata tem uma conta para ti.




Bons Tubos

Dre...Andre

Dre Day from nick ormerod on Vimeo.

Eye Candy

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vénia

Tive o pazer de conhecer Mike Stewart há dois anos em Sintra. O objectivo era entrevistar um homem que já depois de dobrar o cabop dos quarenta anos liderava o Mundial IBA, à frente de atletas com idade para ser seus filhos, e que tinha a possibilidade de conquistar o 10.º título já naquele ano.

Fizemos uma pequena sessão fotográfica com ele e o Hugo Pinheiro na Praia Pequena. Vestimos Mike de rei e pedimos-lhe para usar uma coroa. O objectivo era retratá-lo como o rei do bodyboard. Ele resistiu como pôde: "Não, não me façam isso, não sou digno de usar coroa alguma. Há muitos 'watermen' que respeito e isto pode parecer arrogância da minha parte..."

Foi dificil convencer o melhor bodyboarder de todos os tempos, mas lá acedeu e o retrato ficou espectacular: o rei dos mares a emergir das águas. Um grande trabalho de Miguel Barreira.

Depois, fomos almoçar e conversar. O texto da entrevistaa pode ser visto na íntegra em www.palavrascomsal.blogspot.com e, de forma mais reduzida, num texto publicado no jornal Record do dia seguinte.

Na entrevista, Mike falou de tudo um pouco, mas o que mais me prendeu a atenção foi a sua filosofia de vida. Aqui, nesta entrevista que dá à NBC, resume tudo numa frase: "Nem sempre podes levar a tua carteira contigo, mas podes levar sempre as tuas experiências..."

Para mim, conhecer Mike Stewart foi uma experiência e tanto. Afinal, o gajo louro cujas fotos espectaculares adornavam as boas velhas Mach 7/7, era mais que um ídolo. É um pai, professor, um guru.

Sim, Mike que me desculpe mas ele é mesmo o Rei.

Marketing...mas bem feito

Movement TV PRESENTS: Grand Flavour from Movement TV on Vimeo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A blast from the past II

Um tesourinho do You Tube. O grande Keith Sazaki numa entrevista de 1988. Diz ele que se fez profissional cedo, tinha 19 anos em 1980, porque queria trocar os dois campeonatos amadores que existiam no Havai pelas provas profissionais na Califórnia. Em 1988, ano da entrevista, competia em "25 campeonatos profissionais por ano". Saudades?



Bons Tubos

Real Surfers

Entre os verdadeiros surfistas, a prancha é o que menos interessa.



Só agora começo a perceber porque muitos diziam que o Andy não era o melhor surfista da família. Talvez tenham razão, mas descabida como eu julgava ser, a afirmação não é.

Bons Tubos

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Fronton Challenge: o que dizem os australianos

Player, Kingy, Winchester e Hardy. A Austrália ataca o Fronton Red Bull Challenge com um dream team. Denominadores comuns no discurso desta Invencível Armada? três: A onda é incrível, vai ser um campeonato para a história e Tâmega é o concorrente mais temido.

Pro's in europe from Javier Fleitas on Vimeo.

A dimensão da nação

Almoço numa tasca. Televisão ligada. Imagem da Berlenga. Imagem do Porto de Peniche. Anúncio a um supermercado. A cara do Silvano na televisão. Silvano a correr para a água com uma prancha de ... Surf debaixo do braço. Foda-se.

Bons Tubos

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bodyboard

É clássica a discussão sobre quem é o melhor do Mundo. Player, Hubbard, Tâmega, Rawlins ou Pierre? Então e Hardy? E o Amaury? Não é fácil escolher e invariavelmente as discussões são tudo menos conclusivas.

Hoje, a dúvida é diferente. E se um dia te pedissem para apresentar o Bodyboard a alguém que nunca tivesse visto, sequer, um 360º?

Quanto ao clássico dilema as escolhas - que não são fáceis - são: All time: Guilherme Tâmega. Today: Amaury Lavernhe. Um cartão de visita?

"Bodyboard? É isto ..."



A fluidez com que o Hardy surfa nesse clip continua - mesmo ao fim da 15 678 vistorias - a parecer-me o melhor cartão de visita que o Bodyboard poderia ter. Não há uma secção perdida, não há um lip que não seja abusado no momento certo, não há um roundhouse que não faça lembra o Moisés. É fluído, é rápido e nunca deixa de ser agressivo. Simplesmente, perfeito.


Estou convencido que o nosso estimado desporto pode estar à beira de um momento histórico. Com o modelo de campeonato do mundo que está prometido para o ano, todos sabiam que para ter sucesso seriam precisos investidores de peso. E eles, felizmente, estão a chegar.

Sim, a bebida energética que, além de ter ganho o Mundial de Fórmula 1, inventou um campeonato de corridas de aviões, outro de saltos de penhascos e que paga carros a todos os que os queiram destruir vai mesmo apoiar e DIFUNDIR a nossa melhor etapa. Com a possibilidade do Amaury acabar o ano a limpar as estrelas todas num Frontón perfeito, arriscaria dizer que estaremos bem representados, mas convém que ninguém - onda incluída - se apresente em baixo de forma. Se a Red Bull decidir apostar, é garantido que o nosso desporto cresce.


Bons Tubos

Quando chegar a hora, é assim que quero ir



Aloha

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A dois tempos ...

Primeiro tempo.

Ninguém vai perceber bem porquê, mas dentro de pouco tempo estas serão as melhores pranchas do Mundo. Eu, sempre de pé atrás com estas coisas, estou à espera de um test drive, mas até lá fica a primeira conclusão: além de surfar barbaridades, o Rawlins também sabe como vender os seus pães quentes. Uma lição para as marcas que ainda nem sites (decentes) têm.

Look What We Have Found from mitchrawlins.com on Vimeo.



Segundo tempo.

Sou insuspeito para defender os bodyboarders 'vips' nacionais. A maioria surfa menos do que julga, poucos têm um estilo aprumado e eu, com algum orgulho confesso, não me coíbo de o dizer ou, neste caso, escrever. No entanto, há mesmo alguns que acho que merecem todo o "hype" que os rodeia. O Faustino é um deles.

2 anos com Ricardo Faustino - Costa Nova from meiasdeleite on Vimeo.




Bons Tubos

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Traumas

A presença de Garrett McNamara na Praia do Norte destapou todos os traumas da nossa comunidade e o absurdo medo que o recorde para a maior onda alguma vez surfada naquele acidente geológico a que os nazarenos chamam praia deixe de pertencer a um bodyboarder.

O medo é tão absurdo como os traumas. Porquê? Porque se já tenho dúvidas que alguma vez por lá alguém tenha apanhado uma onda tão grande como esta, não tenho dúvidas que até ao final do mês o havaiano vai - assim as gigantes apareçam - dissipar qualquer dúvida.



Preocupado? Nada. Para ficarem com o título tiveram de "importar" um havaiano e eu só lá quero estar, na areia, para ver a PRIMEIRA verdadeira sessão de tow in em Portugal. Daquelas em que ninguém se consegue surfar a "braço", daquelas que não são golpes de marketing para enganar papalvos.

Destas ...



Bons tubos

domingo, 7 de novembro de 2010

Hoje quem se ri é este



Manuel Centeno: campeão nacional de bodyboard, arquitecto, team manager da Deeply e...adepto do FC Porto.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

De luto

Este blog é de "devoção ao mar, às ondas e a quem as aproveita melhor", normalmente bodyboarders. Hoje, desenganem-se, perdemos um dos melhores wave riders de sempre. Assim sendo, este blog está fechado nas próximas 48 horas. De luto.




Bons Tubos Mr Irons

Irmãos




Kelly Slater reage à morte de Andy Irons

"Andy was an absolutely gifted individual. I'm lucky to have known him and had the times we had together. I feel blessed that we worked through the differences we had and I was able to learn what I'm made of because of Andy. We enjoyed many quiet times together with our girls in the last year and I got to know a happy, funny, innocent kid who was happy to live every second with the people he loved. I'm so sad. My thoughts are with Bruce and Lyndie and their parents and all of his many friends around the world. It's a huge and far too premature loss for all of us. He was the most intense competitor I've ever known and one of the most sensitive people. He had so much life left in him and it hurts to think about. We look forward to his memory living on with our memories of him and his child on the way. There are a lot of uncles awaiting his arrival. I really miss Andy. He had a really good heart. With love, Kelly"

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Andy Irons



Foi-se um dos grandes na arte de domar as ondas. Respeito, muito respeito.



Update

Este era provavelmente o meu surfista favorito.

"Momento Foda-se": 1m 53s




Bons Tubos

Classe

One surf with Ben Player from spencerfrost2107 on Vimeo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Rita Pires campeã europeia



Rita Pires sagrou-se campeã do circuito europeu de bodyboard, hoje, em
Casablanca, vencendo a prova marroquina e ultrapassando as também
portuguesas Neuza Mochacho e Mariana Machado, além da marroquina Fatim
Zahara. A bodyboarder da Costa de Caparica, que detem 11 títulos
nacionais soma assim o seu 6º título europeu.

Nos homens o título acabou por ficar nas mãos do francês, Jeremy
Arnoux, deixando o portuense Manuel Centeno que estava também na luta
pelo título em 2º lugar no ranking final 2010.

Resultados:

BODYBOARD OPEN

1st Adnane Belismane / MAR
2nd Jeremy Arnoux /FRA
3td Silvano Lourenço / POR
4th Beñat Elosua /ESP

BODYBOARD LADIES

1st Rita Pires /POR
2nd Neuza Muchacho / POR
3td Mariana Machado / POR
4th Fatim Zahara /MAR