terça-feira, 13 de março de 2012

A ordem natural das coisas

Dirão que é evolução, a ordem natural das coisas. Primeiro excesso de energia, elasticidade e de falta de timming. Com o passar das temporadas, chega a firmeza, a certeza no tiro e a personalidade. Sendo que a genialidade do surf dificilmente poderá ser comparada. Quem surfa melhor, o Houston ou o King? Um está entre as maiores promessas do bodyboard o outro, além de bi-campeão do Mundo, é dono de um surf inconfundível. Mestre no pocket e capaz de domar ondas gigantes, vejo no Damian King o surf digno de realeza.

No clip havaiano da Turbo, as diferenças são evidentes. Basta ver o que o King, por volta do minuto de filme, pode fazer a uma onda. Do cutback ao tubo ... Sem perder ritmo, sem vacilar e sempre em perfeito controlo da situação. Não sei se é verdade que a postura só chega com a idade, mas o surf do King é nesta altura um bom argumento a favor dos que acreditam que sim.



Quem surfa mais? Diria que se tiver sorte, muita sorte. Se insistir muito e surfar ainda mais, um dia o Jared Houston surfará como membro da realeza.

Deixo-vos com um dilema. Quanto tempo faltará para que a Praia do Norte apresente um membro à realeza? A onda dispensa comentários, a dedicação da trupe local também não é questionável e o nível na água, suspeito, pouco estará atrás dos Frontóns dessa vida. Falta sorte? Dinheiro? Postura? Ou será que faltam uns cinco anos? Dirão que é a ordem natural das coisas. E têm razão.

Tiago Fazendeiro // Bodyboarding from Pedro Ferreira on Vimeo.

1 comentário: