sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Iba World Tour - Les uns et les autres


Les uns ...

Ora o Miguel Adão caiu contra o Alex Uranga e o Guilherme Tâmega. O Nicolas Rosner contra o Ben Player e o Uri Valadão. O Centeno foi-se contra o Amaury e o Jared Houston. O Gonçalo Faria perdeu para o Lester e o Bennet e o João Pinheiro para o Magno Passos e o Mccharthy – todos na terceira ronda. É pouco? Pelo menos para mim, que estava a torcer por um brilharete, é. Se podem ser censurados? Não. A verdade é que lá por fora o nosso desporto deu nos últimos dois anos um salto enorme enquanto nós por cá nos deixámos ficar parados. A culpa dificilmente será dos próprios dos atletas.

Num país onde a Cultura não passa de secretaria de estado, em que nem os Olímpicos recebem a tempo e horas e onde quem governa o faz de tesoura na mão e pala nos olhos, a culpa será de todos menos dos que continuam a apostar num desporto tão rentável como os passos de Gaspar.

Exclua-se o Miguel Adão – para um puto de 15 anos, passar os trials e só cair num heat com a “Besta” será o equivalente ao Centeno repetir o feito de 2003 – e olhe-se para os heats. O Rosner apanhou dois campeões do Mundo, o Centeno um e o Pinheiro dois dos mais temíveis “não-campeões” do nosso desporto. O Gonçalo Faria? Como disse, não percebi a escolha para o wild card, mas a verdade é que caiu no mesmo round de todos os outros e contra adversários de respeito (Confesso-me fã do surf do Lester).

Nas meninas, onde as verdadeiras profissionais são menos, as nossas continuam em grande, com a Marta Fernandes e a Catarina Sousa já apuradas para os quartos-de-final. Onde a Marta pode chegar não faço ideia, mas a Catarina sabemos do que é capaz. É continuar de dedos cruzados e esperar por Domingo.

Um grito: CARREGA CATARINA!

... et les autres

Ora se o Rawlins acabou por não vir e se o Player cedeu caminho ao Winchester, dois dos três homens do pódio estão fora. O Winchester terá de passar o Uranga para depois discutir com o Tâmega o acesso à meia final e a coisa promete pegar fogo. O Amaury terá de derrotar (espero) o Houston e o PLC o Bennet ou o Passos. O Hubbard? Pouco interessa – seja o Lester ou o Mccarthy, vão à vida. Ou será que estou afectado pela clubite?

Certo é que se que se tudo correr como previsto não só teremos meias finais monstruosas – GT/Winchester* Vs Amaury e Hubbard Vs PLC – e quando assim é o espetáculo está garantido.
Despeço-me com uma dúvida: se o GT ou o Hubbard ganharem em Sintra, será que o Winny continua a surfar “descontraído”?

Let the games … continue.





*Há heats em que qualquer espécie de 'bitaite' é escusado. Ganhem quem ganhar, que seja por meio ponto entre um 18.5 e um 19.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Iba World Tour - A caminho do round 3

Gonçalo Faria, João Pinheiro, Nicolas Rosner, Manuel Centeno e Miguel Adão já estão na terceira ronda (Hugo Pinheiro, Rui Pereira e João Neiva ficaram pelo caminho).

Fica o resumo do segundo dia de Trials ...



... e um desejo: Carreguem!!


Bons Tubos

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

IBA World Tour - Golo

Há alturas em que o melhor grito é mesmo um estrondoso "Golo". Então, num dia em que o trabalho me impediu de ver o webcast, a final dos trials em Sintra foi disputada por dois dos nossos? Então, pelo Sintra Bodyboard, fico a saber que o Nicolas Rosner se apurou com uma vitória para o main event e que aos 15 anos o Miguel Adão já surfa, indiscutivelmente, como gente grande?

Não tem sido fácil encontrar boas notícias cá pelo burgo, mas hoje o dia foi nosso. Será que ficam por aqui?  Certo é que a equipa é forte - Manuel Centeno, Hugo Pinheiro, Rui Pereira, Gonçalo Faria, Nicolas Rosner, Miguel Adão, João Pinheiro e João Neiva. Três gerações da melhor loiça cá da casa.

Agora, depois de um sonoro Golo!! do Nicolas Rosner, a dúvida é se partimos para a goleada.




Bons Tubos

Iba World Tour - Trials em Sintra

Ora ai está o primeiro video dos Trials em Sintra. Bons Tubos

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Iba World Tour - Sintra

Winny
Chega a Sintra com duas vitórias em quatro etapas e com o discurso de quem sabe que dificilmente alguém lhe roubará o título. Ganhando em Sintra o caneco que, há demasiados anos, fuge da Austrália será seu.

Hubbard
Com uma final memorável, venceu há dois anos e acabou o ano a celebrar o seu segundo título Mundial. Este ano, atrás de Rawlins, Player e do embalado Winny, o havaiano voador não tem outra hipótese - tem de vencer para poder continuar a sonhar com o título

Pierre Louis Costes
Terá sofrido a mesma maldição que apanhou Amaury ou será em Sintra que o Campeão do Mundo em título vence uma etapa? Mais em 'casa' e com mais horas em ondas lusas que qualquer dos candidatos, parte, diria eu, em vantagem. Mas e a maldição?



Armada Tuga
É triste ver que sem wild cards nenhum português participaria no main event da nossa etapa, mas serão efeitos de um país falido e incapaz de apoiar os seus atletas. Ainda assim, todos sabemos que, desde que devidamente focada, temos uma turminha capaz de fazer estragos. Com o Manuel Centeno à cabeça e com o Hugo Pinheiro e o Rui Pereira logo atrás é de ficar a torcer por um brilharete. Agora, a dúvida: um wild card para o Gonçalo Faria? Sei que é local, que o seu passado foi glorioso e merecedor de todo o respeito, mas parece-me que alguém na FPS se esqueceu de duas coisas: há atletas novos na luta por um lugar entre a elite e que estamos em ... 2012.

Bons Tubos



sábado, 18 de agosto de 2012

Bodyboard Pro Tour I - Teimosos

Chegam notícias do nosso Bodyboard. Aquele que interessa.

Mesmo com o Mundo fechado para balanço e num país em cacos, arrancou o campeonato nacional de bodyboard. Formato novo, a prometer mais competitividade e, aparentemente, uma aposta forte nos media - os resumos diários apareceram rápido e com uma qualidade surpreendente.

Assustador? O facto de não se ver um único patrocinador forte, só câmaras e os teimosos da Associação Portuguesa de Bodyboard. Não há dinheiro para nada, não conheço vendedor que não lamente as saudades dos tempos das gordas e as secções de economia, em papel, online ou na televisão, são mais depressivas que o Jorge Jesus - Melgarejo? O Nélson Oliveira emprestado?  Mesmo assim houve uns teimosos que conseguiram montar um campeonato de bodyboard. Um grande obrigado.

Rita Pires e o Tó Cardoso começam ano a ganhar.

De um lado uma Senhora do Bodyboard nacional do outro um contender, Tó Cardoso. Se de um lado a Rita Pires já nada tem a provar, do outro o caminho ainda mal começou. Mas será que correm todas etapas? E onde terão escrito "título nacional" na lista de prioridades? Tanto de um lado como do outro, é certo que se estiver entre as primeiras, tanto a Rita Pires como o Tó Cardoso acabam o nacional no pódio.

Será um campeonato bom de seguir. Tanto na organização como na água, não faltam teimosos. Uns porque querem ver o desporto crescer, outros porque querem mais títulos, outros porque querem o seu lugar, não faltam nas nossas ondas quem queira, seguramente por teimosia, fazer a vida no Bodyboard. Devidamente misturados com as ondas nacionais, e com a motivação que dá a vida num país trágico-cómico, temos os ingredientes perfeitos para uma temporada memorável.

Bicada

É verdade que os relatos que chegam são de um mar absurdamente castigador, mas daqui viram-se demasiados rollos.


 <<



Bons Tubos

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Winny

... uma pena se o passeio pela América do Sul não tiver uma paragem a sério em Puerto ...





Bons tubos

Definhou

Será o equivalente a ver um amigo a quem se mostrou o bodyboard trocar a prancha e os pés de pato por uma daquelas coisas de quilhas afiadas. Um sentimento próximo do que sentirá quem ensinou alguém a escrever e depois vê as palavras escarrapachadas em romaces de cordel. É esse o sentimento a cada visita ao Palavras. Não é fácil ver uma boa ideia desaproveitada, ver um bom fórum mal utilizado ou uma boa aparelhagem dar voz a quem não tem nada para dizer...

Estava lá quando nasceu. Por lá fiz entrevistas, comentários, piadas (boas e más), por lá troquei provocações e fui mal interpretado. Por lá, no endereço que começou como passatempo e que o número de visitas tornou sério, tive o gozo de ver a comunidade das ondas aparecer numa altura em que o desporto crescia. Na Nazaré o Special Edition tornou-se num dos melhores campeonatos do Mundo, a IBA renasceu, os atletas começaram a acordar para a realidade do mundo 2.0 e … o Mundo faliu. Na Nazaré, aposto, o orçamentou encolheu, ao segundo ano a sério a IBA já luta para cumprir todas as etapas e dos nossos, entre a elite, já nem sinal. Falta muita coisa ao nosso desporto, mas nunca teve falta de teimosos.

Há quem faça blogs, sites, fóruns, quem abra lojas e quem invente marcas. Há quem lance marcas de pranchas nacionais num mercado obcecado com o carimbo aussie e quem insista em montar um campeonato nacional num ano em que o país fechou. Pasmem-se. Há mesmo quem consiga que Sintra, sem ondas e sem dinheiro, continue a receber a elite do Mundial de Bodyboard. Teimosos.

No Palavras a realidade é outra. No Palavras, longe do que ajudei a fundar, agora há posts anónimos - serão editoriais num blog que há muito perdeu o Norte? - copiam-se ideias - será que acidentalmente se lembraram do Zandiga horas depois de eu por aqui o ter referido? – e perdeu-se a noção do que é ter um porta aberta para mais de mil pessoas por dia. Dirão que é privado, que é deles, que é liberdade de expressão. Dirá o autor do post de "merda", que é um direito constitucional. Dirão muita coisa e, lamentavelmente, serão lidos por muitos.

Sei bem o que é ser mal interpretado. Por lá, confundiram críticas à VERT com tentativas de boicote - e eu continuo, seguramente, a ter uma das maiores colecções de revistas de bodyboard nacionais em casa - chamaram-me tudo por falar das ondas açorianas - e mais não disse além de um "não escondam, defendam e facturem" - mas sempre tive grande dificuldade em defender a censura nos comentários e outros truques que por lá agora se tornaram regra. Não vou perder tempo com explicações profundas sobre a liberdade de expressão com quem nunca as perceberia e resumo a coisa em linguagem de tiras de BD. "Com grande poder, vem grande responsabilidade", a frase é do Stan Lee, pai do Homem Aranha, e uma lição que pelo Palavras alguém deveria registar.

Por mim, continuarei a passar por lá. A lembrar-me das saudáveis
discussões com o "desaparecido" HM - entre os fundadores, seguramente, o que mais sabia de Bodyboard - das piadas do DC – desaparecido em combate - e dos devaneios do meu amigo Mr Charles - louco o suficiente para fazer disto vida e ainda perder tempo a irritar-se com gente que, manifestamente, não merece atenção.
É pena. Deixei o blog cansado das polémicas e convencido que estava bem entregue, mudei-me para aqui na esperança de voltar a ter um poiso tranquilo onde pudesse escrever sobre as minhas ondas, sobre o Hubbard e sobre os outros, sobre a tugaria que anda teimosamente a tentar voltar aos Grand Slam, sobre o que me apetecesse. Estava enganado. O Palavras entrou numa espiral de esquizofrenia. Posts sem sentido, ‘contratações’ sem critério – se entraram alguns reforços atlânticos que sabem de Bodyboard, também entraram portugueses inimputáveis –, comunicados publicitários e até a censura apareceu na caixa de onde (misteriosamnente) desapareceram os comentários … Como quem vê um filho definhar, hoje é penoso visitar o Palavras.

Dificilmente me apanharão a dizer que o Palavras de Sal é uma “merda”, cheio de “meninos” que não sabem nada de Bodyboard e que vivem num mundo imaginário. Dificilmente me apanharão a dizer que não percebo como é possível um blog que tem o Nuno Trovão (que eu não conheço) entre os colaboradores não o aproveitar para evitar escrever barbaridades. Isso nunca. Pura e simplesmente terei de deixar de lá ir, convencer-me que por lá não se aprende nada, e que o que já foi a melhor montra para o bodyboard nacional, entretanto se transformou numa piada de mau gosto. Tenho pena, muita pena.

Fiquem com o que de mais bonito o Bodyboard tem ...




Bons Tubos

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Shark Island

Enquanto (não) se salva Puerto e eu sofro com inveja ao ver as imagens do US Open de Surf (as ondas eram fracas, mas meus amigos isto sim é um desporto rentável) deixo-vos um video. Já tem algum tempo, mas eu confesso que ainda não tinha visto o Shark Island deste ano ...



Bons Tubos