quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

2011

Além de vos deixar um Obrigado por passarem por cá, deixo-vos com o desejo de um 2011 cheio de ...



Bons Tubos

domingo, 26 de dezembro de 2010

Any given sunday



Filipe Cardoso, algures pelo Oeste.
(Foto gamada à Refresh.)


Nunca falha. Véspera de natal, de madrugada (ou quase) e a família reúne-se para a surfada. As ondas são, devo confessar, o que menos interessa. Ao tempo que a tradição dura e ainda está para vir o ano em que as ondas se destaquem. Desta vez não foi diferente e lá fomos para o melhor cantinho da margem sul. Uma ou outra onda - as suficientes para o Mr Charles ser derrotado em casa ... - e muita corrente.

Depois de uma noite com excesso de comida e vinho tinto, hoje a cama ganhou. O mar, provam os relatos, esteve de gala. Parece que foi o Domingo em que quem teve "unhas" deu o concerto de final de ano. Irritado por ter ficado em casa? Não muito. Por um lado, garante o windguru que eu não teria unhas para a sinfonia de hoje. Pelo outro, não acredito que a nossa costa não tivesse um lugar para me receber ...

Any given sunday, o mar mostra o que vale. E hoje, cheira-me, foi um desses Domingos. Estou curioso por ver as provas que, certamente, irão aparecer. A primeira já encontrei. O herói é o Filipe Cardoso, a espingarda é Refresh e a perfeição e o tamanho da onda não deixam dúvidas quanto à localização.

Pela motivação, à dupla daqui vai um sincero obrigado. Amanhã, de madrugada (ou quase) lá estaremos.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz Natal

Dos amigos da Riraw TV e da Controversial Videos

MERRY CHRISTMAS from RIRAW.TV on Vimeo.



MERRY X-MAS///FELIZ NAVIDAD//CONTROVERSIAL VIDEOS from Controversial Videos on Vimeo.

O herói desconhecido


Imagens captadas no inside do Fronton e quem mostram um pouco do que foi a vida do herói anónimo do Fronton Challenge, o cameraman Seamus Makin.

EL FRONTON IBA INVITATIONAL - FRONTON LOVE ON THE INSIDE from phluidphilms on Vimeo.



E um pouco do trabalho do homem.

A SeamusMakim Showreel from phluidphilms on Vimeo.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Charlize, o que tu fazes para me agradar...

Feliz Natal



3,5 m de ondulação Oeste, período 17, vento Leste.

Vai haver por aí muito perú abandonado...

Um boogie dos grandes

A isto chamo bodyboard com Power, Poder, Coice, Tesão, Garra, Excesso de Velocidade, Sem regras (contem as dropinadelas), Fora de Controlo (o que é aquilo aos 0.22?!?). A isto chamo um Boggie dos GRANDES!

Mr Jacob Romero

Jacob Romero 2010 Profile from Chout Films on Vimeo.



Bons Tubos

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Hubb Talks



E chega, finalmente, a primeira entrevista de O Bom, o Mau e o Bodyboarder. Por sorte - e uma simpática disponibilidade do próprio - aqui fica uma pequena conversa com o Jeff Hubbard, bi-campeão do Mundo e 'dono' do Frónton.

Enjoy


Esta foi a tua vitória mais importante?
As minhas vitórias no tour da IBA em Pipe, no Chile e em Sintra foram tão importantes como esta. Mas o Fronton tem tanto ou mais prestígio que qualquer uma dessas.

Antes da competição começar quem vias como a principal ameaça à vitória final?
Qualquer um neste torneio era uma ameaça ou não tivessem sido escolhidos por serem os melhores do Mundo. Além disso, numa onda como o Frónton todos podiam conseguir pontuações alucinantes e isso tornava o cenário assustador.

Estiveste em risco até à última hora, como fizeste para conseguir recuperar a tempo da competição?
Lesionei-me há seis semanas quando treinava no meu pico “caseiro”. Tive muito cuidado com a alimentação e antecipei o começo do plano de treinos que tinha delineado para poder estar na competição. Depois de ter abdicado da prova em Confital, a minha atenção estava totalmente centrada no Frónton.

Como celebraste a vitória?
Fomos jantar com a maioria dos participantes. Bebemos uns copos e foi uma bela noite. Tempos divertidos.

São muitas as promessas para o próximo ano. Estamos a entrar numa nova era do Bodyboard?
Acho que para o ano o Bodyboard dará o maior salto qualitativo da sua história.

Será o ano do terceiro título? Quem vês como a principal ameaça?
Estou muito entusiasmado com o próximo Mundial da IBA. Tenho de me começar a preparar, mas agora é tempo de gozar o Natal. Depois regresso ao trabalho. Ameaça? É como disse, há muito talento e hoje em dia são muitos os que estão famintos por um título Mundial. Acho que no final, a coroa será entregue a quem a quiser mais.

Novidades quanto à nova colecção dos teus pró model?
Tenho andado a trabalhar nele e espero que brevemente já esteja nas lojas norte-americanas. À Europa, espero, chegará no verão.

És conhecido por usar um shape não só com bat tail, mas ainda com um desenho agressivo. O que te leva a fazer essa escolha?
É uma preferência. Ganho velocidade e controlo para as manobras que mais gosto de fazer – aéreos e saídas rapídas de longos tubos.

Peço-te um conselho para os leitores que queiram voar mais alto …
Acelerem, mandem-se e acreditem em vocês próprios. Assim, verão que conseguem fazer qualquer coisa.






Bons Tubos

DK. Ponto.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Carcavelos Pro: o arranque do novo bodyboard português




Se todas as provas do Nacional fossem como o Carcavelos Pro, o bodyboard português estaria muito melhor. Boas ondas, boa organização, uma pequena mas abnegada e competente equipa de comunicação e um presidente que, eu sou testemunha, até chão lavou.

Infelizmente, o circuito não foi bom. Não se pode ter apenas um circuito com três etapas e com ondas como as que vimos nos Açores, ironicamente, a etapa mais pontuada.

É mau para o campeão, que não tem o crédito suficiente, e o Tiago Silva merece-o. Não que seja o melhor bodyboarder português. Não o é. Mas mostrou mais uma vez que sabe competir, que tem o que é preciso para aguentar a pressão (o heat com o João Barciela e o Hugo Pinheiro no Guincho provou-o) e que não envergonha o bodyboard nacional como seu campeão.

No feminino, venceu a Rita Pires com toda a justiça. A Catarina Sousa é uma campeã mas perdeu o título em Sagres. Sim, o facto de o circuito ter três etapas não ajuda, mas tal como no caso do Tiago, vence quem é mais regular e a Rita foi-o. E não me parece que os outros 11 títulos nacionais que possui tenham sido obra do acaso...

Tenho pena pela Joana Schenker, que é uma jovem talentosa mas a quem ainda falta uma ponta de "killer instinct" das outras duas senhoras que, por alguma razão, dominam o bodyboard feminino há mais de uma década. Mas o tempo dela virá.

Posto isto, há boas notícias: o Carcavelos Pro foi apenas uma amostra do que vem aí.

Em 2011 vamos ter mais etapas, melhor organização, melhor comunicação. O bodyboard português vai acompanhar a tendência mundial e dar um passo em frente no sentido de conquistar o seu espaço no Desporto através dos mass media.

Acabou-se a dependência de uma revista ou dos sites especializados. Foram e continuarão importantes para a identidade do bodyboard português, mas o desporto terá de sair da sua sombra. Está na hora de assumir a maturidade que há muito se reclama em fóruns como este ou como o Palavras de Sal, que eu e o Cocas ajudámos a criar. E precisamente com esse espírito: há que fazer mais e há que fazer melhor.

Em 2011, com a APB e com todos nós (que todos podemos e devemos ajudar) o bodyboard português pode ser, efectivamente, melhor.

Boas ondas

PS: para cobardia não está mal, não?

HUBBARD



E nesta altura, o Pierre Louis Costes está no quarto do hotel a ver vídeos do Hubbard. O Damien King está a escrever um post para o blog a queixar-se do vento. O Ryan Hardy está sentado, num calhau, com os olhos fixos na linha do horizonte. O Amaury está a fazer flexões. O GT e o Botha estão a mandar-se contra pedras. O Ben Player já partiu duas cadeiras no aeroporto porque não lhe vendem um bilhete directo para a Austrália. O Mike? Está a abrir as garrafas de champanhe para o melhor bodyboarder do Mundo, o que há dois meses tinha uma lesão na coluna, o que não vende pranchas, o vencedor do melhor campeonato de bodyboard dos últimos anos o JEFF HUBBARD!!!



Já agora, aqui deixo um GRANDE OBRIGADO À RED BULL



Bons Tubos

It's ONNNNNN!!!



Para ver aqui!!!

domingo, 19 de dezembro de 2010

News Flash

Tiago "Moita" Silva é o novo campeão nacional de Bodyboard Open.




Bons Tubos

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Update

domingo, 12 de dezembro de 2010

O título

Este é o título que todos querem conquistar.



Bons Tubos

Os heats (da melhor competição de BB de todos os tempos?)

The Draw El Fronton 2010 from Manny Vargas on Vimeo.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Booooom

Está a chegar o primeiro circuito mundial PROFISSIONAL da história do Bodyboard. BOOM!

(Atenção ao Hubbard aos 3.57)

IBA 2011 WORLD TOUR - Promotional Clip from IBA on Vimeo.



Bons Tubos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Confital e conclusão de 2010

El Confital 2010 - Day 6 from IBA on Vimeo.



Contas feitas, Centeno e Gastão no top 24; Pinheiro, com uma época condicionada por uma lesão, fica de fora (27º lugar). Não foi falta de vontade, afinal, o homem lesionou-se na primeira prova da época, em Pipe, e arriscou ir ao segundo Grand Slam, em Arica, metro por metro, a onda mais perigosa do circuito deste ano, e ainda com a clavícula pouco solidificada. Faltou qualquer coisa, mas não o talento nem a garra.

Pessoalmente, tenho pena, mas ainda existe a possibilidade, (pouco honrosa, mas que se lixe), de estar no top 24 por desistência de alguém. Se a coisa não se proporcionar, tenho a certeza que estará lá em 2012. E, entretanto, temos dois portugueses de valor para levar a nossa bandeira. Gostaria que fossem mais, mas é o reflexo de um país com muitos praticantes mas poucos competidores.

PS: Não é só lá fora que as coisas estão a mudar. Por cá, está a haver um investimento sério por parte da APB no próximo circuito nacional e já em Carcavelos vamos ver algumas novidades. Não é só por aí que a coisa passa mas é um bom sinal. A ver vamos...

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Gandalf




Desabafo. Eu sei que se lesionou e que perdeu etapas importantes. Eu sei que o resto do ano também não foi fácil. Eu sei que teve algum azar. Não sei se deu tudo o que tinha, se teve condições para o fazer ou se foi vítima de outro qualquer imponderável. E nesta altura, sinceramente, nem quero saber.

A fazer fé nos rankings provisórios da IBA - é espreitar o PdS - no ano em que teremos finalmente um mundial de BB a sério, serão apenas dois os nossos representantes. Já de si, o número é miserável. Basta ir à Cova ou aos Super num dia de offshore e swell para ver que podiam ser mais. Muitos mais ...

Este ano vão o Centeno e o Entrudo. Dois bons representantes. O Centeno tem os quilómetros e o talento para fazer mossa e aplicando-se fica - arrisco já - na metade de cima da tabela. E o Entrudo, mais verde, tem tudo para ser uma das surpresas. Mas foda-se! Que chateia não ter lá o Hugo Pinheiro, lá isso chateia!

Mas pesando todos os factores e, naturalmente, uma boa dose da minha preferência, parece-me que o homem da Caparica seria a nossa melhor aposta para o combate com o pessoal do "calhau". Na água, tem velocidade e power mais que suficientes para os assustar e quando engata, já o provou, é capaz de mandar os melhores para a toalha. Tem quilómetros e, arrisco, o bem mais raro no desporto (e não só no Bodyboard) nacional: gosta de competir.

Pode ser que o ranking ainda seja afinado ou que, desculpem lá, um dos 24 não tenha € para ir a jogo, pode ser que ainda se safe. Esperemos que sim. Vou jogar ao Gandalf mais um bocadinho e deixar um palpite: o Centeno vai partir a loiça toda.

Manuel Centeno Ep.1 | Fun Sessions from DEEPLY TV on Vimeo.



Bons tubos

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

domingo, 5 de dezembro de 2010

Launch

Preciso de ir ao mar

Launch BP Ep.4 - South Coast 2010 from AK Productions on Vimeo.



Bons Tubos

sábado, 4 de dezembro de 2010

Uma nova era

Períodos de espera decentes, algumas das melhores ondas do planeta, um formato que privilegia os melhores bodyboarders, protegendo-os contra marcações caninas ou, pura e simples azar (cada um surfa três vezes antes da ronda de 16), com menos atletas mas nível mais elevado. E tendo em conta que há lugar para "wildcards", não se fecha a porta a talentos emergentos e alguma surpresas merecidas.

Isto é o que nos espera em 2011.

Ah... e depois de muitas queixas, algumas birras e gritos em frente ao ecrã do computador por causa dos webcasts, a coisa promete. Assim:



PS: Agora é esperar que os portugueses tragam para cima da mesa o seu melhor jogo. Queremos ser uma potência mundial do bodyboard? Então agora é a sério.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A blast from the past III

Mais uma pérola descoberta. Desta vez, o obrigado vai para a Movement.



Bons Tubos

Choradinho?

Digam-me por favor que estou enganado, mas é impressão minha ou no ano em que o Mundial de Bodyboard promete ser, finalmente, a "doer" não temos qualquer português no Top 24? O Pinheiro esteve lesionado, mas e os outros?

Além de isto me desgraçar as piadas sobre a grande carreira desportiva do Saca - alguém celebra um segundo lugar na primeira ronda como o ex-sapinho da Ericeira? - ainda tem o dom de me irritar. Quero acreditar que, pelo menos, um representante teremos na elite do Bodyboard Mundial, mas espero que o aperto porque estão a passar lhes sirva de lição. Confirmando-se o "novo" Mundial, acabaram-se as brincadeiras, as surf trips às Maldivas antes dos campeonatos em The Box ou as desculpas com a falta de apoios. Agora (espero eu) será preciso manter uma boa posição no ranking da IBA e - chamem-lhe palpite - trabalhar pelos resultados. Isso, cheira-me, será uma novidade para a maioria das vedetas do Bodyboard nacional.

Bons Tubos