quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Batatagate

Ao que sei o Special Edition nunca foi um campeonato normal. Os organizadores sempre assumiram que os atletas eram convidados e que o objectivo era ter os melhores em condições perfeitas.

Nunca estive totalmente de acordo com o lema. Perfeição vejo nos Supertubos ou na Ericeira e na Nazaré, sobretudo em Novembro, o que quero são mais edições como a de 2007 - bravos na água e ondas como nenhuma outra praia nacional oferece. Os organizadores nunca me deram ouvidos, mas nem por isso eu deixei de lhes agradecer a carolice de montarem o melhor campeonato de bodyboard alguma vez organizado em Portugal. Mas secretamente, continuo a fazer figas para que no dia escolhido o 'canhão' lhes estrague - entenda-se, supere - as expectativas...

Mas o campeonato tornou-se demasiado grande e se há uns anos o desafio era convencer os participantes a estarem disponíveis durante todo o período de espera, agora não há quem não queira mostrar os seus dotes nos canudos nazarenos. Mas e quem entra? Aqui aparece a primeira novidade do ano: a polémica.

Entre os escolhidos, estou certo que não faltarão representantes da raça d'"Os melhores do Mundo" e também não faltará a Elite nacional. Mas quem decide o que é a Elite?

Acho que o currículo devia justificar a reserva de um lugar. Campeão nacional em título? In. Tropa do Mundial? In. Tens provas dadas em ondas grandes? In. Reclamas para ti algumas das melhores sessões na praia? In. És puto e promissor? In.

E o Batata? Sou pouco mais novo que o homem da polémica do momento. Lembro-me de o ver no topo, de ver fotos perfeitas nas velhas revistas de Bodyboard e de o ver elevar o nível de uma arte de que sou fã: o DK. Ao contrário de alguns dos convocados, o homem de Carcavelos tem algo de que também sou apreciador: um estilo inacreditavelmente cool. Sou fã.

Se acho que merecia um lugar no Special Edition? Tenho sérias dúvidas. Nada disto lhe rouba o lugar na (curta) história do nosso desporto, mas da velha guarda, há currículos melhores e o Batata nem nunca foi conhecido por se bater em mar gigante. Além disso, vejo poucos dispensáveis entre os convocados. Quero ver se o Francisco Pinheiro, o Fifi ou o Jaime Jesus são capazes de se afirmar, o Magoito tem um curso em 'monstros', o Rui Ferreira e o Pitaça não têm parado, o Faustino e o Porkito são donos da casa e Dino Carmo e António Cardoso estão lá para roubar a escritura. Saía o Centeno, o Entrudo ou o campeão nacional? Aceito a discussão de dois nomes: confesso que não sei o que surfa o João Pinheiro ou o ritmo do Paulo Costa. Mas um é puto e o outro, além de lhe devermos muito, foi (pelo menos para mim) o melhor da sua geração. Se chamava alguém? Dos ET's, ainda não perdi a esperança de por lá ver um dos campeões do século XXI. E dos nossos, acho que independentemente do tamanho do mar o Silvano Lourenço seria sempre uma garantia de bom bodyboard. Merecia um lugar? Não sei.

Da mesma forma que no Mundial da Praia Grande não percebi a escolha do Gonçalo Faria para wild card, não me choca a ausência de Batata da lista de convocados. Estão errados os organizadores? Os trials são a dois de Outubro.

A minha dúvida é outra. Onde anda o Hugo Pinheiro?

Bodyboard Nazaré Special Edition 09 from BOA ONDA on Vimeo.




Bons Tubos

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

World Tour - Não há três sem quatro?

Diz o calendário da IBA que faltam quatro Grand Slams para o fim da época. O Grand Finale está marcado para as Canárias. E o próximo festim está prestes a começar. Ilha da Reunião, casa do actual campeão do Mundo. Prometem-nos ondas mais pequenas, mas mais rápidas. E se o risco de morrer debaixo de um lip capaz de partir pranchas ou encrustado numa pedra impiedosa não fará parte da ementa, parece que por ali há tubarões. E são dos que comem.

Na frente, Hubbard com duas vitórias. Em segundo, a 900 pontos de distância, um renascido Tâmega. Dois monstros. Pelo currículo, pelo nível de surf ou pela apetência para ganhar heats, já todos temiam Jeff Hubbard. Mas ninguém contava com uma "máquina" a tentar dar-me razão quando digo que o Guilherme Tâmega é o melhor bodyboarder de todos os tempos, nem com um puto sul africano "senhor" de um surf inacreditável. Duas cartas tão fora do baralho como nocivas paras as "mãos" de quem contava andar na frente.

Acho o McCharty demasiado "fresco" para chegar ao Caneco final, mas logo depois, e a pouco mais de mil pontos de distância, estão dois bons rapazes. Um, tem um surf universalmente invejado e é dono de um talento com lugar garantido na história. Além disso, convém não esquecer que este ano Ryan Hardy já mostrou que está para ganhar e, se o 'click' mágico se voltar a dar, o melhor é que os da frente refaçam as contas. Depois, Amaury Lavernhe. É certo que o primeiro europeu campeão do Mundo já está a 1400 pontos do topo e que a forma nem tido sido a melhor, mas o "efeito" de uma conquista em casa não deve ser menosprezado.

Numa de futurologia, apostaria no GT, mas o próprio aponta para Hubbard ou Amaury como favoritos. A escolha não é fácil. Uma terceira vitória, arrisco, garantiria o "hat trick havaiano" e tanto Hardy como Amaury sabem que é na Reunião a última paragem da camioneta do Caneco. Depois convém não esquecer a regra: para poupar dinheiro, nunca apostar em campeonatos de bodyboard sem contar com o Tâmega. Sobretudo quando avisa: "Gosto tanto da Ilha da Reunião que venci os três campeonatos que lá fiz". Não há três sem quatro.




PS. É certo que não há webcasts, mas parece-me que o bodyboard nacional está bem melhor que o país. Temos uma etapa no Grand Slam, um campeonato nacional organizado e com direito a informações em tempo real - Frase para t-shirt: QUERO UM WEBCAST E UM COMENTADOR SÓBRIO - e ainda um Special Edition no horizonte. Daqui vai um obrigado para quem por cá anda a empurrar a nossa camioneta para a frente.


Bons Tubos

terça-feira, 6 de setembro de 2011

O Mundo não é só Bodyboard

Porque a vida não são só ondas.




Bons Tubos

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Carrega!

Pelos mais variados motivos não segui como devia o campeonato em Ferrol. Não encontrei o webcast e notícias à mão de semear só mesmo no Palavras com Sal. Ainda assim, e mesmo estando um bocado irritado, também pelos mais variados motivos, venho aqui dizer duas coisas.

1 - Carrega Pinheiro!!!!!!!!!

2 - E se a tropa tuga no Mundial se deixasse de engonhar no Mundial da IBA e começasse a mostrar o que realmente vale?

Bons Tubos