segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

The Idiot



A notícia estava no Inside BB, fui confirmá-la ao Port Macquarie e conclui: a alcunha do Damian King mudou. De Joker passa a The Idiot.

Diz o Idiota, sobre tubarões brancos: "I reckon they should be culled back a bit, especially the great whites. I know they are endangered but I don’t think it could do any damage to the marine life if there were less of them"

Será que isto é por saber que em vez de andar no circuito Mundial da IBA vai passar muito tempo a surfar ondas em casa?

Por mim, vou sempre preferir ver uma coisa destas a ver qualquer gajo a divertir-se em ondas. Acho que se chamam prioridades...




Bons Tubos.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Step it up

Durante o Mundial, os progressos foram inquestionáveis. As ondas, o nível do bodyboard e os webcasts garantem que Pierre Louis Costes tenha tudo para ser o primeiro campeão do Mundo 2.0 da história do nosso desporto. Mas cá por fora, o cenário está negro. Como se o nível ainda fosse o dos mundiais em que o tio Mike fazia colecções de títulos no quintal de casa.

Não há uma entrevista bem feita. Não há vídeos dos patrocinadores. Tão pouco há sites pessoais convenientemente actualizados. A ressaca do melhor campeonato do Mundo da história revelou-se uma decepção. E só a IBA resolveu o problema. Este ano, mais do que nunca, foi triste ser obrigado a fazer a mais dolorosa das comparações.



Não faltam ingredientes. Para campeão, um estreante de boa figura, e com profissionalismo e talento a sobrar. Logo atrás, bi-campeão do Mundo e a recuperar de uma temporada em que passou do céu ao inferno em duas etapas, "His Airness". Por cima, um bodyboard tão explosivo como imprevisível e, ainda que precise de amadurecer, com potencial para por lá ficar durante muitos anos. Logo atrás um arsenal aéreo capaz de derrotar os mais bravos dos guerreiros, o dono do andar mais alto do Mundial da IBA. Não chega? Por favor, acrescentem ao guião um continente alienígena. Uma raça capaz de domar as mais absurdas das ondas, com o dom sobrenatural de encaixar manobras impossíveis a reles terráqueos e com anseio por conquistas.



Agora expliquem-me como não há UMA marca que queira apostar a sério no Pierre? O que é "a sério"? Que filme, edite, fotografe e sobretudo que divulgue todas as ondas do "wonderkid". E como é possível que o bodyboarder com o estilo mais facilmente identificável no Mundo não tenha uma marca decente de pranchas a apoiá-lo? Ninguém se lembrou de realizar o "NMD Vs The Tour"?

A desesperar pelo arranque da etapa em Pipe, aqui fica um SINCERO OBRIGADO à IBA que com os meios que vi na Praia Grande fez um grande trabalho. Mas arrisco um vaticínio. Por mais bem intencionada que esteja a IBA, sem companhia 'privada' este nosso Mundial não resiste. Step it up!!!

Bons Tubos

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Lackey

Para quem não tinha percebido ao que me referia quando pedia para que alguém desse notícias, aqui fica um belo exemplo. É assim que se faz.

Lackey Talks Pipe from Limited Edition on Vimeo.



Bons Tubos

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Uma petição

Hubbard e Amaury eram duas sombras de peso. Campeões do Mundo convocados e ausentes acresce a pressão para quem dá a cara pelo espectáculo. Este ano, a malta do Special Edition arrancou com o futuro ensombrado. Afinal, só tinham o campeão do Mundo em título e alguns dos melhores bodyboarders nacionais.

A mim, confesso, a azia custou a passar. Queria ver o Hubbard voar naquelas esquerdas vindas do fundo do mar alto. Queria ver o Amaury encaixar aqueles tubos absurdos e um backflip perfeito do Pierre. A verdade, é que só veio o Pierre e ... chegou. Arrisco que foi o mar mais perfeito de todas as edições e que bem feitas as contas terá sido o que mais manobras teve. Se era a minha escolha de condições para o Special Edition? Não. A minha edição foi a de 2007. A edição em que o Porkito e o Faustino domaram o indomável e em que o Pierre foi aplaudido de pé por ter conseguido sair a nado.

Não estive na praia. A vida está dura e é preciso produzir, mas a quantidade de filmes disponíveis é inédita. As ondas estiveram de luxo e, na falta de consagrados, não faltaram bravos a aproveitar as pesadas rampas nazarenas.

Nazaré Special Edition | Bodyboard | Portugal 08.01.2012 from Filipe Neto on Vimeo.



Agora a dúvida. Se há uns malucos que em 2013 completam um década a carregar o Special Edition e, consequentemente, o nosso melhor campeonato, porque raio não há quem o inscreva no calendário da IBA? Ora, temos organizadores locais capazes de montar um campeonato de topo com um orçamento que deve ser próximo de um banal QS, se temos uma marca internacional suportada em imagens radicais a apostar no nosso Mundial e se sabemos que as ondas serão as melhores da Europa, porque raio não aparece quem aposte?

"Queremos a Praia do Norte no Mundial da IBA!" Quem lança a petição?



Bons Tubos

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Hugo by MTN.

Via MTN, chega mais um video do meu bodyboarder nacional favorito. Se este gajo não tem surf para depenar os tops da IBA, mais ninguém cá pelo burgo tem. Fica dito. E fica ainda um grande obrigado ao MTN. Seja em grandes fotos, em vídeos ou sem sites, já está visivelmente naquela equipa que empurra o desporto para a frente.

Hugo Pinheiro-Portugal-México-Tow Out from HP Vimeo on Vimeo.




Bons Tubos

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Um mês

Por surreal que possa parecer, foi em 2011 que o nosso Bodyboard viveu o melhor ano da sua história. O ano do salto. Mundial organizado, webcasts profissionais e um nível inédito nos heats. Para compor o cenário, até o campeão do Mundo é estreante. Mas agora, meus amigos, eu quero mais que a ressaca já vai longa.

Depois de uma segunda metade de temporada perfeita, com uma legião de fãs e com o Mundo atento, como será o peso do dorsal número Um nas costas de Pierre Louis Costes? Afinal, de que raça é? Será Valadão, Amaury, Eppo? Seguramente que não será Botha. Ou será que será ele quem arranca para quebrar o enguiço do 'hat trick'? King, Player e Hubbard ainda não conseguiram ...

Mesmo por cá, a coisa não correu mal. O nacional teve boas ondas, etapas organizadas e ... um vencedor crónico. Sem brilho no Mundial, Manuel Centeno fecha o ano com o caneco nacional e com o europeu a lembrar que é mesmo de uma turma à parte. Para 2012? Mandasse eu e a receita não só seria simples como ainda podia ser passada ao colega de mesa, Hugo Pinheiro - recarrega, afina e volta para ficar. Precisamos de tugaria entre a elite. Será que é este o ano que o António Cardoso começa a trepar a escada?

O GT é joga? Com que moral virá o Hubbard? Será que os australianos não estão fartos de ver celebrar malta dos outros continentes? O Player, quer brincar? A falta de informação no bodyboard é crónica. Está por cá desde o primeiro campeonato internacional na califórnia e temo que por cá ande quando tivermos heat analysers para as provas na Praia do Norte.

Mas mesmo assim, a um mês do apito inicial para Pipe, deixo o meu primeiro palpite. No final de 2012, o Rawlins é o australiano melhor classificado. O surf é assustador, o estilo é inconfundível e a determinação é inquestionável. Surfou monstros com as célebres VS, fundou uma marca de topo, lançou um dos melhores filmes de bodyboard que conheço e apurou-se à primeira para a Liga dos Grandes. Em 2012 não só disputa todo o Mundial como já não terá de arrancar dos trials. Vamos ter tugas a tentar o apuramento? O Novy confirma o lugar entre os 'flops'?

Falta um mês ...

Sumol Nazaré Special Edition 2011 (8 Jan 2012) from Rudni914 on Vimeo.




Bons Tubos

Special

Movements of Nazaré Special Edition 2012 - Da Sponge Productions - from - Da Sponge Productions - on Vimeo.



Bons Tubos