terça-feira, 31 de maio de 2011

Atenção Pierre ...

Pierre Louis Costes tem sido uma das desilusões do arranque da temporada. Candidato a campeão do Mundo, visto até por muitos como o grande favorito, o francês ainda não conseguiu um resultado de registo e mesmo no seu site já reconheceu que este tem sido "o pior arranque de sempre no mundial". Nem eu, nem ninguém no seu perfeito juízo, questiona o talento do wonderkid (sim, PLC continua a ser um kid) nem o exclui do restrito lote de atletas capazes de vir a dominar o circuito, mas a inspiração não tem aparecido nos momentos exactos.

Do Mundo das BMX, vem agora um exemplo que o poderá motivar a aterrar o tão aguardado duplo backflip. Aqui fica o primeiro TRIPLO backflip da história.




Bons Tubos

sábado, 28 de maio de 2011

World Tour - Pelé

No total foram mais de 1200 golos em pouco mais de 1300 jogos. Em mundiais, o Morais, autor do célebre "cantinho" sportinguista, até uma perna lhe partiu, mas no final da carreira tinha três títulos, um dos quais conquistado logo aos 17 anos. Pelé, foi o atleta do século, o melhor futebolista do século, a meta que todos quiseram ultrapassar. Maradona, Ronaldo e agora Messi até podem ser os melhores da sua era, mas nenhum conseguiu roubar o estatuto ao brasileiro. Pelé, é Pelé - o único que em três temporadas diferentes ultrapassou a marca dos cem golos.

Dirão que no final da década de 50 ninguém sabia defender, que o Brasil era o único país com selecção, que os 60 títulos conquistados entre o Santos e o Cosmos pouco representam ou que lucra com o facto de ter jogado numa era a que poucos assistiram. Argumentos válidos, mas ainda assim insuficientes para mudar o desfecho das votações para o maior de sempre.

No bodyboard, parece-me, a discussão é mais fácil. É certo que Mike Stewart limpou onze títulos mundiais e um número incontável de provas em Pipeline, mas o seu estatuto é de pai. Há um bodyboarder que destronou o primeiro rei - Mike - e o segundo - Eppo -, há um bodyboarder que foi Hexa-Campeão do Mundo na década de 90 e que nove anos depois do seu último título voltou a liderar o ranking. Chamam-lhe "máquina", chamam-lhe "louco" e até "suicida", eu vejo-o como o melhor bodyboarder de todos os tempos. Bateu-se com Mike, com a versão sóbria do Botha, e com King. Agora, aos 37 anos, enfrenta aquela que será a geração mais forte da história do nosso desporto e mesmo assim não há quem o exclua da lista dos candidatos. Havia? Depois de Arica, desistiram, esconderam-se com a vergonha de quem chamou velho ao bodyboarder mais atirado do GSS. Sim o Rawlins, dropa monstros, mas até ele guinchou como uma virgem quando o GT virou o heat contra o Amaury.

Depois de um embate, contra o campeão do Mundo, como eu não tenho memória de assistir, uma versão com ondas do "Rumble in the Jungle", e de uma final em que, acreditando num deprimido aussie lover, não deu hipótese, GT está de volta ao topo do ranking e, arrisco eu, não o largará com facilidade. Melhor que ninguém sabe como vencer mundiais, mas também sabe, melhor que ninguém, quanto custa ficar em segundo.


Mas de Arica, nem só a vitória do GT me ficou na memória. Como alguns saberão, sou pouco dado a patriotismos, mas desta vez, vibrei. Depois de ter sido catalogado de 'brasileiro', o Gastão Entrudo mostrou finalmente ao mundo que merece um lugar entre a elite mundial. Mandou-se, arriscou e brilhou até ser colocado num heat com requintes de malvadez - GT, Hubb e aquele que será a grande revelação do ano, o Mark McCharty. Há derrotas que não devem deixar marcas e a que Entrudo sofreu é uma dessas.

Duas dúvidas relacionadas com a qualidade das ondas do GSS. Desta vez, qual será a desculpa dos australianos para não terem um campeão do Mundo e, para rematar, vamos mesmo apresentar as ondas de Sintra em Agosto como cartão de visita? Todo o respeito por quem, durante anos, manteve a melhor (única) etapa do nosso Mundial a funcionar, mas se este nível se mantiver, das duas uma: ou passamos a prova para o inverno; ou, os sintrenses que me desculpem, temos todos de começar a cantar "Allez Praia do Norte, Allez!"

Deixo-vos com um video que revela o segredo do "Animal".





Bons Tubos

domingo, 8 de maio de 2011

Exemplo

Ai que ninguém apoia o bodyboard. Ai que ninguém patrocina os nossos melhores atletas. Ai que não há dinheiro para viagens. E choram, choram, choram ...

Ora vejam lá como se orienta o Jacob Romero.



Bons Tubos

terça-feira, 3 de maio de 2011

Mr Ben

Ben speaks



Bons Tubos

domingo, 1 de maio de 2011

World Tour - Nós por cá

Eu sei. Ainda só passaram duas etapas, mas a verdade é que os sinais são promissores. Pela primeira vez desde que há memória, temos webcast. Temos uma organização internacional carregada de boa vontade, dedicada e assumidamente na luta com as condições que reuniram. Pelo meio, até a Red Bull se juntou, ainda que timidamente, à festa e todos fazem com que este seja o ano zero do Bodyboard.

Na água, o nível tem estado absurdo. Primeiro, tivemos uma final com contornos de filme de Holywood. E agora, na Box, assistimos a um dos monstros gritar: esta é a minha casa. Da mesma forma que Hubb mereceu o troféu conquistado Pipe, Ryan Hardy venceu de forma tão clara que até o mais obtuso dos juízes lhe atribuiria o caneco.

É certo que os bravos da IBA estão a tentar fazer o melhor possível. Tentam que os scores apareçam "live", que todos os dias esteja disponível um resumo da etapa e até arriscam umas belas entrevistas. O brinde, têm sido os comentários do King. Além de surfar barbaridades, naquele jeito de Joker lá vai mostrando aos mais desatentos que no pico o jogo é tudo menos simples.

Ainda falta muita coisa, mas ao contrário do resto do Mundo, no Bodyboard o caminho até tem sido feito para a frente.

E agora ... "um nós por cá" antes de deixar um dúvida: onde é que os nossos homens entre os melhores irão conseguir chegar?

Praia Norte | Bodyboard from BlackInk® on Vimeo.



Bons Tubos